Formas de Combate com Sabres de Luz
Olá pessoal, estreando aqui no CastWars, vou falar um pouco das formas de combate com sabre de luz.
As formas de combate com sabres de luz são técnicas pré-definidas de como um jedi deve postar-se em um momento de combate, seja entre sabres de luz ou não. Existem 8 formas de combate com sabre de luz, muito embora apenas 7 sejam listadas nos manuais da ordem jedi.
Algumas requerem habilidades específicas de seu praticante, mas isso não significa que um jedi não possa ser mestre em todas elas, muito embora na maioria dos casos um indivíduo mantém-se em uma forma específica determinada por suas habilidades e personalidade.
Forma 0
A Forma 0 não diz respeito exatamente ao combate com sabres de luz, mas sim ao ato de encontrar uma forma não violenta de resolver determinado impasse. Essa forma deve ser a primeira a ser aplicada antes de qualquer situação de combate.
Forma I ou shii-cho
É a forma mais básica e antiga de todas. Também conhecida como Forma da Determinação ou Forma de Sarlaac, ela ensina os movimentos básicos de ataque e de defesa que um jedi deve saber.
Ela é utilizada principalmente na academia jedi como aprendizado para os jedis iniciantes. Os exercícios mais comuns aplicados dentro dessa técnica são o uso do training remote e uma série básica de movimentos rápidos.
Antes de começar com as outras formas, um jedi deve antes dominar a Forma I.
Forma II ou Makashi
É a forma mais elegante de todas as formas de luta com sabre de luz. Conhecida também como Forma da Contenção ou Forma de Ysalamiri, esta forma é a preferida para duelos entre sabres de luz e enfatiza ataques precisos e um balanceado trabalho com os pés. Seu praticante deve segurar o sabre com uma única mão e normalmente o mesmo é o de cabo curvado, por sua maior estabilidade nessa configuração.
Depois da derrota dos Sith em Ruusan, esta técnica diminuiu seu número de adeptos, pois as chances de combate entre sabres caíram para quase zero. Um dos praticantes mais conhecidos dessa técnica é o Conde Dookan.
Forma III ou Soresu
Também conhecida como Forma da Resiliência ou Forma de Mynock, esta é a forma definitiva de defesa. Os mestres nessa forma são considerados impenetráveis a qualquer forma de ataque.
A Forma III é o estilo ideal para interceptar blasters e possui muitos adeptos na ExplorCorps (Seção de Exploração da JediCorps), por possuir membros que passam bastante tempo em missões de exploração na borda interna da galáxia.
Um praticante exclusivo da Forma III geralmente alcança a vitória em um combate onde o adversário fica exausto após uma série de ataques e termina por desistir dos mesmos.
Forma IV ou Ataru
A Ataru, conhecida também como Forma Agressiva ou Forma do Hawk-Bat (Falcão-Morcego), é uma técnica que exige que seu praticante mantenha-se quase totalmente no ataque. Ela é melhor empregada em ataques rápidos e destrutivos, sem deixar espaço para o contra ataque do adversário.
A base da Forma IV são os três movimentos da su ma: Jung su ma (giro), Ton su ma (cambalhota) e En su ma (estrela). Por sua característica acrobática, ela exige que seu praticante aumente sua força e velocidade através da Força.
O praticante mais conhecido dessa técnica é o mestre Yoda.
Forma V ou Shien/Djem So
Esta é uma forma que demanda mais força física e menos agilidade e velocidade. Ela foi criada para compensar os pontos fracos da Forma III, uma forma basicamente defensiva.
A Forma V, conhecida também como Forma da Perseverança ou Forma do Krayt Dragon, possui dois aspectos básicos: Shien e Djem So. Através do Shien, o jedi praticante da Forma V é capaz de repelir tiros de blasts para um alvo de sua preferência, criando assim uma barreira contra blasts que também é uma forma de ataque.
Com o Djem So um jedi direciona um ataque inimigo de volta para ele. Esse aspecto é usado normalmente em duelos entre sabres pois possui ênfase na força, principalmente para destruir armaduras e proteções mais fortes.
Alguns praticantes dessa forma dominam ambos aspectos, entretanto o mais comum é a escolha de um dos dois – da mesma forma que há a mão dominante ao segurar o sabre de luz.
Forma VI ou Niman
Também conhecida como Forma da Moderação ou Forma do Rancor ou ainda Forma Diplomática, a Forma VI é a preferida de jedis consulares (que não escolheram uma carreira de combate, mas que ocasionalmente têm que lidar com tais situações).
Ela é a mais balanceada de todas as formas e é tida como uma forma híbrida, pois usa um pouco de todas as outras formas para criar uma mais prática. Essa técnica não exige uso intenso do sabre de luz e, para compensar isso, ela recomenda utilizar os poderes da Força, tais como Force Pull e Force Push, durante o combate para controle do adversário.
Um praticante exclusivo da Niman não derrotaria, por exemplo, um adepto da Makashi, mas a mesma poderia ser utilizada em outras situações tais como contra criminosos ou ladrões.
Forma VII ou Vaapad
O Vaapad é uma forma de combate com sabres de luz derivada de Juyo, uma forma subdesenvolvida e incompleta praticada normalmente por Siths. A Vaapad foi desenvolvida pelo mestre jedi Mace Windu, juntamente com o mestre Sora Bulq, e exige de seu praticante muita concentração e um alto nível de perícia e domínio das outras formas.
Ela não é listada nos manuais jedi pois a mesma é considerada proibida, por conta de sua característica agressiva e por ter contribuído com a conversão de grande parte dos jedis praticantes para o lado negro da força, incluindo Sora Bulq e Depa Billaba, padawan de Mace Windu.
Todas essas informações eu aprendi lendo o livro The Jedi Path – a Manual For Students Of The Force (O Caminho Jedi – um Manual para Estudantes da Força, em tradução livre) e você pode adquiri-lo neste link. Recomendo a leitura.