15 anos de Ataque dos Clones . 07 pontos sobre o romance entre Anakin e Padmé.
Em meio á batalha entre a República e os Separatistas, um jovem Jedi descobre que também pode amar…
15 ANOS DE STAR WARS EPISÓDIO II ATAQUE DOS CLONES !
Em 16 de maio de 2002 estreava nos EUA Ataque dos Clones , o episódio II das prequels de Star Wars . Quinto filme da franquia e segundo na cronologia oficial da saga. No Brasil só foi lançado em 01 de junho de 2002. O filme tem como base narrativa a preparação e a eclosão da famosas guerras clônicas , mencionada no primeiro star wars de 1977 e o estabelecimento do romance entre a Senadora Amidala e jovem Padawan Anakin Skywalker. Nesse artigo vou explanar em 7 pontos o porque desse romance funcionar por 2 questões chaves para a linha dramática principal da saga. Embora seja minha opinião. Assim como muita gente atualmente tende a criticar esse romance , bem como as atuações e falta de química entre os atores…aqui vamos tentar ver o lado positivo e o que funcionou. vamos aos pontos :
01 – DEPOIS DE 10 ANOS , O REENCONTRO , ARQUITETADO POR PALPATINE !
Ao final de Ameaça Fantasma , o pequeno Skywalker não só ganha o reconhecimento e a permissão do conselho Jedi para ser aprendiz de Obi-Wan , como desperta á atenção e o interesse do recém eleito Chanceler da República , o então Senador Palpatine. Muito espertamente , o Chanceler conquista a amizade e a confiança do rapaz , ao longo dos dez anos que se separam episódio I do II. Coisa que Kenobi como mestre não fora capaz de fazer. E mais tarde admitiu seu erro. Anakin , certamente tinha Palpatine como um amigo confidente , e deve ter falado de seus sonhos com Padmé a ele. Atente-se , que no início de Ataque dos clones Padmé agora a Senadora de Naboo e uma das maiores opositoras da guerra entre Separatistas e República, está sendo vítima de atentados. Palpatine ( Darth Sidious ), arquitetou o assassinato da Senadora e assim criou a situação em que o Mestre Jedi Obi-Wan e seu aprendiz Anakin , iriam ser seus protetores. O ponto aqui é que Anakin , por si só não teria ido atrás da Senadora ! Nem mesmo a mãe ele teve permissão de visitar enquanto treinava e mesmo seu ímpeto não o faria ir tão longe . Quem criou a situação para aproximar Anakin e Padmé , foi Palpatine ! Fica estabelecido no reencontro entre os dois ( Anakin e Padmé ) que eram parceiros e amigos , mesmo haja certa tensão entre os dois , eles tem um relacionamento caloroso…as verdadeiras intenções do padawan são reveladas somente na viajem dos dois para Naboo. Anakin pode agir de forma imatura com ela , com olhares que a deixam constrangida , pois Padmé era uma Senadora muito séria . A questão é que eles se comporta desse jeito com ela por não saber lidar com as emoções. E se sente atraído pela Senadora ; mas os Jedi nunca o ensinaram a como lidar com isso. Os Jedi estão acostumados a treinar crianças desde os 3 anos, então quando eles chegam na adolescência eles já tiveram um treino para controlar os sentimentos.
02- O REENCONTRO COM PADMÉ , FOI SÓ MAIS MEIO QUE DARTH SIDIOUS USOU PARA LEVAR ANAKIN AO LADO NEGRO. CERTAMENTE O SITH PREVIU ESSE ROMANCE….
03- PADMÉ AMIDALA , ALÉM DE RAINHA , SENADORA , ERA UMA GAROTA NORMAL…
A Senadora de Naboo , trata Anakin com carinho por que ela se lembra dele como um menininho intrépido e afável que ela conheceu com 9 anos. Aos poucos ela vai vendo que ele é um homem que a admira por ela ser o que é . Lembre-se que ela foi uma rainha muito jovem e se tornou Senadora muito cedo também, ou seja ela ,não está acostumada a ter relacionamentos não políticos. Ela vê no padawan que será seu segurança ,
como um alguém em que ela pode se abrir e isso que atrai os dois. A convivência em um lugar paradisíaco , o sentido de segurança que Anakin transmite como um Jedi , além do fato deste mesmo Jedi ser um alguém próximo . faz os dois se conhecerem e se apaixonarem ….
” Padmé , tinha um mandato a cumprir e mesmo o povo de Naboo querendo que ela ficasse após esse mandato , ela não ficou. Isto contrasta com Palpatine , que também tem um mandato …mas conseguiu ficar devido á crise. Normalmente , ela ( Padmé ) teria saído , se afastado da política se casado e tido filhos, depois de ter sido Rainha. Mas , foi pressionada a voltar como Senadora representante de Naboo . Não por escolha própria. ”
George lucas , em comentários em áudio do DVD/Blu-Ray de Ataque dos Clones.
04- O BEIJO NO LAGO E AS FRASES DE ANAKIN….
