Star Wars Wiki – Kyle Katarn

Fala galera, segunda-feira, dia de artigo da Star Wars Wiki em Português. Hoje, falaremos sobre um personagem um tanto quanto peculiar no universo expandido, que tem participação, principalmente, na série de jogos Dark Forces, estou falando de: Kyle Katarn.

O jovem Katarn escuta os conselhos de seu pai.

O jovem Katarn escuta os conselhos de seu pai.

“Eu não sou um Jedi. Eu sou só um cara com um sabre de luz e algumas perguntas.” (Princesa Léia)

Kyle Katarn foi um soldado Imperial que se tornou um grande herói da Rebelião e mais tarde da Nova República. Ele se tornou um Mestre Jedi, participando dos ataques contra os Yuuzhan Vong e se tornando um membro do Alto Conselho Jedi da Nova Ordem Jedi.

Biografia

Juventude

Kyle era o filho de Morgan e Patricia Katarn, fazendeiros da colônia Sullustana da lua de Sulon. Crescendo na fazenda, Kyle encontrou um irmão no dróide trabalhador construído por seu pai, WeeGee; e como resultado, Kyle se tornou um dos poucos Humanos na Galáxia capazes de falar o idioma eletrônico droidspeak. Kyle estudou na Academia Imperial de Carida, onde sua mãe foi assassinada por um dróide segurança BT-16 danificado. Ele se tornou um oficial stormtrooper Imperial, ao contrário de seu pai, que era um aliado da Aliança Rebelde. Morgan Katarn também era sensitivo à Força, uma habilidade herdada pelo filho. Kyle começou a suspeitar de seu potencial com a Força quando, durante uma luta em uma base Rebelde, ele teve várias premonições da Força que salvaram as vidas de vários membros de seu time de ataque. Nessa missão, Kyle conheceu Jan Ors, uma agente Rebelde. Kyle e Jan estavam em lados opostos da guerra, mas eles tiveram uma estranha conexão que levou Kyle a poupar a vida dela e também a de muitos habitantes da base.

Deserção

Pondo sua raiva de lado, Kyle entrou em uma viagem a bordo da Star of Empire, o que seria seu último momento de liberdade antes de se tornar um oficial da marinha Imperial. Foi durante esse tempo que ele conheceu Lando Calrissian e se encontrou com Jan Ors pela segunda vez. Após uma caçada e uma briga com alguns agentes de Jan, a atenção de Kyle se voltou para Jan, quando ela mencionou o nome Sulon. Jan mostrou a Kyle vídeos da batalha no planeta, e ela explicou que foram os Imperiais que haviam começado o ataque. Os Imperiais haviam pintado emblemas Rebeldes em suas naves com a intenção de dizer que os Rebeldes eram os agressores. Após ver os vídeos, Kyle deixou o serviço Imperial, e se tornou um mercenário. Jan apresentou Kyle para Mon Mothma, a líder da Aliança, e ele se tornou um espião Rebelde.

Lutando contra os Soldados Negros

Pouco após a Batalha de Yavin, Mon Mothma pediu que Kyle investigasse a destruição da Base Tak. Kyle aceitou, e chamou Jan Ors para sjudá-lo na missão. As investigações de Kyle revelaram o projeto Soldado Negro, liderado pelo General Rom Moch. Várias pistas levaram Kyle até Anoat, onde ele capturou Moff Rebus, um famoso engenheiro de armas Imperial. Após atacar uma base de testes de phrik no planeta Fest, Kyle teve que resgatar Crix Madine de um centro de detenção Imperial em Orinackra e viajar até o porto de Ramnsess Hed em Cal-Seti. Lá, ele conseguiu seguir uma nave de contrabando que estava indo até o planeta congelado de Anteevy, onde o segundo estágio do projeto Soldado Negro estava sendo completado. Kyle destruiu a base em Anteevy e foi até Nar Shaddaa, onde ele encontrou uma placa que descrevia as atividades de todos os contrabandistas envolvidos no projeto Soldado Negro. Entretanto, enquanto deixavam o planeta, Kyle e Jan foram capturados por Jabba o Hutt.

Kyle com seu primeiro sabre de luz.

Kyle com seu primeiro sabre de luz.

Nova República

Vale dos Jedi

Um ano após a Batalha de Endor, Kyle foi visitado pelo espírito do Jedi Qu Rahn, que contou à Kyle sobre o patrimônio Jedi de seu pai; Morgan havia descoberto o Vale dos Jedi no planeta Ruusan, onde os espíritos de vários Jedi e Sith estavam inativos, presos após uma batalha desastrosa milhares de anos atrás. Esse lugar era um nexo de poder de onde os sensitivos à Força poderiam drenar a energia da Força. Os habitantes de Ruusan profetizaram que “um cavaleiro virá, uma batalha acontecerá, e os prisioneiros se libertarão.” Morgan poderia ter sido esse cavaleiro, mas escolheu manter o conhecimento do vale à salvo, contando sua existência apenas para o Jedi Rahn.

