O Código Jedi – Ensinamentos Jedi

Muito fãs de SW conhecem os jedi e sua forma pragmática de agir, e muitos também sabem da tamanha complexidade do conjunto de regras que os guardiões da paz tem de seguir. Porém, toda a filosofia dos jedi pode ser resumida nas diretrizes do Código Jedi.

O Código, em sua versão mais primitiva, era sintetizado:

“Emoção, mas paz.
Ignorância, mas conhecimento.
Paixão, mas serenidade.
Caos, mas harmonia.
Morte, mas a Força.” 

Porém, numa versão mais refinada, baseada nas meditações de Odan-Urr, ele ficou desta forma:

Jedi Code III

Odan-Urr, o jedi que inspirou o Código Jedi com suas meditações.

Não há emoção, há paz.

Não há ignorância, há conhecimento.

Não há paixão, há serenidade.

Não há caos, há harmonia.

Não há morte, há a Força.”

Esses cinco versos possuíam, cada um, um significado:

1.”Não há emoção, há paz”

O primeiro verso norteia todo comportamento e preceito jedi. Não existe a possibilidade de um jedi ser influenciado pela emoção em seus atos, mas apenas pela completa paz.

2.”Não há ignorância, há conhecimento”

O segundo verso  é a prevenção pelo caminho do lado negro. A ignorância leva ao medo, e o medo leva a raiva, e a raiva leva ao ódio, e o ódio leva ao Lado Negro. Porém, os Arquivos Jedi são os mais extensos e cheios de conhecimento da Galáxia

Jedi Code IV

Anakin Skywalker, do primeiro ao quinto preceito: o Escolhido é um exemplo perfeito para o Cógi Jedi. Ele não priorizou a paz, mas a emoção (quebra do primeiro preceito); ignorou o conhecimento da Ordem Jedi, e, mesmo sabendo do perigo, foi para o Lado Negro da Força (quebra do segundo preceito); envolveu-se amorosamente com Padmé Amidala (quebra do terceiro preceito); após tornar-se um Lorde Sith, Vader só prezava o caos e a destruição (quebra do quarto preceito); e, por fim, após sua redenção e morte, uniu-se e tornou-se um com a Força (aplicação do quinto preceito- único realmente compreendido por Vader).

3.”Não há paixão, há serenidade”

O terceiro verso do Código deriva do primeiro, e ressalta a importância de não envolver-se em um relacionamento amoroso para um jedi (Ah! Para um nerd isso é fácil). Também é um aviso para o jedi não priorizar a si mesmo em missões.

4.”Não há caos, há harmonia”

O quarto e penúltimo verso do Código diz e ressalta a importância da Força na criação de todos os seres da Galáxia. Para um ser comum e ignorante, sua existência é produto do acaso. Para um jedi, cada fio que compõe o Universo é parte integrante da Força.

5.”Não há morte, há Força”

O último verso ressalta que todos os seres da Galáxia são parte integrante da Força e que, ao morrer, um ser simplesmente não deixa de existir, mas torna-se unido com a Força.

O Novo Código Jedi de Luke Skywalker

Luke Skywalker, quando instituiu a Nova Ordem jedi, criou também um novo Código, adaptando-o para a Nova Ordem que iria surgir:

Jedi são os guardiões da paz na Galáxia.

Jedi usam seu poder para defender e proteger.

Jedi respeitam toda a vida em qualquer forma.

Jedi servem os outros ao invés de chefiá-los, pelo bem da Galáxia.

Jedi procuram aprimorar-se através do conhecimento e do treinamento. “

A única grande mudança foi em relação ao Celibato Jedi, que foi obstruído na Nova Ordem Jedi, permitindo o casamento aos jedi.


The Jedi Path

The Jedi Path..

Ensinamentos Jedi é uma série semanal do site castwars.com, e é baseada no livro O Caminho Jedi. Também é baseada nos artigos da star wars wiki

Além da série Ensinamentos Jedi, teremos (em breve), os Ensinamentos Sith e os Ensinamentos dos Caçadores de Recompensas (títulos provisórios).