Point of View: O despertar em Rey! A personagem mais forte de Star Wars

Em mais um artigo da série point of view, onde trago minha opinião acerca de certos pontos da Saga. Nesse post, não comentarei sobre o passado secreto de Rey. Será sobre o despertar da Força na grande protagonista do episódio VII, que causou até polêmica!

Rey é a personagem mais forte de Star Wars, falo isso sem querer ser modista, ou mesmo levantar alguma bandeira. Longe disso. Mas o que pude ver através do filme de 2015, é que Rey foi uma personagem muito bem desenvolvida. Muitos a apontaram simplesmente como O NOVO LUKE, mas na verdade, a vejo muito diferente do herói da trilogia clássica! Rey é uma sobrevivente! Uma guerreira, e gostaria de enfatizar isso. Ela é uma guerreira! Que luta dia após dia em Jakku para sobreviver. A semelhança entre Rey, Luke e Anakin estaria em outra questão.

Star-Wars-Anakin-Luke-Rey-Skywalker

QUEBRANDO PARADIGMAS

Segundo pesquisei, paradigmas são normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites. Um exemplo que serve como modelo: padrão. Nos filmes da Saga vemos tanto Anakin como Luke quebrando paradigmas jedi. E Rey também o faz! Começando por Anakin, este já começa como o único humano a correr em podracers. Já como padawan, o mesmo demonstrava grande aptidão, chamando atenção de mestres como Mace Windu, “O rapaz, tem grandes habilidades”. Star wars – Ataque dos Clones. E com apenas 19 anos foi capaz de duelar com um grande espadachim e Sith como Dookan! Embora o jovem jedi tenha perdido o braço, duvido que naquela época existia algum PADAWAN capaz de durar dois segundos em luta com Dookan. Aos 22 anos no, Ep III, Anakin já estava no conselho jedi sem se sagrar Mestre e, claro, sob influência de Palpatine. Mas na última despedida de amigos entre Anakin e Obi-Wan, o Jedi reconhece suas falhas e Obi-Wan, serenamente, pede para o rapaz ter paciência, pois o conselho irá sagra-lo Mestre Jedi. Obviamente, veio a queda para o lado negro do mesmo. Mas se a história fosse outra, Anakin seria de qualquer maneira um marco na história Jedi. No caso de seu filho, Luke Skywalker, sua quebra de paradigma, além do treinamento, foi a sua capacidade de sentir o pouco de bondade no pai, Darth Vader. Lembrem-se que nem Obi-Wan achava que seria possível. “Ele é mais máquina do que homem agora. Desorientado e Mal”. Quando luke afirma que não matará o próprio pai, Kenobi friamente responde: “Então o Imperador já venceu.” Isso porque o que pude entender com base no Ep. V – O Império Contra-Ataca, Yoda declara várias vezes: “Uma vez na trilha da escuridão pra sempre o seu destino ela dominará. O LADO NEGRO PODE DOMINAR O SEU DESTINO. CONSUMIRÁ SUA VONTADE, COMO FEZ COM O APRENDIZ DE OBI-WAN…” Contudo, Luke quebrou o paradigma do lado negro e trouxe o pai de volta a luz, o redimindo e trazendo equilíbrio à Força.

REY E A FORÇA COMO ALIADA!

kxr
force
Rey mesclou sua técnica de combate no bastão (ela já era uma guerreira, como enfatizei acima) usando a Força como guia e aliada no combate com Kylo Ren. Luke e Anakin fizeram o mesmo, só que como pilotos! Eles não eram guerreiros no início da Saga! Ambos tiveram um guia nessa iniciação: Qui-Gon e Ben. Rey teve Maz Kanata, que embora não fosse Jedi, tinha um conhecimento considerável da Força. “Lembre-se, um jedi pode sentir a Força fluindo dentro de si. Ela controla sua ações em parte, mas também obedece aos seus comandos”, como bem disse Obi-Wan na Millenium Falcon para Luke, no Ep. IV.

Além de guia, é uma poderosa aliada! Sendo assim, não acho que foi “forçada” a vitória de Rey sobre Kylo Ren no filme.

rey  awakiening
Deixe seu comentário! E que a força esteja com você!!!!