Special Edition: Há 20 anos a trilogia clássica retornava aos cinemas, você se lembra?

No dia 31 de Janeiro de 1997, a trilogia clássica comemorava seu vigésimo aniversário! Apesar de um hiato de 14 anos sem qualquer filme da franquia nos cinemas, a saga criada pelo cineasta mais bem sucedido da América, George Lucas, ainda não havia sido esquecida pelos fãs. Graças aos livros e quadrinhos que viriam a ser chamados de Universo expandido. Contudo, George Lucas sabia que os fãs que ele havia conquistado lá em 1977, já estavam se tornando pais de família e já não eram seu público alvo! Assim sendo, aproveitando que a Saga completaria duas décadas e que o tão aguardado próximo episódio estrearia em 1999, George Lucas relançou os três filmes originais com um intervalo mensal entre cada um.

Uma Nova Esperança foi lançado em 31 de janeiro de 1997, seguido de O Império Contra-Ataca em 21 de Fevereiro de 1997, e O Retorno de Jedi foi programado para estrear em 7 de Março de 1997. Mas a principal novidade aí, foram as restaurações feitas paras os filmes, tanto em som como imagem, bem como novos e POLÊMICOS efeitos especiais e adições de novas cenas. O intuito de tudo seria “apresentar esses filmes a uma nova geração de espectadores”. Os jovens, crianças e até mesmo pessoas que não viram os filmes originais na época de seus lançamentos nos cinemas. Vejam abaixo o chamativo trailer de Star Wars ESPECIAL EDITION, lançado na época:

Outra grande questão envolvida nesse relançamento nos cinemas, foi que George Lucas nunca havia se agradado do resultado final da trilogia original. Principalmente no que tange a efeitos visuais. Segundo o cineasta, as limitações da época nunca foram capazes de retratar fielmente a sua visão da obra. Ainda não existia o CGI. Rick McCallum, o produtor que já havia trabalhado com Lucas no início dos anos 90, na série de TV do Jovem Indiana Jones, também foi o produtor nesse empreitada bem como a trilogia prequel. Sobre as Especial Edition, McCallum, disse “Uma das grandes coisas sobre fazer as Edições Especiais foi que fomos capazes de voltar e fazer o Star Wars original. Uma nova Esperança, exatamente do jeito que George queria. A maneira como ele tinha escrito, para saber se as pessoas gostaram, não importa, foi o filme que ele não poderia fazê-lo, pois quando quando ele fez o primeiro, haviam muitos compromissos que ele tinha que tratar.”

Começava assim o primeiro HATE a George Lucas por parte dos fãs! Pois aqui, Lucas começava as suas famigeradas alterações! Com certeza, a mais odiada foi a cena em que Han Solo atira em Greedo na cantina de Mos Eisley (o que todo mundo já sabe). Outra coisa bastante criticada foi a inclusão da conversa entre Jabba The Hutt e Han Solo que mostrava um Jabba em um CG muito mal feito.

Polêmicas a parte, o objetivo de apresentar a trilogia a novos fãs foi concretizado. Falando por mim, foi justamente nessa época que me tornei fã de Star Wars. Que conheci como Guerra nas Estrelas! Ainda em 1996, me lembro claramente de ter assistido a Uma Nova Esperança na, hoje extinta, Sessão de Sábado da Rede Globo. Ainda com a primeira dublagem, com Silvio Navas dublando o Darth Vader. Naquela época sem internet, e sem acesso a revistas de cinema, já que eu ainda não trabalhava, jamais saberia que no ano seguinte os filmes voltariam aos cinemas. Foi graças a um grande amigo meu que pude ver a sequência daquele impactante filme que vi numa sessão de sábado a tarde: O Império Contra-Ataca Edição Especial.

Vi num antigo cinema de rua, o Cine Lara em Taguatinga/DF lá em 1997. Depois passei em bancas de revistas atrás de qualquer coisa que remetesse a Star Wars! Comprei a HQ Império do Mal, que a Editora Abril Jovem aproveitando o relançamento da Saga nas telas, publicaria essa mini série em três edições, que era pós Retorno de Jedi. Além disso, a Pepsi também lançou cards dos filmes, que você trocava por tampinhas. Vejam abaixo esses itens, hoje até bem raros, que comprei na época.

Além do lançamento em VHS, com melhor som e imagem da trilogia, somente em 2002 com o lançamento de O Ataque dos Clones é que a Edição especial de 20 anos de Star Wars foi exibida na TV Brasileira, através do SBT, quando o Homem do baú comprou os direitos de exibição. Abaixo vídeo com o anúncio da exibição da trilogia mais o Episódio I!

E pra finalizar, posto abaixo um vídeo com uma matéria de uma TV local, sobre esse importante relançamento de 20 anos da Saga, que foi uma saudosa e muito mágica época pra mim. Que “A FORÇA DA NOSTALGIA ESTEJA COM VOCÊS !!!”