A existência do lado escuro pode realmente ser considerado equilíbrio da Força?

Há tempos vejo essa questão surgindo entre grupos de fãs da saga, e agora, com o trailer do novo episódio essa pergunta ficou mais evidente ainda: para existir o bem é necessário o mal? Bom, vou argumentar com minha interpretação de fontes variadas e não tenho certeza se confere, mas fica aí a tentativa de convencer você, meu leitor. “Ah, mas esse texto é desnecessário pois todos já sabemos disso”, não, nem todos sabem, e eu mesma já vi muitos duvidando de certos detalhes da história que possuem sim fontes confiáveis.

Em uma entrevista, Lucas afirma que Anakin prova ser O Escolhido, e mesmo tendo feito escolhas duvidosas é no final que vemos a confirmação, ele ainda é um herói e ao redimir-se ele destrói os Sith. Esse fato, acompanhado da explicação de Lucas nos deixa explícito que a profecia se cumpriu, sendo assim, o equilíbrio é alcançado com a destruição de Darth Sidious. Alguns argumentam que a profecia dos Jedi poderia não ser totalmente certa, já que O Livro dos Sith também possui uma interpretação da mesma, ao meu ver assim como as palavras do Chanceler foram sedutoras e nada confiáveis, assim também é a interpretação dos mesmos.

George Lucas confirma: Anakin é o Escolhido

George Lucas confirmando que Anakin é o escolhido e explicando o porque. (Via: SWC https://www.youtube.com/channel/UCna3kB5mcsId33fY5Fqg0jQ)

Posted by Fatos Star Wars on Saturday, May 13, 2017

Outro fato que chama a atenção na saga: a cada plano mirabolante dos Sith, os Jedi sentem uma perturbação, indicando que a Força não está fluindo corretamente e, sim, sendo manipulada, contaminada, de forma errônea a ponto dos demais seres sentirem sensações que nos mostram que há algo errado nestes momentos e ela mesma indica aos seus “protetores” como devem reagir. A Força os guia e está com os Jedi, assim como os Jedi estão com a Força.

O Lorde Sith seduz Anakin com seu argumento de criação de vida, mas ao final vemos somente um velho mentecapto, deformado e cheio de ambições de modo que podemos concluir: ele não conseguiu encontrar uma resposta e nem o poder desejado. Anakin percebe isso, porém o medo consome seu ser e não permite que ele se rebele contra o mestre, sendo até o último filme uma espécie de lacaio (a mais pura verdade, infelizmente).

Ao contrário destes primeiros, os Jedi conseguiram ter vida e ações próprias pós-morte, inclusive é ao cumprir sua profecia e voltar ao lado da luz que Anakin também se junta ao mundo dos “hologramas”, então vemos que mesmo ao morrerem, os Jedi continuam em plena sintonia e uso da Força.

Acreditar sempre na volta do mal é necessário para a continuação da história, mas se fosse pra acreditar em um mal que precisa existir, em minha mais sincera opinião, vai contra a própria ideia da existência de uma Força que em todos flui e que precisa seguir o fluxo em sua própria vontade. O Universo da saga está sendo reconstruído novamente, isso é um fato. Se algum dos argumentos aqui expostos valerá daqui há alguns meses… não posso eu o futuro prever.

Referências:
https://www.facebook.com/fatostarwars/videos/1685237561492759/
– Livro dos Sith
– O Caminho Jedi

Artigo enviado pela leitora Raquel Martins