POINT OF VIEW: Por que Luke Skywalker quer o fim dos jedi?

O primeiro teaser de The Last Jedi , cumpriu bem o seu papel, nos deixando ainda mais instigados e com grandes expectativas acerca dos mistérios já estabelecidos no filme anterior, O Despertar da Força. Agora temos um teaser que supostamente nos trouxe ações que já esperávamos, como o treinamento de Rey. Contudo, outras pontas ainda mais intrigantes tanto quanto a identidade dos pais da protagonista, é o fato de Luke Skywalker afirmar que os Jedi precisam ACABAR! Em mais um artigo da série Point of View, onde expresso aqui minha opinião sobre assuntos diversos relacionados a nossa amada SAGA, vou conjecturar mais fundo nessa questão: Por que Luke Skywalker quer o fim dos jedi?

Guardiões da paz e da justiça

“O senado precisa saber que não usamos mais tão bem a força.”
– Mace Windu em O Ataque dos Clones.

As prequels de Star Wars e o episodio IV, nos dão a noção de que os guerreiros monges, que não eram soldados, conhecidos por Cavaleiros Jedi, foram por milênios os guardiões da paz e justiça da república. No entanto, foram derrotados pelos Sith, seus mais antigos e terríveis inimigos e que conheciam muito bem suas fraquezas. Veja nesse artigo as razões que levaram a ordem jedi a cair:

Point of View: O que levou a Ordem Jedi a ruir?

Sendo assim, além de caírem na armadilha dos Sith, os jedi de quebra perderam seu mais valoroso e poderoso guerreiro, o suposto profetizado “escolhido”, Anakin Skywalker, que foi seduzido pelo lado negro da Força. O lado negro é o lado negativo e mais sedutor da força. Faz o force user se desvirtuar e seguir os seus instintos e emoções mais destrutivas. No episódio VII vimos Maz Kanata afirmar que o maior inimigo da galáxia é o lado sombrio da Força! “Durante eras, eu vi o mal surgir em diversas formas: Os Sith, o império e agora a primeira ordem”. Por causa desse “lado” mais tentador, durante a Saga vemos cavaleiros jedi altamente reconhecidos como: Dookhan e o próprio Anakin e agora Ben, simplesmente o filho de Han Solo e Leia sucumbirem aos desejos do Mal e se tornarem grandes ameaças para a galáxia. Mas por que isso acontece?

Anakin e Ben.
Jedi que não resistiram ao lado negativo das emoções.

A busca de Luke

Seria em busca dessa resposta que Luke se isolou? É possível. Em O Despertar da Força, só sabemos através de Han Solo que havia dito que, segundo rumores, Luke foi em busca do primeiro templo Jedi. Eu suponho que Skywalker deva ter treinado seus alunos seguindo os antigos preceitos e dogmas Jedi. Portanto, ainda sob normas engessadas, seguido de outros fatores, como a influência de Snoke, Ben, assim como seu avô Anakin Skywalker, foi seduzido pelo lado negro da força. Com isso, Luke perdera não só um outro ente querido para o lado negro, mas sua pretensa nova ordem jedi que agora, assim como os antigos, viraram chamas que se extinguiram no universo.

“Para entendermos o grande mistério, é preciso conhecer todos os aspectos da força. Não somente a estreita e dogmática visão dos jedi.”
-Darth Sidious em A vingança dos Sith.

O equilíbrio

O teaser de os últimos jedi nos dá pistas de que o único meio de vencer as tentações do lado negro da força seria encontrando o equilíbrio entre eles, coisa que só foi possível para o escolhido, que é obviamente Anakin Skywalker, mas que pagou o preço com a vida. Teria seu filho, Luke, tentando alcançar esse “equilíbrio” e falhado? Seria Rey a única capaz de ser treinada nesse “novo” caminho da Força? As respostas estão logo ali em 14 de Dezembro de 2017. Que a Força esteja com você.