Rip Offs de Star Wars : Qual a relação entre Star Wars e He-Man ?

O QUE SERIA UM RIP OFF ?

Seria uma expressão em inglês , usada para designar ” enganação ” , ” trapaça ” , geralmente usada para compras quando um preço é incondizente ao produto .algo do gênero.
No cinema , o termo é usado para associar aqueles filmes que são muitos parecidos entre si. A famosa ”cópia” ! No caso de Star Wars , houveram muitas cópias ou ”RIP -offs ” que pagaram rabeira , foram na onda do sucesso do longa.

E QUANDO LUKE SKYWALKER VIROU HE-MAN ?!

As primeiras figuras de Star Wars. produzidas pela Kenner , foram recusadas pela Mattel.

Tudo aconteceu em 1976 . um ano antes da estréia do primeiro filme de star wars. o presidente da Mattel , uma das mais conceituadas fabricantes de brinquedos que produziu as figuras da barbie e os carrinhos da Hot Wheels. O então presidente na época , Sr Raymond Wagner , recusaria o pedido de um certo ”George Lucas ”, de produzir uma linha e figuras de ação bem como veículos baseados no seu novo filme , Star Wars , que seria lançado no natal daquele ano. Lucas havia pedido 75 mil dólares pela licença dos produtos ; Raymond achou que o investimewnto não teria retorno dado ao sucesso ”incerto” do filme.
é Claro que o Sr Raymond deve ter se arrendido muito…Star Wars foi um sucesso sem precedentes e a linha de brinquedos acabou ficando a cargo da Kenner ( ainda farei um artigo sobre isso.) Vendo o potencial financeiro do Filme Ray Wagner resolve investir numa outra linha de brinquedos que seria ”A nova aposta da Mattel ” , assim Roger Sweet , o criador de He-Man e designer de figuras da emprega apresentava três protótipos de figuras de ação para garotos a Raymond ; sendo o primeiro um militar meio Sci Fi , o segundo um Barbáro meio-Conan ( daí veio a Lenda de que He-Man fora inspirada no Conan ) e o terceiro , um homem do espaço estilo astronauta. Assim , o presidente da Mattel escolhia o Bárbaro proferindo a celebre frase ” Eu gosto desse. ele tem o poder !”. nascia aí a frase clássica de He-Man após sua transformação , em inglês , ” I HAVE THE POWER !” ” Eu tenho o poder !” . que no Brasil foi adaptado para o ”EU TENHO A FORÇA !” que ficaria mais sonoro , eu acho.

Os prototipos para o que seria a figura de He-Man . ”A nova aposta da Mattel ”. Após perder a chance de lucrar com Star Wars.

A LINHA MASTER OF THE UNIVERSE ! UM GRANDE SUCESSO NOS ANOS 1980 !

Em fevereiro de 1982 , a Mattel Lança sua nova aposta no mercado de figuras de ação , ” MASTER OF THE UNIVERSE ”. Um universo de personagens que mesclava magia com tecnologias alienígena , bem aos moldes de Star Wars. Só que muito mais pirado e multicolorido. para promover a linha de figuras a empresa contratou os estúdios de animação FILMATION , que fez o comercial de TV da coleção e já havido sido responsável por sucessos como o desenho do Superman do clássico ” Isso é um trabalho para o Super -homem” , Tarzan e Caçadores de Fantasmas.
Em 1983 , a FILMATION também produziu a série animada baseado nos conceitos da linha de brinquedos ; He -man and masters of the universe , no Brasil He -man e os Defensores do Universo foi um grande sucesso que triplicou a vendas da nova aposta da Mattel . Nascia então um clássico Herói dos anos 80.

AS MESMAS TÉCNICAS DE STAR WARS !

A produção da série animada de He-man ,resolveu usar uma lendária técnica cinematográfica para incrementar um certo ”Realismo” e fluidez á animação. foi usada então a famosa rotoscopia . que nada mais é , do que capturar os movimentos de atores reais e inseri-los na animação. Walt Disney , já havia usado o mesmo recurso no primeiro longa da Disney ; Branca de Neve de 1937. Esse mesmo artifício também foi usado na produção de Star Wars e graças a isso foi possível se criar o efeito visual mais fascinante do filme : as Lâminas reluzentes dos Sabres de luz !

O FILME DE 1987…QUE NÃO TEVE O MESMO ÊXITO DE SUA MAIOR INFLUÊNCIA…

Em 1987 , a Cannon Group Inc. lançou a versão de cinema de Masters of the universe , o filme de He-Man que foi protagonizado pelo o canastrão sueco Dolph Lundgren . O longa fora baseado mais nos conceitos originais dos quadrinhos do que no desenho da Filmation. A produção lembrava em muito ”um Star Wars com baixas restrições orçamentárias ” e foi um fracasso de critica e bilheteria. Muito embora , hoje em dia seja reconhecido como um cult-trash pelo os amantes do bizarro e do mal feito , que de tão ruim dá a volta e fica bom. eu me incluo nesse grupo. E aguardo anciosamente uma nova produção desse filme, com os efeitos visuais de hoje , poderia sair um filme , divertido . ou não !

deixe um cometário. E QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ.