Star Wars: Battlefront II vende 60% menos cópias físicas do que o anterior no Reino Unido

A polêmica envolvendo Star Wars: Battlefront II parece ter atingido cheio sua performance comercial. O jogo vendeu 60% menos cópias físicas do que o anterior no Reino Unido, de acordo com informações do Eurogamer.

Embora não se possa afirmar com exatidão que a polêmica afetou as vendas, certamente podemos imaginar que a publicidade negativa do caso, que teria deixado alarmada a Disney, dona da marca Star Wars, pode ter afetado o desempenho de Battlefront II em seus primeiros dias.

Os dados vêm da empresa Chart-Track, que não conta as vendas em cópias digitais. Este é outro fator que pode ter corroborado para uma queda tão expressiva na venda das cópias físicas.

Entenda o caso

Toda a polêmica começou quando os jogadores descobriram que era necessária uma média de 40 horas para desbloquear os heróis mais icônicos de Star Wars, como Luke Skywalker e Darth Vader — mesmo com as edições mais “completas” do game. A reação foi incrivelmente negativa pela comunidade, resultando no tópico mais negativo registrado no Reddit. Logo após, a EA anunciou que os preços dos heróis seriam reduzidos em 75%.

O caso também levantou suspeitas sobre as práticas de produtoras em mexer em sistemas de progressão do jogo de modo a induzir os jogadores a adquirirem mais itens por meio de microtransações. Na Bélgica, a comissão responsável por jogos já disse que vai investigar Battlefront II para determinar se suas microtransações configuram práticas de um jogo de azar.

Diante da repercussão negativa, a EA retirou temporariamente as microtransações do jogo.

Star Wars: Battlefront II está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Fonte: The Enemy