Fim da polêmica! Saiba quem de fato trolou Luke Skywalker

Entenda quem, de fato, mentiu, omitiu e até desacreditou Luke Skywalker! Veja nesse artigo quem quase pôs tudo a perder.

O que era e o que ficou

georgelucas-writing

Existe uma lenda que diz que George Lucas, o criador da Cine Série Star Wars, já tinha as prequels e os filmes da trilogia clássica na cabeça desde os anos 1970, mas por estar limitado pela tecnologia disponível da época, não poderia começar pelo Episódio I. Mostrar a República, o Senado galáctico nem muito menos as guerras clônicas! Tudo isso seria impossível de ser filmado nos idos anos 1975.

Mas quando se tem acesso a livros como: “Como Star Wars conquistou o universo”, de Chris Taylor lançado pela editora Aleph e “Skywalking: George Lucas A vida e a obra do criador de Star Wars”, de Dave Pollock da editora Generale, percebe-se que não foi bem assim. Nesses livros, que fizeram uma minuciosa e detalhada pesquisa sobre todo o processo de criação da saga, você acaba descobrindo que existiam pelo menos quatro versões do, hoje conhecido, Episódio IV – Uma Nova Esperança. Que a história poderia ter se passado no século 23 dentre outras coisas. O ponto que quero chegar é que, na verdade, George Lucas foi moldando a sua história conforme a sua necessidade e receptividade do público. Pra resumir, Darth Vader, inicialmente não seria o pai de Luke Skywalker, Yoda não iria surgir como um segundo Mestre Jedi a treinar o filho de Anakin, dentre outras coisas que foram se moldando devido a problemas com atores e/ou restrições diversas.

“Darth Vader, traiu e assassinou seu pai”. Quando essa frase foi pensada e escrita na época, antes de Darth Vader se tornar o vilão popular e até querido que veio a se tornar, certamente naquele momento, Ben Kenobi estaria contando uma verdade, não de um certo ponto de vista para o jovem fazendeiro. Aí veio o sucesso de Star Wars. Sua inevitável sequência, o Império Contra Ataca, pediria um impacto pra superar as expectativas do primeiro. E como explicar para audiência o que tinha sido dito no primeiro filme? A saída foi um “certo ponto de vista”. Depois veio as prequels, ou prólogos, para explicar como um herói se torna o vilão! De quebra, seria mostrada a ascensão do Império e as tão imaginadas Guerras Clônicas.

Com base em tudo isso, existe uma maior razão para mostrar porque Obi-Wan, como muitos acham, MENTIU para Luke. E essa explicação, na verdade, estava no roteiro original de O Retorno de Jedi! Vamos aos fatos:

escritos originais

Nos originais de George Lucas, já se falava de Mace Windu, Han Solo, mas nada de General Grievous nem irmã gêmea mantida no anonimato.

 

George Lucas

George Lucas, o criador da saga, não tinha ideia do fenômeno que seus filmes seriam e foi adaptando e moldando a história conforme a receptividade do público ou até tretas com atores envolvidos com os filmes.

Se Obi-Wan não mentiu, então quem foi?

A resposta é muito simples: FOI YODA QUEM MANDOU! Sim meu caros, foi tudo culpa do baixinho verde, o Mestre Jedi ancestral, que só entrou na história para substituir um chateado Sir Alec Guiness, intérprete do velho Kenobi que, ao saber que morreria na Estrela da Morte, quase não retorna para sequências, embora sua participação fora bem diminuída. Voltando a questão, Yoda pede para Obi-Wan esconder a verdade sobre o pai de Luke Skywalker, quando o rapaz estivesse pronto para iniciar o treinamento. O mestre Jedi alega que, se Luke soubesse a verdade antes “DA HORA CERTA”, isso poderia culminar na desistência do rapaz, bem como no fim da esperança de vencer Vader e o Imperador (e o outro Skywalker!?).

Sem mais delongas, vejam abaixo a cena de Yoda explicando toda a questão antes de se unir a Força. Na verdade, é uma cena estendida da morte do velho mestre Jedi, em O Retorno de Jedi. Infelizmente, só pode ser ativada a legenda em português do próprio YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=SDWhoo36-tE

Para enfatizar ainda mais que foi o Mestre Yoda SIM quem pediu a Kenobi que escondesse a verdade sobre o trágico passado do pai de Luke Skywalker, vejam a mesma cena postada acima explicada com mais detalhes pelos caras do canal Pipocando! Um excelente canal de nerdices, como muitos do YouTube, mas eles fazem um trabalho bem bacana e já fizeram outros vídeos baseados em Star Wars que são muitos bons! Recomendo!

Outras versões do ponto de vista de Obi-Wan

Na recente publicação da quadrinização oficial de O Retorno de Jedi, pela Editora Panini, temos uma outra versão do tal ponto de vista de Obi a respeito de toda a questão do seu pai. Essa HQ é baseada no roteiro de George Lucas e Lawrence Kasdan para o cinema, sendo adaptada para a Marvel Comics por Archie Goodwin. De forma bem irregular, eu diria, pois essa adaptação resume de forma bem medíocre os principais acontecimentos do filme. Chega ao cúmulo de não mostrar o rosto desfigurado do redimido Anakin Skywalker.

Em contrapartida, trata de mostrar Obi explicando que ele contaria toda a verdade a Luke quando ele terminasse o treinamento em Dagobah, mas, o rapaz fugiu do treino para salvar os amigo em Bespin, e só voltou UM ANO depois para completar o treino com o Yoda já moribundo. Veja na foto que tirei da própria HQ, abaixo:

ben-truth

Enfim, o que vale é o que está na tela

É isso galera. Na verdade, nada disso importa! O que importa é como está no filme, e que cada um tire as suas próprias conclusões e opiniões! Eu tenho a minha opinião quanto a questão se Obi-Wan mentiu ou não para Luke Skywalker: A certain point of view e Obi-Wan não mentiu. Obrigado a todos por lerem esse artigo e deixem um comentário a respeito de toda essa questão.

QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!!!