Star Wars Wiki – Kuat Drive Yards

Fala galera, segunda-feira, dia de artigo da Star Wars Wiki em Português. Hoje, falaremos sobre uma importantíssima empresa de construção naval da galáxia de Star Wars: Kuat Drive Yards.

O planeta Kuat e seu estaleiro orbital.

O planeta Kuat e seu estaleiro orbital.

“Na Kuat Drive Yards, somos levados a excelência. É este compromisso inflexível com a performance que nos tornou a maior empresa de construção naval militar no universo.” (Um anúncio da KDY)

Kuat Drive Yards ou KDY foi a maior empresa de construção naval militar na galáxia na época da Guerra Civil Galáctica, com base em Kuat.

Kuat Drive Yards vendia seus produtos principalmente para o Império Galáctico, e para a República Galáctica anteriormente. Muitos produtos Kuat poderiam ser encontrados em caças TIE, veículos blindados de combate, como AT-STs e AT-ATs, Star Destroyers e outros veículos militares. No entanto, Kuat Drive Yards não vendia apenas para o Império, muitos governos planetários compraram suas armas com finalidade de defender seu planeta da guerra. Estas circunstâncias ajudaram a fazer da Kuat Drive Yards uma das corporações mais famosas da galáxia.

História

Fundação e início da história

Kuat Drive Yards foi fundada nos primeiros dias da República Galáctica por um grupo de aristocratas humanos conhecido como os Dez. Esses comerciantes, liderados pela família Kuat, se uniram com a intenção de criar o maior, o mais eficiente estaleiro da galáxia. Eles contrataram terraformadores para mudar o planeta Kuat em um mundo paradisíaco enquanto os engenheiros projetaram e construíram os seis primeiros de muitos complexos estaleiros navais orbitais.

Este projeto enfrentou a oposição de consórcios comerciais jovens, assim como a dissidência interna dentro das famílias comerciantes. Apesar do uso de sabotagem, espionagem e grupos piratas contratados, os grupos comerciais não conseguiram impedir as famílias Kuat, que resolveram as suas diferenças internas, assinando a Isenção Herança que deu o controle perpétuo da família Kuat sobre Kuat Drive Yards.

Expansão e investimento

KDY rapidamente ganhou uma reputação como uma empresa predatória. Além da Core Galaxy, Kuat rapidamente comprou uma série de outros pequenos construtores de naves, e fábricas construídas sobre uma série de mundos fora do Setor Kuat. Belderone, Karavis, Rothana e Xa Fel estavam entre muitos mundos a contribuir para o esforço de construção KDY, diretamente ou através de empresas subsidiárias, como Rothana Heavy Engineering e Indústrias Ubrikkian. KDY também tinha uma tendência a criar subsidiárias para se concentrar em mercados específicos:

  • Kuat Lazer focava em embarcações civis.
  • Kuat Veículos construía airspeeders, landspeeders e speeder bikes.
  • Sistemas de Engenharia Kuat foi responsável por designs de starfighters e embarcações de patrulha.
  • Chempat Engineered Defenses, propriedade conjunta com CCE, projetou e construiu geradores de escudo para naves espaciais e conjuntos de sensores.

 

Guerras Clônicas a Batalha de Yavin

Nos séculos anteriores à Guerras Clônicas, Kuat Drive Yards construiu uma série de desenhos de naves de guerra de grande porte, incluindo vários Star Battlecruiser classe Procurator e Star Dreadnoughts classe Mandator I como parte da Frota da Defesa do Setor Kuat. Algumas de suas experiências com grandes projetos surgiram devido à sua adesão à União Techno. Após a separação, KDY decidiu criar naves novas apenas para a República Galáctica.

Kuat foi responsável pela construção da maioria da Frota Imperial.

Kuat foi responsável pela construção da maioria da Frota Imperial.

Antes da Invasão de Naboo, esperava-se que KDY apoiasse a Federação do Comércio em sua oposição à proposta de tributação das rotas comerciais. No entanto, os laços entre as duas entidades azedou quando Nute Gunray comandou o assassinato do resto da Direção da Federação do Comércio, incluindo os dois delegados Kuati. Pouco depois, Rothana Heavy Engineering foi subcontratada peloa clonadores de Kamino para construir uma gama completa de naves de assalto e veículos de combate para um exército secreto de clones. [3]Pouco antes das Guerras Clônicas, a empresa também desenvolveu modificações, em nome da Ordem Jedi, para o design do Delta-7 interceptor em seus estaleiros de pesquisas sobre Gyndine.

A Guerra Civil Galáctica

A programação para os quatro Star Dreadnought classe Executor seria radicalmente alterada, como resultado da destruição da Estrela da Morte pela Aliança Rebelde em Yavin. O Executor em Fondor só ficou pronto seis meses depois, com a segunda nave, rebatizada de Lusankya, concluída pouco tempo depois. Lusankya foi prontamente enterrada sob a superfície de Coruscant a mando de Ysanne Isard. As outras duas naves foram dadas a almirantes escolhidos pessoalmente por Palpatine.

Com o Executor devastando um número de postos avançados rebeldes, o Império ordenou um aumento na produção dessas enormes naves. Fondor continuou a servir como um local de construção alternativo, mas KDY construiu a maioria das naves em suas próprias instalações, muitas vezes apressando as naves para fora da doca com uma grande parte concluída e as naves eram enviadas para instalações menores para terminar o trabalho. Isto permitiu uma maior taxa de produção do que seria possível, pois havia um número limitado de rampas capazes de manter uma nave do tamanho de um classe Executor.

Quer saber mais sobre a Instalações, construções, segurança, controle de tráfego de Kuat, veículos, naves, estações espaciais e mais? Então leia o artigo completo.


A Kuat Drive Yards foi a maior empresa de construção de naves, veículos, andadores e muitas outras coisas da história da Galáxia de Star Wars e vocês podem nos ajudar expandido os artigos sobre ela e contribuindo com a Star Wars Wiki em Português. Quanto mais gente ajudar, menor será o trabalho de tradução e contribuição na Wiki

Continuem enviando sugestões de personagens, naves, lugares, HQs, raças ou o que for de Star Wars que trarei para vocês. Até segunda-feira que vem.