Kyle encontrou uma gravação de seu pai na antiga fazenda em Sulon, e também o sabre de luz de Rahn. Ele começou uma jornada para encontrar o Vale dos Jedi e protegê-lo do grupo de Jedi Negros liderado por Jerec, que queria as energias do vale para seus propósitos sombrios. O pai de Kyle, que supostamente havia morrido na batalha de Sulon, na verdade havia sido assassinado por Jerec, por quê ele negou contar a localização do vale. Mas, Morgan havia criado um mapa que foi descoberto por Jerec; e que havia sido gravado na casa dos Katarn. Kyle estava um passo atrás do Jedi Negro. Se infiltrando na torre de Jerec na cidade de Baron’s Hed, Kyle encontrou o dróide 8t88, que havia criado uma versão digitalizada do mapa. Entretanto, Kyle foi impedido de sair do lugar com o mapa por Yun, um dos pupilos negros de Jerec. Kyle derrotou Yun mas poupou sua vida, e teve que escapar sem nenhuma versão do mapa. Ele seguiu a nave de 8t88 até uma estação de combustível fora de Baron’s Hed, e ele entrou em uma fragata que estava indo para Ruusan, onde o vale estava. Enquanto estava a bordo, Kyle derrotou mais dois pupilos de Jerec, os gêmeos simbióticos Gorc e Pic.

Características

A personalidade de Kyle era variante. De um lado, Kyle aparentava ser auto-confiante e possuia um quase sínico senso de humor. Já por outro lado, ele também duvidava de si mesmo e sempre pensava bem antes de tomar uma decisão. Ele era uma pessoa independente e solitária, mas ao mesmo tempo sua tarefa principal era sempre manter à salvo aqueles com quem ele se importava. Um fator muito presente era o medo—medo de morrer, medo de fazer a coisa errada.

Soldado Imperial

Foi esse tipo de personalidade que o tornou um cadete líder promissor enquanto estava na academia Imperial. O Sargento Major Hong apreciava especialmente as habilidades do jovem cadete, admirando o fato de Kyle se aproximar dele. Ele também apreciava o fato de que Kyle não era tão orgulhoso ao ponto de não pedir ajuda.

Agente Rebelde

Quando Morgan Katarn morreu, e Kyle descobriu a verdade sobre sua morte, Kyle mudou. Ele começou a odiar o Império. Aceitando missões da Aliança Rebelde, que eram diretamente contra o Império, ele teve sua oportunidade para matar vários oficiais e agentes Imperiais e descobrir seus planos. Seu medo de morrer se perdeu, mas o medo de fazer a coisa errada continuou. Passando de situações mortais uma após a outra, Kyle sempre tomava cuidado para não machucar inocentes e sempre tomava conta de sua parceira, Jan Ors. Ors considerava Katarn como sendo descuidado e achava que Kyle iria morrer pois ele sempre tentava impressionar os outros. Durante seus anos como agente Rebelde, Katarn foi um lobo solitário, que preferia trabalhar por conta própria, já que trabalho em equipe, de acordo com Ors, não era seu forte.

Cavaleiro Jedi

Em seus primeiros anos como um Jedi, Kyle tinha um poderoso potencial com a Força, mas estava em dúvida sobre seu jeito de viver. Por causa disso, ele aparentava ser mais fraco do que realmente era. Durante sua juventude, ele não sabia que era um usuário da Força tão poderoso—ele não sabia nem que possuia o poder da Força—e quando descobriu essa conexão ele se sentiu que estava fora de seu lugar.

Poderes e Habilidades

Apesar de ser um Jedi quase auto-treinado, Kyle se tornou um dos Mestres Jedi mais respeitados da Nova Ordem Jedi. Com treinamento no combate de sabre de luz relativamente pequeno, Kyle derrotou sete Jedi Negros treinados: Yun, Gorc, Pic, Maw, Sariss, Boc, e o próprio Jerec—um feito incrível para o novato que ele era na época. Kyle novamente mostrou grandes habilidades quando derrotou o Jedi Negro Desann durante o conflito do Império Renascido. Entretanto, deve ser notado que Kyle visitou o Vale dos Jedi para restaurar sua conexão com a Força, o que melhorou seu potencial da Força. Isso talvez ajudou Kyle a aprender como usar os poderes do lado luminoso e os do lado negro em pouco tempo, poderes esses que ele já havia usado anteriormente e que voltariam naturalmente, como no caso de Darth Revan, um antigo Lorde Negro dos Sith. Kyle mostrou uma resistência grande, sobrevivendo aos golpes e truques mentais que Desann usou nele no templo em Yavin. Durante os eventos da crise dos Discípulos de Regnos, Kyle já era um dos maiores espadachins da Nova Ordem Jedi e havia treinado com sucesso Jaden Korr, o herói mais famoso durante esses eventos.

Quer saber os mais sobre Kyle Katarn? Então leia o artigo completo.


Kyle Katarn foi um personagem que apareceu em jogos, hqs, novelas e outras publicações do univarso expandido e vocês podem nos ajudar expandido os artigos sobre ele e contribuindo com a Star Wars Wiki em Português. Quanto mais gente ajudar, menor será o trabalho de tradução e contribuição na Wiki

Continuem enviando sugestões de personagens, naves, lugares, HQs, raças ou o que for de Star Wars que trarei para vocês. Até segunda-feira que vem.