Fazenda de umidificação dos tios de Luke pode se tornar realidade

Em um artigo escrito para a CNN, Amin Al-Habaibeh, professor de Sistemas de Engenharia Inteligentes na Nottingham Trent University, explicou que a fazenda de umidificação dos tios de Luke Skywalker pode se tornar realidade no futuro. Usando o filme como exemplo, Al-Habaibeh apontou que um dispositivo de vaporização poderia capturar a umidade atmosférica e transformá-la em água potável.

No texto, ele diz que os aparelhos que vemos na fazenda do filme usam um princípio similar a aquele que causa a condensação de gotas ao redor de um copo cheio de água gelada em um dia quente. O professor explica que o ar na temperatura de 40º C e com 100% de umidade contém cerca de 51 milímetros de água por metro cúbico e que se um dispositivo diminuísse a temperatura para 10ºC, seria possível extrair 41,7 milímetros de H20 a cada metro cúbico, resultando em 147 litros por hora.

Em termos de energia, Al-Habaibeh diz que o equipamento usaria o equivalente a 18 chaleiras elétricas para funcionar em um ambiente úmido. Em um lugar com clima árido, a energia necessária seria maior e o resultado menos eficiente, encarecendo a tecnologia para os países onde a seca é mais agressiva.

Para a diminuição da temperatura e a captação da água, o professor explica que diversos métodos podem ser usados, inclusive sistemas que já são utilizados em ar-condicionados e geladeiras — ele diz que sua equipe está usando geladeiras antigas, freezers e outros componentes reciclados para encontrarem uma solução barata para os países em desenvolvimento.

Al-Habaibeh encerra o artigo dizendo que a poluição de certos locais é um desafio extra para a tecnologia, mas que as pesquisas estão caminhando rapidamente e que no futuro temos chances reais de vermos a fazenda dos tios de Luke no nosso mundo — vai que junto de tudo isso um Jedi apareça, né?

Fonte: Jovem Nerd