Os diálogos sobre areia , em contraste com a natureza bucólica de Naboo , nada mais são , do que um contra ponto que Anbakin fez com sua antiga vida de escravo num planeta quente , desagradável era uma vida sofrida. Foi uma conversa entre amigos , falando de suas origens. Mas quando ele começa a tocar as costas da Senadora e em seguida a beija , ela não reage de maneira irrecíproca ” Tire as mãos de mim…” Isso foi um sinal de que talvez ele possa ir adiante .Já nas cenas no piquenique na grama e quando o casal rola deitado , não há conotação sexual , apenas um momento descontraído , brincadeiras que chegam ser um momento pueril. Só mais tarde , na cena da lareira que Anakin revela a dor e o sofrimento quer tem passado ( acrescentado aos pesadelos com mãe , e a frustração com a indiferença dos jedi ) ao estar apaixonado por Padmé. A questão volta para o ponto em que os Jedi não lhe ensinaram a lidar com tais sentimentos. No caso de Padmé , que se sente pressionada no primeiro momento se recusa a agir como ele . Em relação a maturidade emocional ele é mais impetuoso e imaturo . Ela obviamente é mais velha , age com mais sensatez por estar numa posição profissional que lida com decisões difíceis . Já foi Rainha , é Senadora e líder da oposição á guerra. Então tem uma melhor noção de como olhar adiante e prever as consequências de deixar as emoções dominarem. No fim , Anakin aceita o ponto de Padmé . O romance não evolui por enquanto…
05 – A REAÇÃO COM O MASSACRE DO POVO DA AREIA .
Uma das cenas mais dramáticas , talvez a mais dramática de Ataque dos Clones é Anakin Skywalker perdendo a mãe em seus braços. Ao voltar para a casa dos Lars , casa onde Shimi , sua mãe , viveu após a partida do filho para treinamento Jedi , Anakin confessa a Padmé que massacrou o povo da areia sem dó e piedade. A reação de Padmé diante da confissão de um genocida é muito criticada pelas pessoas ! Mas o ponto está aí ! Essa reação de Padmé foi bem condizente ! ” Ficar com raiva , também é humano.” Padmé, entendeu que o que Anakin fez , muito provavelmente qualquer pessoa no lugar , na posição e no poder dele o faria. Anakin não destruiu um povo qualquer. O povo da areia era uma constante ameaça as pessoas de Mos Easley . ” Aqueles seres parecem homens , mas são selvagens . Monstros insanos”. Revela Cligg Lars , o marido Shimi que ainda tentou resgatar a esposa com um grupo de trinta homens…só voltaram quatro com Cligg sofrendo uma amputação… repare que nessa cena , onde Lars revela o que havia acontecido com mãe de Skywalker , a câmara foca em Padmé que consegue sentir toda a dor e sofrimento de Anakin. Mesmo no âmbito Jedi , a atitude extrema do padawan não foi condenada .Mestre Yoda sentiu quando Anakin chacinava o povo da areia. E não há nenhuma cena , pelo o menos nos filmes que mostre Anakin sendo penalizado ou censurado por essa atitude , mesmo sendo extrema. O que é um Jedi ? Os Guardiões da Paz e da Justiça . Se o povo da areia era uma ameaça para as pessoas de Mos Easley , então….Logo que Padmé , demonstra entender a atitude do rapaz , Anakin dispara que ”Eu sou um Jedi , sei que sou melhor que isso.” Essa foi mais uma das frustrações do padawan para com os dogmas da Ordem .Se Anakin , não tivesse sido impedido de ao menos visitar a mãe ele a teria salvo. Pela Força e o poder que tem. Mais tarde, a situação se repete e Anakin se vê perdendo outro ente querido , mas dessa vez não será como um Jedi que ele ira reverter o que o destino lhe traçara…
06 – E O ROMANCE SE CONSOLIDA ….
Padmé deu um fora , um toco em Anakin na cena da lareira em Naboo. Ela como sendo mais racional , como mencionei acima , previu que aquele romance jamais daria certo e que seria uma mentira que os destruiria ; Anakin concordou. Mas vem os eventos que dariam início as Guerras clônicas na batalhas de Geonosis e Obi-Wan estava preso no local. Anakin e Padmé que foram tentar resgata-lo ficaram presos também. percebendo a inevitabilidade da morte deles ali . Padmé deixa de agir como Senadora racional e se declara a Anakin como uma Mulher que não é isenta de emoções. Uma coisa muito HUMANA ! pois os seres humanos são mais emoção do que razão. Então no fim dessa batalha , e de volta a Naboo o romance se consolida com um casamento secreto entre os dois. Na minha opinião , Padmé se encantou e era apaixonada por Anakin desde de sempre. O romance entre os dois nunca me pareceu uma coisa jogada ou forçada. Pois uma paixão pode surgir de N formas , seja por beleza , atração física ou sei , lá….francamente o romance nesse filme não atrapalha os diversos pontos positivos que esse episódio tem. Enfim…
07- SOMENTE UM JEITO DE FAZER ANAKIN PASSAR PRO LADO NEGRO….
No livro Lordes de Sith , que é canônico , há um trecho em que Palpatine explica como se manipula uma pessoa lhe dando o que ela quer , ela terá tanto medo de perder aquilo que lhe é mais caro que ficará totalmente obcecada e fará de tudo se tornando então uma marionete nas mãos daquele que lhe oferece um meio de não perder esse bem precioso. Esse foi o caminho que levou Anakin a passar para o lado negro. Existem teorias que afirmam que o próprio Palpatine quem matou Padmé no parto, enquanto Vader se submetia a cirurgia que o tornou mais maquina do que homem. Uma democracia se tornou Império e um valoroso e virtuoso Jedi se tornou um Sith. Esses são os pontos chaves da narrativa da trilogia prequel.
E não para por aí , ainda teremos mais artigo sobre curiosidade e fatos em comemoração aos 15 anos de Ataque dos Clones. Não deixe de comentar se você acha ou não o romance entre Anakin e Padmé forçado ! Que a Força e o Amor 🙂 ESTEJAM COM VOCÊS !!!