Peter Mayhew, o intérprete de Chewbacca, morre aos 74 anos
O britânico Peter Mayhew, imortalizado no papel de Chewbacca na saga Star Wars, morreu na última terça (30) aos 74 anos. em sua residência no Texas. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi dada pela família do ator através de seu perfil no Twitter.
A família de Peter Mayhew, com profundo amor e tristeza, lamenta compartilhar a noticia de que Peter faleceu. Ele nós deixou na tarde de 30 de abril, de 2019, com sua família ao seu lado em seu lar no norte do Texas.
O primeiro trabalho de Mayhew no cinema foi em Simbad e o Olho do Tigre, de 1976, no papel da criatura Minoton. Logo depois ele foi escalado para viver o wookiee Chewbacca em Star Wars: Uma Nova Esperança (1977). Sua carreira foi inteiramente baseada no personagem que ele interpretou na trilogia original e também em Star Wars: A Vingança dos Sith (2005). Seu último trabalho foi em Star Wars: O Despertar da Força (2015).
Harrison Ford, que não usa redes sociais, ficou sabendo da morte de Mayhew através do site ComicBook, que entrou em contato com o ator. Ford divulgou, então, uma declaração.
Peter Mayhew foi um homem generoso e gentil, possuidor de uma grande dignidade e nobre caráter. Esses aspectos de sua própria personalidade, aliados a seu talento e graça, ele trouxe para Chewbacca. Nós fomos parceiros nos filmes e amigos por mais de 30 anos e eu o amo. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe grande alegria ao público de Star Wars. Chewbacca foi uma parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia o quão importante os fãs são para o sucesso da franquia e continuou devoto a eles. Eu e milhões de outros nunca esqueceremos Peter e o que ele deu a todos nós. Meus pensamentos estão com sua querida esposa Angie e seus filhos. Descanse pacificamente, meu querido amigo…
Mark Hamill, o Luke Skywalker, também prestou sua homenagem ao amigo:
Ele foi o mais gentil dos gigantes. Um homem grande com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir e um amigo leal que eu amei profundamente. Eu sou grato pelas memórias que compartilhamos e sou um homem melhor apenas por tê-lo conhecido. Obrigado, Pete.
O CEO da Disney, Robert Iger, e Joonas Suotomo, o novo intérprete do wookie, também lamentaram a morte do ator aos 74 anos.
A Walt Disney Company lamenta a perda de nosso amado intérprete do Chewbacca, Peter Mayhew. Peter foi maior que a vida de muitas maneiras… um gigante gentil interpretando um gigante gentil. Descanse em paz.”
Devastado por saber do falecimento de um querido amigo e mentor, o grande Peter Mayhew. A recepção calorosa de Peter quando entrei como dublê em O Despertar da Força significou muito para mim. Estudar o personagem que ele ajudou a criar foi sempre uma tarefa assustadora, mas ficou mais fácil para nós trazermos Chewbacca para uma nova geração graças a sua tutela e gentileza. Ele foi um cavalheiro sem igual e uma lenda incomparável e sentirei muito sua falta.
Mayhew deixa a esposa e três filhos.