Point of View: O que esperar dos personagens (novos e antigos) de Os Últimos Jedi

Mais um artigo da série “Point of View” onde explano a MINHA OPINIÃO acerca de diversos assuntos relacionados á nossa amada Saga.

Nesse artigo farei um breve resumo do que espero de ações e até mesmo o “destino” dos personagens mais pontuais, por assim dizer, do tão aguardado e que já que está tão próximo: Star Wars Episódio VIII Os Últimos Jedi.

Os novos personagens

Já é uma tradição da franquia introduzir novos e marcantes personagens em suas sequências. Na primeira trilogia tivemos Lando Carissian, um personagem do passado de Han Solo e que ainda hoje é muito querido pelos fãs. O esplêndido Mestre Jedi Yoda, também apareceu nessa mesma sequência do primeiro filme de Star Wars e hoje é uma referência de mentor fortíssima. Na segunda trilogia personagens como Jango Fett, o pai de Boba Fett e o Lorde Sith Conde Dookan, entraram para o hall dos grandes vilões da galáxia.

Contudo nessa Era Disney, até agora, pouco sabemos dos novos personagens a serem introduzidos. Nada muito “marcante” foi mostrado. Isso pode ser até bom – pois teremos surpresas no filme – ou não. Pois podem ser apenas personagens que futuramente ninguém se lembrará por serem muito “rasos”. Enfim, vamos a eles:

Laura Dern e Benício Del Toro

Pouco se sabe sobre eles. Contudo, acredito que serão personagens que trarão “pontos de virada” na trama. O personagem misterioso de Benício del Toro é oficialmente chamado de “DJ” que encontraremos em Canto Bight que é uma cidade cassino de um outro planeta deserto onde ele será introduzido. Rumores apontam que DJ será alguém de pouca confiança que poderá ajudar a Resistência em alguma questão. Já a personagem da atriz Laura Dern, a Almirante Amilyn Holdo, de acordo com informações, aparentemente terá algumas desavenças com a General Leia Organa mas principalmente com Poe Dameron, sobre a direção da Resistência.

Uma coisa é certa: são ótimos atores e que certamente entregarão grandes performances. Acredito que ambos não morrerão nesse filme, e que até terão algum destaque ainda no episódio IX. Talvez o personagem de Benício Del Toro, não retorne para o IX. Mas acho bem provável que Almirante Holdo de Dern dê as caras novamente em 2019. Graças a pegada política da personagem, ainda mais com a triste perda de Carrie Fisher, acho bem pláusivel que a Almirante ganhe mais destaque no próximo filme.

Rose Tico, a nova personagem (fixa?) da resistência

O diretor Ryan Johnson, deu declarações de que Rose representaria aquela pessoa do mais “baixo escalão” de um grupo, mas que pode fazer a diferença. A atriz Kelly Marie Tran retrata uma trabalhadora de manutenção da Resistência chamada Rose Tico. Segundo Ryan: “Ela não é um soldado, ela não está querendo ser uma heroína e ela é atraída para uma aventura neste filme com Finn [John Boyega]”. Pelo visto numa missão de espionagem/infiltração na Primeira Ordem. Acredito que tal “aventura” não será nada fácil e poderá ter sérias consequências para ambos. Francamente, não sei dizer se Rose se manterá fixa até o episódio IX. Bem provável que venha até mesmo a morrer para ajudar Finn a completar a missão. Contudo a personagem pode crescer e se manter fixa na saga. Veremos.

Mas, e os personagens já estabelecidos? O que esperar deles?

Rey

Já sabemos que Rey, a protagonista da vez, será treinada por Luke. Conjecturo que esse treinamento tomará a maior parte do filme. Skywalker não só a treinará como também falará muito do que sabe e o que descobriu sobre a mítica dos Jedi ao longo da históris, em Ahch-To. Contudo, com base no que vimos nos trailers, suponho que esse treino será interrompido quando o velho (ex?!) Jedi perceber a extensão do poder da garota e que isso poderá leva-la ao lado negro da Força. Pois o “poder” corrompe. Acredito quer isso tenha acontecido a Ben, sobrinho de Luke, com uma mãozinha extra de Sonke também. O último Jedi teme que Rey venha a sofrer a mesma sina de seu sobrinho. E receio que sim! Isso vai acontecer! O fato de Skywalker rejeitar toma-la como aprendiz á fará ir até o Supremo Líder da Primeira Ordem com a ajuda de ninguém menos que Kylo Ren. Penso que isso só acontecerá no último ato do filme. Ao final da luta entre Rey, Luke Skywalker e os Cavaleiros de Ren, como apontam rumores antigos. Enquanto o mestre Ermitão encara sozinho os sete cavaleiros, o Mestre Ren terá a revanche do embate que teve com a sucateira na base Starkiller. É provável que dessa vez tenhamos um empate técnico e que Ren percebendo a confusão da Jedi, a leve pessoalmente ao seu Mestre no lado negro. Por identificar-se com os conflitos que ela tem.

Poe e Finn

Os “amigos” atuarão mais separados dessa vez. Poe Dameron, por alguma razão, estará muito mais envolvido em questões com a própria gestão da Resistência. Enquanto Finn, como já sabemos, se envolverá numa perigosa missão de espionagem dentro da Primeira Ordem, por conhecer como ninguém mais na Resistência como funciona a Primeira Ordem por dentro. Acredito que ambos os personagens não morrerão e estarão no EP IX . Talvez, com até mais desenvolvimento, assim espero. Pelo visto, nenhum deles terá alguma experiência com a Força, deixando essa questão exclusiva para Rey.

