Uma homenagem a Silvio Navas, a melhor voz brasileira de Darth Vader

Infelizmente, na sexta-feira 29/07/2016, o nosso querido dublador, Silvio Navas faleceu. Simplesmente o melhor dublador de Darth Vader se uniu a Força aos 74 anos.

Na minha opinião e na de muita gente, Navas foi o melhor dublador de Darth Vader não só por uma questão afetiva da dublagem dos anos 1980, mas porque na interpretação do talentoso dublador ele conseguiu trazer aquela coisa dúbia de meio momem meio máquina que o personagem de Vader exige. Ao ouvirmos Darth Vader, temos que pensar: “esse cara é um homem ou um robô?” Tanto Navas quanto Jones fazem isso com maestria! Além da interpretação, Navas tinha um timbre que casava com a imponente imagem aterradora do Lorde negro dos Sith, esse timbre também deixou marcante personagens que foram dublados magistralmente como o ED 209 em Robocop (1987) e o Capitão Rochefort em Os três Mosqueteiros (1993). Além, claro, de Mumm ha, o vilão de Thundercats e o papai Smurf.

Momentos marcantes de Silvio Navas fazendo Darth Vader! Dublagem clássica de O Império Contra-Ataca.

Trechos com várias passagens de Vader na voz de Navas. Interpretação, timbre e um trabalho vocal que marcou uma geração que conheceu Star Wars como Guerra nas Estrelas! Esse tipo de memória, É REGISTRO HISTÓRICO! Não deveria se perder com o tempo.

Mumm Ha, vilão principal da animação clássica dos Thundercats dos anos 1980, na sua versão original.

Agora na versão dublada por Silvio Navas! Comparem: timbre, interpretação e tirem as suas próprias conclusões.

Uma das contribuições de Navas aos animes foi a voz do Rei Cold, o pai do terrível vilão Freeza, em Dragon ball Z.

https://www.youtube.com/watch?v=0xO98dH9ma4

Silvio Navas começou a trabalhar como dublador nos anos 60 em diversos estúdios. Em mais de 50 anos de carreira, ele desempenhou as funções de ator, dublador e diretor de dublagens brasileiras.

Entre os personagens mais famosos dublados por Navas estão Willy Wonka, interpretado pelo ator norte-americano Gene Wilder na versão de 1971 do clássico “A Fantástica Fábrica de Chocolates” e Don Vito Corleone, o padrinho, interpretado por Marlon Brando em “O Poderoso Chefão”.

Navas dublando Discurso de Charlie Chaplin em O grande ditador, simplesmente vejam!

https://www.youtube.com/watch?v=6yUnNYlpFy8

E neste vídeo temos vários trechos de personagens dublados por Silvio Navas, mostrando sua versatilidade! Do terrível Mumm Ha ao carinhoso papai Smurf.

E essa foi a minha pequena homenagem a esse grande dublador/ator/compositor brasileiro! Sílvio Navas, que marcou a minha infância com Mumm Ha e a voz imponente de Darth Vader na dublagem clássica de Star Wars, que mesmo com os diversos erros de traduções, será sempre a definitiva, para mim. Esse foi um dos maiores dubladores do Brasil, assim como Darcy Pedrosa é, na minha opinião, uma das mais perfeitas para o personagem Coringa, Jorge Ramos que só ele continuou a soar em minha memória todas as vezes que um filme novo estava para ser lançado e na saída do vídeo ele falava “Sexta-Feira nos cinemas”. Até hoje eu imito Ramos falando esse bordão, toda vez que a propaganda de um filme a estrear passa na TV.
O cara dublou inúmeros papeis no cinema, incluindo o Scar em O Rei Leão (clássico), o saudoso Newton da Matta para abri-lo, a eterna voz do Bruce Willis e do Lion dos Thundercats. Silvio Navas estará para sempre na memória dos fãs graças aos personagens que dublou e ao carinho destes mesmos fãs que não deixam esses registro histórico, essa memória afetiva, se perder no tempo.

E PRA FINALIZAR, UMA ENTREVISTA COM O GRANDE SILVIO NAVAS FEITA AQUI NO CAST WARS!
Relembrem esse grande momento!