Star Wars Wiki – Quinlan Vos

Fala galera, segunda-feira novamente, dia de artigo da Star Wars Wiki em Português. Hoje voltarei a falar de um Jedi, mas de um Jedi um tanto quanto peculiar, ele é Quinlan Vos.

“Eu não faço parte do escuro – simplesmente ando nas sombras.” (Quinlan Vos)

Quinlan Vos

Quinlan Vos

Quinlan Vos foi um Mestre Jedi Kiffar na Ordem Jedi e um general do Grande Exército da República durante as Guerras Clônicas. Ele nasceu no planeta Kiffu.

História

É por boa razão que o Código Jedi dita que iniciados na Ordem sejam trazidos durante a infância. Os princípios dos Jedi são repetidamente reforçados durante o treinamento de um Padawan, para diminuir qualquer possibilidade de transgressão para a garra sedutora do lado sombrio.

Assim foi o destino de Quinlan Vos, um jovem Kiffar do Clã Vos descoberto pelos Jedi. Os clãs fortemente unidos de Kiffu, primeiro, não queriam que Vos deixasse seu lar. Com muito pouca idade, Vos mostrou prodigioso talento psicométrico, ele podia ler as tênues impressões físicas deixadas por mãos de seres viventes em objetos inanimados. Um Kiffar que mostrasse tais habilidades habitualmente servia seu povo com um Guardião, um reforço da lei local que protegia o setor de espaço onde os planetas gêmeos de Kiffu e Kiffex residem.

Os pais de Quinlan, Quian e Pethros, eram Guardiães e membros da influente linhagem dos Vos. Kurlin Vos, o Sheyf (ou líder dos Guardiães), propôs um compromisso aos Jedi. Ao invés de levarem Quinlan embora para Coruscant, ele seria treinado em casa. O Conselho Jedi concordou, e Mestre Tholme tornou-se o mentor de Quinlan nos caminhos da Força.

Cavaleiro

Em Coruscant, Mestre Tholme ajudou Quinlan a superar seu profundo medo dos Anzati, e continuar juntos o caminho dos Jedi. Os Guardiões desejavam grandeza para Vos, contudo particularmente eles esperavam que ele antes mantivesse, primeiro, Kiffu em seu coração, e os Jedi em segundo. Quin retornava tão freqüentemente a Kiffu quanto seus deveres Jedi permitissem. Alguns Jedi desdenhavam tal sentimentalismo; eles enfatizavam desapego do passado pessoal em favor da devoção à Força.

Após alcançar o título de cavaleiro, Vos tomou uma Padawan, uma jovem garota Twi’lek chamada Aayla Secura.

Quin e Aayla foram drogados e roubaram suas memórias enquanto investigavam um negócio de contrabando de glitteryll em Nar Shaddaa. Deixado para morrer na chamada “Lua dos Contrabandistas” com apenas fragmentos de seu passado, Vos ainda tinha o poder da Força sob seu comando, mas nenhuma disciplina. Isto o fez muito vulnerável ao insistente chamado do lado sombrio.

Vos no Dark Side

Vos no Dark Side.

Lado Negro

Um inescrupuloso caçador-de-recompensas Devaroniano chamado Vilmarh Grahrk aliou-se a Vos para ajudar o aflito Jedi a escapar de uma hoste de inimigos em Nar Shaddaa. Grahrk providenciou transporte a Ryloth, onde Quin descobriu sua aprendiz de mente-apagada, Aayla. A uma vez orgulhosa Padawan tinha sido reduzida a uma vil escrava, trabalhando fora para seu tio, Pol Secura. Quinlan estava furioso, e torturou Pol até que ele revelou o nome do idealizador do glitteryll, Senador Chom Frey Kaa.

Não fosse pela intervenção do Mestre Jedi Mace Windu, Vos certamente teria cometido um ato que o teria enviado ao lado sombrio. Vos então viajou para Coruscant para matar o Senador Kaa, mas Windu o deteve a tempo. Quinlan foi bem recebido de volta à Ordem Jedi, e se submeteu a novo treinamento. Ainda possuísse uma perigosa instabilidade e em várias ocasiões se aproximaria perigosamente perto da escuridão.

Muito perto de sua reabilitação, o Conselho Jedi despachou Quinlan Vos numa perigosa missão ao mundo em quarentena de Dathomir. As malignas bruxas da Força naquele mundo proibido tinham descoberto um antigo templo de incrível poder. Criado por uma antiga e extinta espécie, o Templo Estelar continha um Portal do Infinito — um portal dimensional capaz de gerar destrutivas ondas de disrupções espaciais através da galáxia.

Para ler o artigo completo, acesse aqui


O Jedi Quilan Vos quase não apareceu muito nos filmes, mas teve grande participações no universo expandido e vocês podem nos ajudar expandido os artigos sobre ele e contribuindo com a Star Wars Wiki em Português. Quanto mais gente ajudar, menor será o trabalho de tradução e contribuição na Wiki

Continuem enviando sugestões de personagens, naves, lugares, HQs, raças ou o que for de Star Wars que trarei para vocês. Até segunda-feira que vem.