Enciclopédia | Primeira Ordem
A Primeira Ordem era uma Facção Política e Militar que teve existência devido a queda do Império Galáctico. Após a Batalha de Jakku, o Império se rendeu formalmente para a Nova República, assinando o tratado chamado de “Concordância Galáctica“, um tratado de paz que marcou a finalização da Guerra Civil Galáctica em 5 DBY. Com o colapso do Império, nas regiões desconhecidas da Galáxia, ex-membros do Império montaram o seu plano para retornar ao poder. A causa ganhou mais suporte com os simpatizantes do Império. Baseados nos ideais fascistas do Império, esse movimento procurou melhorar esse regime fascista, procurando evitar suas fraquezas e falhas, resultando na formação da Primeira Ordem.
Nas décadas que seguiram após da derrota do Império, a Primeira Ordem foi gradualmente construindo suas forças através da mobilização secreta de novas frotas e exércitos, sendo essa formação uma violação da Concordância Galáctica. Apesar de ter outros atos que desafiavam esse tratado. O Senado Galáctico não considerou a Primeira Ordem como uma séria ameaça para a Nova República. No entanto, a ação do Senado motivou a Heroína da Rebelião, Leia Organa, a fundar a Resistência. Embora a Primeira Ordem tenha entrado em conflito com este pequeno grupo de Leia, a República continuou sendo o principal alvo da Primeira Ordem. Após trinta anos tramando a sua vingança contra o governo que derrubou o Império, a Primeira Ordem testou a sua super-arma, a Base Starkiller, sobre o Sistema Hosniano, assim destruindo a Nova República. Pouco depois desse ataque, a Resistência lançou um contra-ataque que resultou a destruição nessa base.
Pouco tempo depois desse contra-ataque, a Primeira Ordem colocou em ação as suas forças, que até agora estavam nas regiões desconhecidas, nas regiões mais conhecidas da Galáxia, atacando com força total a Resistência. Com isso, assumindo controle de diversos sistemas e tendo um grande controle militar. Desejando esmagar a Resistência, a Primeira Ordem atacou a base da Resistência localizada de D’Qar, durante a sua evacuação, e perseguiram os sobreviventes usando um novo sistema implementado que rastreava naves através do Hiperespaço, direcionando ela para o Sistema Crait.
Em órbita do Sistema, o Lider Supremo Snoke pereceu nas mãos de seu aprendiz, Kylo Ren, que usurpou o trono de seu mestre. Após isso, Kylo Ren e as forças da Primeira Ordem invadiram o planeta de Crait, local aonde existia uma base rebelde abandonada, para fazer um ataque impiedoso e letal. No entanto, Luke Skywalker apareceu através de uma projeção da Força para distrair as forças de Kylo Ren para que os sobreviventes da Resistência escapassem do planeta, sendo que tal ato, deu novas esperanças contra a crescente escuridão.