Dono da maior coleção particular da franquia teve mais de 120 itens roubados

Mais de 120 peças da maior coleção particular de Star Wars foram roubadas. Segundo a Variety, o culpado seria um amigo próximo de Steve Sanswee, dono da coleção, que foi pego pela polícia negociando os itens avaliados em cerca de US$ 200 mil.

Sansweet é presidente e CEO do Rancho Obi-Wan e também foi chefe das relações de fãs da Lucasfilm por 15 anos e depois como consultor. Ele revelou que do final de 2015 ao longo de 2016 cerca de 120 peças foram levadas de sua coleção, em sua maioria, figuras de ação vintage americanas e estrangeiras, muitas delas raras e importantes. A maioria foi revendida ou avaliada profissionalmente por um total de mais de US$ 200.000.

De acordo com o THR, o presidente do Rancho Obi-Wan ficou sabendo dos roubos quando uma figura rara do Bobba Fett foi comprada por um amigo, que também é um grande colecionador, e contou à Sansweet sobre a compra. Ele ainda revelou que conhece o suspeito e o identificou em sua publicação.

A coleção inteira de Sanswee conta com 400 mil peças, incluindo todos os bonecos já lançados pela franquia ao longo de 40 anos. Peter Mayhew (Chewbacca) e Mark Hamill (Luke Skywalker) se manifestaram no Twitter sobre o caso, com Hamill sugerindo que Sanswee publique uma lista dos itens roubados para que estes não sejam comprados por outros colecionadores.

 

Fonte: Cinema com Rapadura