Blog do eCast: Dissecando Cartas #1 – Ancient Lightsaber (IeG49)

Bem-vindos ao primeiro texto do Blog do eCast, nosso espaço para textos sobre Star Wars: Destiny, que estarão sempre disponíveis juntos com os podcasts e vídeos no cantinho do eCast aqui no Cast Wars, em eCast.castwars.com. Iniciamos com o primeiro texto de uma série de textos que nomeamos de Dissecando Cartas. Nesses artigos, vamos fazer análises completas de determinadas cartas, desde suas artes até a jogabilidade no meta atual.

Então, vamos começar?

A nossa escolhida para esse primeiro Dissecando Cartas foi a carta Ancient Lightsaber (Império em Guerra, 49), ainda sem tradução oficial para o português, que, embora ainda não tenha sido lançada, já intrigou muitos jogadores desde que foi revelada em recente artigo do chefe de design do jogo Lukas Litzsinger. Por conta do fato dela não ter sido lançada ainda, essa análise pode acabar se provando errada em alguns aspectos porque estamos fazendo uma análise tendo em mente o meta do jogo com as expansões Despertares, Espírito da Rebelião e apenas algumas das cartas de Império em Guerra, mas vamos tentar dar o nosso melhor 😉.

Arte

Criada pelo artista David Griffith, a arte da carta remete diretamente aos sabres-de-luz dos Jedi da Antiga República, com uma empunhadura reta e sem muitos detalhes. Ao fundo, vemos um planeta desértico montanhoso, o que deixa ainda mais forte o tom de isolamento do local, provavelmente esse sabre deve estar enterrado por aí há anos. Ao contrário do sabre de Anakin, aparentemente ele não teve a sorte de ter sido guardado por Obi-Wan ou encontrado por Maz Kanata.

Custo

Quando vemos uma melhoria neutra do tipo arma custando 2 recursos, é impossível não fazer comparações com a Vibrofaca (Espírito da Rebelião, 57), a melhoria que virou a queridinha de muitos jogadores após o lançamento de Espírito da Rebelião. Quando batemos o olho nos lados do dado e na ação da carta, os quais nos aprofundaremos daqui a pouco, é iminente que o custo de 2 recursos é mais do que justo para o Ancient Lightsaber.

Sempre vemos com bons olhos melhorias de custo 2, porque permitem que o jogador as coloque em campo ainda na primeira rodada. Sendo uma melhoria azul, é ainda melhor para a facção dos heróis porque os possibilita equipá-la, por exemplo, na Rey, Prodígio da Força (Despertares, 38) sem propriamente gastar uma ação, como também na Padawan (Despertares, 36) gastando apenas 1 recurso.

Dado

Inevitavelmente comparando novamente com a Vibrofaca (Espírito da Rebelião, 57), o dado do Ancient Lightsaber consegue superá-la não apenas nos números, como no lado de dano modificado, como também em sua consistência, com um lado de escudo em vez de descarte. Trata-se de um dado com 1 Dano Corpo-a-corpo, 1 Dano Corpo-a-corpo, +3 Danos Corpo-a-corpo, 1 Escudo, 1 Recurso e um lado vazio.

Não sabemos dizer se foi proposital, mas um dado com essas características parece casar muito bem com a recém anunciada Rey, Encontrando os Caminhos (Jogo para Duas Pessoas, 24) porque além de um dado consistente de dano corpo-a-corpo, a aprendiz de Luke ainda possui uma habilidade focada em escudos. Seria um sinal da Força?

Habilidade

Além de ser uma melhoria muito importante em jogo, o Ancient Lightsaber também pode ser uma peça imprescindível quanto retirada de jogo. Sua ação possibilita ao jogador retirá-lo de jogo para curar 2 danos do personagem atribuído, uma habilidade que, utilizada em momentos-chave, pode salvar seu personagem de uma morte dada como certa. Isso pode ser extremamente útil em decks focados em um único personagem, que precisa ficar vivo o máximo de rodadas possível para continuar com o time forte no late game.

Jogabilidade

Do lado dos heróis, já foram citados alguns personagens em que a melhoria casa bem. Porém, do lado dos vilões também podemos produzir boas combinações. No lado sombrio, a arma é uma boa pedida em times focados no dano corpo-a-corpo.

Embora seja um deck que gasta muitos recursos com danos com custo, é possível a utilização da melhoria no famoso “Emo Kids”, formado pelas versões elite de Kylo Ren, Discípulo de Vader (Despertares, 11) e Darth Vader, Aprendiz Sombrio (Espírito da Rebelião, 10). Também pode ser uma boa utilizá-lo com o FN-2199 (Espírito da Rebelião, 2) quando acompanhado de um personagem azul.

Ao contrário da já citada Vibrofaca (Espírito da Rebelião, 57), o Ancient Lightsaber pode até cair no gosto dos jogadores, mas deve estar menos presente no jogo. Isso ocorre devido ao fato de que a carta é do tipo lendária, ou seja, a chance de conseguir uma única cópia ao comprar uma booster box (36 boosters) é de apenas 35%, aproximadamente.

Combinando o que a carta oferece com a baixa oferta e a possibilidade de colocá-la em qualquer deck azul, seja herói ou vilão, é de se esperar que os preços cobrados sejam altos por essa melhoria em lojas que vendem cartas avulsas.

 

Gostou da nossa análise? Deixe seu comentário abaixo e que a Força esteja com você!