Disney compra a Lucasfilm! Relembre a trajetória que levou a O Despertar da Força

O dia 30 de outubro de 2012 entrou para história, quando a Walt Disney Company anunciou a compra da produtora de cinema Lucasfilm, do cineasta George lucas, por US$ 4,05 bilhões!

Jay Rasulo, diretor financeiro, disse que os cálculos financeiros da Disney ao negociar a compra da Lucasfilm foram baseados, basicamente, no potencial da saga “Star Wars”. Ele explicou que a receita com licenciamento da Lucasfilm vem, em sua maior parte, de brinquedos e da América do Norte. A Disney, disse Rasulo, vai estender o licenciamento para outros produtos e reforçá-lo internacionalmente.

Na época, o Cineasta George Lucas deu declarações positivas, diferentemente de suas recentes declarações, antes de ver o filme, de que a Disney estaria fazendo o filme galgado na nostalgia, só para agradar aos fãs.”Pelos últimos 35 anos, um dos meus maiores prazeres foi ver ‘Guerra nas estrelas’ ser passado de uma geração para outra. Agora é tempo de passar ‘Guerra nas estrelas’ para uma nova geração de cineastas”, disse Lucas no comunicado, na época.

disney lucas

A trajetória para o Despertar

Com a compra da Lucasfilm e o anúncio de que lançariam o Episódio VII, a alegria de muitos também traria uma grande preocupação! Afinal, quem seria o diretor de um filme dessa magnitude?

J.J. Abrams foi anunciado em meados de Janeiro de 2013. Diversos nomes importantes, como Zack Snyder, Joss Whedon, Brad Bird e até Guillermo Del Toro foram cogitados. Em recente entrevista, o roteirista do filme, Lawrence Kasdan, conta como foi o processo:

“Em Outubro de 2012, recebi uma ligação de Kathy [Kennedy – Presidente da Lucasfilm] e ela disse: “Nós vamos fazer uns filmes. Você pode vir e conversar com George [Lucas] e eu?” Eu fui e George tinha algumas ideias pra uns filmes – não só uma nova trilogia mas outros filmes, os spinoffs e tal. Eu não tinha certeza se queria fazer algo, mas eu disse: “Eu posso fazer o filme do Han Solo” – porque ele é meu personagem favorito. Então eles me contrataram para consultar no Episódo VII. E então, dentro de semanas de repente a Disney comprou tudo e todo mundo ficou espantado. Quando nós conseguimos J.J. eu fiquei muito animado, porque eu pensei que ele era o cara ideal para dirigir esse filme. Eu não o conhecia bem mas quando o encontrei ele era tão engraçado e inteligente e irreverente sobre as coisas e ele entendia as virtudes do que estávamos tentando fazer antes. Quando ele aceitou, eu fiquei maluco”.

Abrams co-escreveu o roteiro do Episódio VII com Lawrence Kasdan, que co-escreveu O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi. Esse não era o plano. Originalmente, Abrams foi escolhido pra dirigir, Kasdan consultando e o vencedor do Oscar Michael Arndt escrevendo o roteiro. Após alguns impasses e decisões, Arndt saiu do projeto e roteiro do filme foi reescrito por Kasdan e Abrams.

casting

Em 29 de Abril de 2014, é anunciado oficialmente o elenco: “Estamos empolgados em finalmente divulgar o elenco de Star Wars: Episódio VII”, disse o diretor J.J. Abrams. “É ao mesmo tempo emocionante e surreal ver nosso amado elenco original e estes novatos brilhantes juntos para trazer este mundo à vida, mais uma vez. Iniciaremos as filmagens em poucas semanas e todos farão o máximo para deixar os fãs orgulhosos.”
Na manhã de sexta-feira, 28 de Novembro de 2014, a Walt Disney Studios, junto com a Lucasfilm, surpreendeu os fãs ao lançar o primeiro trailer de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força. E o restante já é historia. A FORÇA DESPERTARÁ NESSA QUINTA -FEIRA!!!

george-lucas-jj-abrams-star-wars