Kylo Ren/Ben

Vai se Redimir?!

Provavelmente, a despeito do que a audiência espera. Mas esse personagem já foi apresentado como um conflituoso vilão em formação. É fato que ele matou seu pai, que era somente um personagem dos mais queridos da Saga! E isso não tem perdão. Mas de “Um certo ponto de vista” Vader – seu avô – também matou o pai (Obi-Wan Kenobi) na Estrela da Morte. Com base no que vimos nos trailers, Kylo Ren, ainda não está totalmente mergulhado no lado negro. Ele matou o pai, mas hesitará em matar a mãe! Conjecturando, por causa disso, Snoke também não completará o treinamento de Kylo! E para provar seu valor diante do mestre, Ben, vai até Ahch-To em busca de derrotar o último Jedi graças a uma informação dada pela própria mãe dele, Leia Organa. Lá o mestre dos cavaleiros de Ren terá um embate com “os últimos jedi” e acabará levando Rey ao encontro com Snoke. Ainda nesse filme, ele se manterá em conflito, contudo, não será mais capaz de agir como vilão, não matará a mãe tão pouco o tio. E só no próximo filme teremos uma PROVÁVEL redenção do personagem. Ainda que concordo que tenha que pagar por seus crimes, de algum modo.

Os vilões da Primeira Ordem

Aparentemente, General Hux e a Capitã Phasma terão mais tempo de tela. Receio que o primeiro citado irá morrer! Sim, acredito que Hux vá rodar! Ou pelas mãos de Kylo Ren ou mesmo através de Snoke, por alguma inconsequência feita por Hux durante o filme. Já Phasma, terá um luta com Finn. E receio que a personagem não seja derrotada nesse combate e ainda volte a dar trabalho no episódio IX. Diferente do Boba Fett, acho pouco provável que a personagem tenha uma morte idiota. Já o vilão, Supremo Líder Snoke, ao que tudo indica, mostrará á que veio. Segundo declarações do próprio Andy Serkys, o vilão é mais poderoso do que Vader e o Imperador em termos de PODER! (jamais em carisma). Ryan Johnson, o diretor do filme, já afirmou que mesmo nesse episódio saberemos pouco sobre Snoke, seu passado, no caso. E ainda reiterou que mesmo quando o Imperador Palpatine fora introduzido na trilogia clássica, não sabíamos nada de seu passado. Discordo um pouco dessa afirmação. Na época da trilogia clássica, não tínhamos todo um universo estabelecido de Star Wars com livros, HQS e games como hoje. Era algo completamente novo. E mesmo na época da trilogia clássica (1977 a 1983) o Imperador Palpatine, tinha uma coisa que Snoke não tem: CONCEITO!

Mesmo Palpatine tinha conceito na trilogia clássica, ou seja, ele era o mestre do lado negro da Força, o mestre maligno de Vader. As novelizações dos filmes que acompanharam os lançamentos dos mesmo, já estabeleciam Darth Vader como um Lorde dos Sith, um antigo inimigo dos jedi, um opositor no uso da Força, inclusive, Darth Vader tinha um conceito já no primeiro filme de Star Wars; ele era o discípulo de Obi-Wan que se virou para o mal. Entenderam? Agora, o que é Snoke? Qual o conceito dele? Até mesmo Kylo Ren foi “conceituado” como o Mestre dos Cavaleiros de Ren. Enfim, espero que nesse EP. VIII, ao menos, o conceito de Snoke seja introduzido. Se não é só mais um vilão genérico que os fãs tentam entender com teorias.

General Organa e o último Jedi

Infelizmente, tivemos um grande abalo na Força com o falecimento da nossa querida Carrie Fisher. Se esse é supostamente o filme de Luke Skywalker assim como O Despertar da Força foi o filme de destaque de Han Solo, certamente o nono filme da saga dos Skywalkers daria mais destaque a intrépida princesa espacial. Com isso, eu francamente não sei o que JJ Abrams fará com a personagem nos próximos dois anos de hiato antes da estréia do filme que fechará essa trilogia da Era Disney. Penso que a personagem não irá morrer em Os Últimos Jedi. Ela terá uma função interessante no conflito entre luz/trevas de seu filho, e acredito que por causa dela, Ben não será totalmente seduzido para o lado negro. Enquanto isso, os trailers apontaram um Luke Skywalker medroso e inseguro. Sua aura heroica do homem que derrotou Vader e o Imperador desapareceu. Muito por causa dos traumas do passado, que certamente envolvem seus antigos discípulos. Isso não deixa de ser interessante: o conflito, os dramas do personagem. No entanto ainda NESSE FILME, Luke precisa voltar SIM a ser aquele herói que se estabeleceu ao final de O Retorno de Jedi. Boa parte da audiência espera por isso. Boas histórias são feitas de superações e “Star Wars é o santo graal de contar histórias,” como bem declarou Todd Fisher, irmão de Carrie Fisher sobre o legado da saga.

“Que a Força esteja com você, mas deixe um comentário.”