Anúncio do Star Wars Fan Film Awards 2016

Em 1978 um bando de desocupados lançou Hardware Wars, uma paródia de Star Wars.

https://www.youtube.com/watch?v=fjniNHX92qg

O filme rodou o mundo em cópias piratas em VHS, todo encontro de nerds tinha uma exibição. A Lucasfilm não só não fez nada, como premiou o filme, George Lucas diz que é sua paródia preferida até hoje.

Se tornou uma tradição fãs criarem filmes no Universo de Star Wars, isso rendeu histórias ótimas, como o longa To Know a Jedi, e bobagens deliciosas como Troops, uma paródia de Cops:

Os fan-films começaram a se concentrar no TheForce.net, mas os custos de hospedagem ficaram altos demais. Ameaçado de fechar, foram salvos pela Lucasfilm, que se comprometeu a bancar os custos. Em troca, pediram que os fãs trabalhassem com algumas regras.

Se possível não usar personagens principais: o objetivo do fan-film é expandir o Universo, não repetir. Da mesma forma não mudar drasticamente um personagem, tipo um Luke malvadão só pra ser diferente. Sexo e violência também não, Star Wars é para toda a família. Em essência se você não pegar pesado e não ganhar dinheiro com seu fan-film, a Lucasfilm te deixa em paz.

Os fãs não tiveram problema com isso e a coisa evoluiu ao ponto em que em 2002 foi criado o Official Star Wars Fan Film Awards, prêmio que durou até 2011.

Ano passado, a premiação retornou e os fãs poderão voltar a ter seu talento reconhecido pela Lucasfilm/Disney. E esse ano, ninguém menos que JJ Abrams, anunciou a premiação. Confira:

Fonte: Star Wars via Meio Bit