Os filmes que foram lançados por causa do sucesso de Star Wars !
Não, custa lembrar que Star Wars foi o maior fenômeno cultural baseado em um filme, sem precedentes na história do cinema. Por causa disso, na verdade por causa da enorme quantidade de lucros que o filme rendeu outros estúdios de cinema , como a Paramount , tentaram lançar o seu próprio ”Star Wars ” que na época 1977, havia sido produzido e lançado pela Fox. Vejam alguns filmes que hoje são até franquias de renome que só receberam sinal verde de seus estúdios financiadores por causa do sucesso de Guerra nas Estrelas !
JORNADA NAS ESTRELAS : O FILME ( Star Trek : The Motion Picture ) 1979
Podemos dizer que a franquia Star TREK , ou Jornada nas Estrelas , se você velho como eu , é outro divisor de águas ! No entanto , a série dos anos 1960 , havia sido cancelada com três temporadas . E desde então os fãs só viam reprises dos episódios e anos mais tarde entre 1973 a 1974 , era lançada uma série animada pelo estúdios Hanna Barbera. Em meados de 1975 , a Paramount , estúdio responsável pela produção da propriedade intelectual, decidiu lançar uma nova Série com atores intitulada Star Trek Phase II. Que não vingou. Mas em 1977 , por causa de certo filme de Aventura espacial , que foi sucesso de público e critica ! A Paramount , deu sinal verde para que a produção de Star Trek : The Motion Picture , no Brasil , Jornada nas Estrelas O Filme , fosse lançado em 1979. Recebendo avaliações mistas que criticaram o filme por sua falta de ação e excessivo uso de efeitos visuais. O custo final de produção inflou até chegar em aproximadamente 46 milhões de dólares. O longa arrecadou 139 milhões nas bilheterias mundiais, ficando abaixo das expectativas , mesmo assim o suficiente para que se produzisse na década seguinte uma sequência mais barata que renderam mais cinco filmes na década de 1980.
ALIEN O OITAVO PASSAGEIRO ( ALEIN ) 1979
Há tempos , o roteirista Dan O’Bannon, planejava fazer um ”filme com um alienígena que parecesse real”. ” apesar das inúmeras reescritas, a Fox não expressou confiança para financiar um filme de ficção científica. Entretanto, após o sucesso de Star Wars em 1977, o interesse do estúdio no gênero cresceu substancialmente. De acordo com o produtor do filme, Gordon Carroll: “Quando Star Wars saiu e foi um sucesso extraordinário, de repente a ficção científica era o gênero do momento”. O’Bannon lembra que “Eles queriam acompanhar Star Wars, e eles queriam acompanhar rápido, e o único roteiro de naves espaciais que tinham era Alien”. A 20th Century Fox então aprovou um orçamento inicial de US$ 4.2 milhões. O filme foi dirigido pelo então diretor novato Ridley Scott , que esse ano voltou a se envolver com a franquia em Alien: Covenant.
O BURACO NEGRO (The Black Hole) 1979 .
E muito antes de imaginar ser dona de uma das franquias mais rentáveis do cinema , a Dona Disney também tentou entrar no hype dos filmes de ficção científica embalados pelo o mega sucesso de Star Wars . Em 1979 a Disney produziu e lançou nos cinemas O buraco negro. o primeiro filme da Disney que não foi feito para o público infantil pela classificação indicativa de idade dos EUA . Na trama , no suposto ano de 2130, uma nave espacial de exploração do planeta Terra descobre um Buraco Negro em uma espaçonave perdida. O capitão Dan Holland (Robert Forster)e sua tripulação estão decididos a resolver o mistério. A medida que eles se aproximam a pressão ocasionada pela gravidade do Buraco Negro de repente cessa. Mas a área livre de gravidade é artificial e ao deslizar para fora eles são quase arrastados para o Buraco Negro. Para filmar os efeitos especiais a Disney queria alugar a Dykstraflex camera system, a primeira câmera controlada por computar que foi usado no primeiro Star Wars de 1997, mas os preços e aluguel eram um tanto complicados. Então a Disney criou sua própria versão, o sistema Mattescan, que se tornou radicalmente superior. Já podemos imaginar que o filme não foi lá essas coisas…eu mesmo nem conhecia. Em 2013 , correram rumores de um remake , mas ao que parece também não deu certo.