Enciclopédia | Capitão Rex

CT-7567 foi um Capitão Clone veterano que liderou a 501ª Legião de Soldados Clones durante as Guerras Clônicas. Nascido e treinado em Kamino, Rex entrou em serviço pela República na Batalha de Geonosis em 22 ABY. Ele ganhou muito respeito com os membros do exército como um comandante de respeito, sendo reconhecido como um dos melhores e mais bravos entre os soldados clones. Ele foi selecionado para um treinamento de comando especial  sobre a jurisdição do ARC Trooper Alpha-17. Capitão Rex serviu sob a jurisdição do General Jedi Anakin Skywalker. Ele era um grande amigo de Comandante Cody, tendo sua relação espelhada em seus respectivos Generais, Skywalker e Obi-Wan Kenobi.

Na Batalha de Christophisis, Rex se tornou um mentor para a nova Padawan de Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, se tornando grandes amigos. Ele conseguiu se recuperar da Batalha de Teth, logo após a destruição quase total de seu esquadrão. Enquanto estava na sua sessão de inspeção com Cody, Rex reuniu uma equipe de soldados para recuperara Estação de Controle localizada na lua de Rishi, que acabou na destruição completa da estação para impedir a invasão de General Grievous. Estava envolvido na contenção do Vírus da Sombra Azul em Naboo, e da libertação de Ryloth, e muitas outras batalhas como a Batalha de Malastare, a Segunda Batalha de Geonosis e a Defesa de Kamino.

Ao longo de sua carreira, Rex provou ser um líder muito competente e que realmente se importava com os seus homens, mesmo em seus momentos de duvidas do seu próprio futuro. Na Batalha de Saleucami, em 21 ABY, ele conheceu o clone desertor Cut Lawquane, e ao ver tudo que ele passava e tudo que ele tinha, ele o respeitou mesmo com suas diferenças impressionantes. Sua liderança foi testada na Batalha de Umbara, quando estava sob o comando do Jedi Pong Krell, o qual tinha táticas agressivas e perigosas. Rex encontrou-se em uma situação da qual ele teria que seguir ordens e por em risco todos os seus companheiros, ou causar um motim e se virar contra Pong Krell. Quando Krell manipulou a 501ª Legião para um confronto fatal contra seus companheiros de guerra do 212º Batalhão de Ataque, Rex percebeu que seu general era na verdade, um traidor da República. Esse teste provou a sua obediência e o seu valor, mostrando que Rex é realmente um líder muito competente.

A dedicação inabalável de Rex para a República, manteve-o na linha de frente ao longo do período de três anos das Guerras Clônicas. Ele ajudou Skywalker, Tano e Kenobi a resgatar Colonos Togruta do Império Escravista Zygerrian e, em 20 ABY, ofereceu a sua experiência de soldado para ajudar os insurgentes locais em Onderon, para ajudar na emancipação de seu mundo. Rex e Skywalker prenderam Ahsoka Tano após ela sofrer diversas acusações sobre o assassinato de uma testemunha sobre o bombardeio no Templo Jedi, o evento do qual fez com que Ahsoka Tano saísse da Ordem Jedi. Ao final da guerra em 19 ABY, Rex cedeu o seu comando da 501 para outro oficial, Comandante Appo, o qual supervisionou a unidade na ascensão do Império Galáctico.

Rex com o seu capacete modificado com um scope para melhor visão.

Durante os primeiros meses da guerra, Rex usou a clássica armadura Clone de Plastoid, utilizando cores personalizadas em azul da 501ª Legião. A sua viseira exibia os Olhos Mandalorianos Jaig como Honras de Batalha e foi equipado com um scope de visão-a-distância que tinha uma visão noturna, juntamente com uma viseira com um sistema de telemetria incorporado, e duas lâmpadas com um campo de visão de quarenta pés.

Para complementar a sua armadura corporal, Rex exibia um Kama tradicional, construído com couro e uma espessa armadura anti-explosão capaz de repelir estilhaços e outros tipos de detritos. Ele também usava sobre o seu ombro esquerdo um Pauldron semi-azul. Rex tinha uma armadura variante branca padrão para climas gelados.