Jedi Service Corps

Muitos imaginam que um jedi é apenas um guerreiro que serve o exército da Luz e luta contra lords Sith empunhando sabres de luz ou pilotando de forma acrobática naves de combate.

Muito embora esse seja o esteriótipo mais difundido de um Jedi, existem outras maneiras que esse guerreiro serve à República. Quando um Iniciante passa pelos testes para ser um Padawan, ele deve estar preparado para não tornar-se um aprendiz de Jedi (e deixar a Ordem), ou serví-la de outra forma, juntando-se à Jedi Service Corps.

Seções da Jedi Service Corps

A Jedi Service Corps é uma alternativa para os iniciantes que, por algum motivo, não se graduaram como Padawans, mas que podem ainda servir à Ordem. A Jedi Service Corps é dividida em 4 seções: 1. Seção Agrícola; 2. Seções Médica e Educacional; 3. Seção de Exploração.

1. Seção Agrícola

A maior dentre todas as seções da Jedi Corps, a Seção Agrícola usa a força para nutrir e cuidar do verde e do crescimento das plantas. O princípio por trás da Seção Agrícola é que a Força Viva está em todas as coisas e responde à vontade do jedi. Os inimigos de um membro da Seção Agrícola não são exatamente Lords Sith mas afetam à vida da mesma forma: seca, pragas, desequilíbro, etc. Essa seção, inclusive, presta uma enorme contribuição para o aumento da produção de alimentos na República.

Considerando a natureza dos seres com os quais um membro da Seção Agrícola trabalha, paciência deve ser sua qualidade mais importante. Inclusive, Obi-Wan Kenobi, um jedi conhecido por sua paciência, foi inicialmente assinalado para a Seção Agrícola após ser reprovado nos testes iniciais, entretanto posteriormente ele conseguiu sua posição como Padawan, como é contado neste livro da série Jedi Apprentice.

2. Seções Médicas e Educacional

As seções médica e educacional são as menores em termos de membros, visto que as habilidades de cura e ensino já são bastante difundidas entre os cavaleiros jedi e, por isso, não há tanta necessidade de especialistas.

A Seção Médica está localizada no Templo Jedi e possui uma das mais avançadas enfermarias da República, que é conectada com o Centro Médico Galáctico através de uma rede privada de alta velocidade. Casos médicos mais graves (não apenas Jedis) são direcionados diretamente para o Círculo de Médicos Jedis.

Ambas seções Agrícola e Médica são muito similares em termos de funções, pois as duas trabalham no desenvolvimento celular, no entanto, por conta dos membros da seção Médica trabalharem com seres inteligentes, eles são constantemente enviados para áreas de guerras e desastres.

A Seção Educacional é composta por estudiosos, professores e arquivistas. É esperado que todos os jedis sejam professores, entretanto os membros da Seção Educacional vão um pouco mais além. Eles trabalham sob a supervisão do bibliotecário chefe do Templo catalogando e traduzindo.

Muito embora seja possível imaginar que tais tarefas possam ser executadas por droids, descobrir camadas de informações dentro de um Holocron, por exemplo, só pode ser feito por uma pessoa sensitiva à Força. Alguns dos Holocrons, cartões de dados, e inventário datam das eras de Ossus e Tython, e eles continuam fornecendo segredos depois de milhares de anos de estudos.

3. Seção de Exploração

A ultima seção da Jedi Service Corps é a mais extensa. A Seção de Exploração considera toda a galaxia como seu território, e seus membros são raramente encontrados no Templo Jedi.

Através de meditação extrínseca, um membro da Seção de Exploração pode manobrar uma nave através do denso hiperespaço

A missão da Seção de Exploração é descobrir novos planetas, artefatos, espécies, criaturas e hiperrotas, e ajudar inocentes que ocasionalmente possam ser encontrados no curso de suas aventuras. Os membros da Seção de Exploração são os responsáveis por fazer o primeiro contato com qualquer espécie que possa juntar-se à República.

Alguns mestres da Seção de Exploração especializam-se na arte da navegação com a Força, uma técnica que usa meditação extrínseca para minimizar as irregularidades do hiperespaço e penetrar territórios que antes acreditava-se estar fora dos limites.


The Jedi Path

 

Todas essas informações eu aprendi lendo o livro The Jedi Path – a Manual For Students Of The Force (O Caminho Jedi – um Manual para Estudantes da Força, em tradução livre) e você pode adquiri-lo neste link. Recomendo a leitura.