Duelo com sabres de luz se torna esporte competitivo na França

A Força é forte na Federação Francesa de Esgrima, que agora reconhece duelo com os sabres de luz de Star Wars como um esporte competitivo.

De acordo com o Associated Press, isso coloca as espadas laser criadas por George Lucas ao lado do florete, espada e sabre, as lâminas usadas tradicionalmente na Esgrima. Sabres de luz, no entanto, não serão uma modalidade das Olimpíadas de 2024, em Paris.

As partidas terão duração de três minutos, e os participantes vão usar réplicas de policarbonato rígido, com luz de LED dando um toque especial — alguns ainda poderão usar modelos mais caros, que geram aqueles efeitos especiais dos filmes que tanto gostamos.

Permitir que duelos com sabres de luz entrem para a Federação Francesa de Esgrima é uma clara tentativa de incentivar mais pessoas jovens a praticarem o esporte, além de torná-lo mais popular, em um montante geral.

Com os jovens de hoje, é um problema real de saúde pública. Eles não praticam nenhum esporte e apenas se exercitam com seus polegares“, disse Serge Aubailly, secretário geral da Federação. “Está se tornando difícil persuadi-los a praticar um esporte que não envolva sair do sofá e brincar com algo além dos polegares. É por isso que estamos tentando criar um elo entre nossa disciplina e tecnologias modernas, para que o ato de participar do esporte seja algo natural“.

Um torneio nacional de sabres de luz aconteceu em Paris e levou 34 competidores, que assim como muitos fãs, fizeram cosplay de seus personagens favoritos de Star Wars.

As regras para os novos duelos foram modificadas. Acertos na cabeça ou no corpo valem cinco pontos; golpes nos braços ou nas pernas, três pontos e, por último, acertos nas mãos valem um único ponto. O primeiro a alcançar 15 pontos, ou o competidor com o placar mais alto ao término dos três minutos, será o vencedor. Os ataques apenas serão contabilizados se os lutadores apontarem a ponta do seu sabre de luz para trás, encorajando ataques “mais agitados”, que invocam os duelos vistos em Star Wars.

Fonte: IGN