Produtora executiva de Star Wars, Cordy Rierson, estará no Brasil
Cordy Rierson tem um currículo de fazer inveja a boa parte dos geeks do mundo. A norte-americana começou sua carreira como produtora e especialista em efeitos visuais de filmes como Missão Impossível, Batman Eternamente e Independence Day. No mundo dos games, Cordy esteve em produções como Sillent Hill: Homecoming, Wrath Unleashed e Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith.
Atualmente, Cordy também é diretora de um programa de recrutamento da Microsoft Game Studios que caça talentos na indústria dos games em universidades americanas. Em entrevista ao site de notícias do R7, a produtora comenta a cobrança de adaptar franquias e personagens tão famosos para o cinema e videogames:
— O desafio é assegurar que você está dando ao público aquilo que ele quer e também ajudá-lo a descobrir novos conceitos que acrescentem e expandam o universo da franquia.
Cordy Rierson está no time de especialistas que virá ao Brasil durante o CG Extreme, o evento vai reunir profissionais de computação gráfica no Rio de Janeiro em abril. Leia a entrevista:
R7 –Você já trabalhou no cinema e na indústria de videogames. Pode descrever como é a vida de um executivo nestes dois casos?
Cordy Rierson – O papel de produtor executivo varia bastante quando se trabalha em um filme ou game. No caso dos filmes, o produtor pode ser uma pessoa que contribui diretamente na parte financeira do filme e nos games pode significar que você é o responsável por uma franquia inteira. De qualquer modo, em ambas é necessário assegurar a criação de um produto de qualidade que reúna lucro e fãs.
R7 – Quais são as diferenças na produção de um filme e um jogo?
Cordy Rierson – A diferença entre produzir um filme e um game é que os filmes são uma experiência linear totalmente controlada. Os games podem ser lineares (um game de um jogador orientado pelo seu enredo) ou uma narrativa não-linear (como um game multiplayer orientado pelo objetivo). São experiências interativas onde o jogador pode controlar suas próprias experiências até um alto grau.
R7 – Ser uma produtora executiva significa administrar diversos recursos até que o produto esteja completo. Além disso, o que mais você pode nos contar sobre seu “dia no escritório”?
Cordy Rierson – Há muitos chapéus disponíveis durante uma produção e até o desenvolvimento completo de um projeto você provavelmente vai usar todos eles. Planejamento, estratégia e processo são todas as coisas que tem de ser feitas, mas o maior papel e o mais divertido é lidar com o inesperado.
A única certeza sobre planejar uma produção é que ela não vai seguir de acordo com o plano. E é como você lida com estes momentos que vai fazer você brilhar.
R7 – Tem algum conselho para quem sonha em entrar no mercado? Existe alguma formação ideal?
Cordy Rierson – Estude, seja voluntário, ganhe experiência e comece a fazer contatos. Há vários grandes cursos na área de filmes e videogames disponíveis hoje. Eu sugiro que alguém procurando uma carreira faça uma pesquisa das oportunidades disponíveis e pegue a que melhor seu enquadre em seu perfil. Seja voluntário para projetos independentes e vá até conferências relacionadas à indústria para ganhar experiência e fazer contatos. Não tenha medo de colocar a cara na rua. É a melhor maneira de ser notado.
R7 – Você já trabalhou em franquias famosas dos games e filmes. Títulos que costumam ter uma legião de fãs. Estes trabalhos demandam mais esforço da sua parte por causa da cobrança?
Cordy Rierson – Sempre que você está trabalhando com uma franquia há um esforço grande para assegurar que você está tratando a marca e seu legado com o devido respeito. Star Wars, por exemplo, é uma franquia mundialmente conhecida. Por causa disso, há muitas expectativas dos fãs atreladas à marca. Eles querem ver sabres de luz, cavaleiros jedi e stormtroopers ao lado dos personagens principais. O desafio é assegurar que você está dando ao público aquilo que ele quer e também ajudá-lo a descobrir novos conceitos que acrescentem e expandam o universo da franquia.
R7 – A evolução da tecnologia mudou a forma como os games, filmes e outros produtos são feitos. Qual o impacto desta evolução no trabalho de um produtor executivo?
Cordy Rierson – A tecnologia permitiu que experiências espetaculares ganhassem vida tanto no cinema quanto nos games. A inovação técnica permitiu que a criatividade e a inovação se expandissem além de seus limites. Os times técnicos e criativos do Rhythm & Hues [estúdio de efeitos visuais] produziram uma bela experiência, cheia de inovação para As Aventuras de Pi. O Kinect mudou o cenário para os jogos com sua interface natural de projetor infravermelho e câmera.
Desenvolver projetos com novas tecnologias é emocionante e desafiante. Você tem que estar disposto a tentar qualquer coisa, falhar rapidamente, aprender com seus erros e seguir em frente. É preciso tomar decisões difíceis com mais rapidez e abraçar a interação, enquanto absorvemos tanta pesquisa quanto nossos cérebros aguentam.
R7 – Os games são normalmente apontados como má influência e foram incluídos em discussões sobre a violência nos Estados Unidos. Você enxerga esta relação entre a indústria do entretenimento e atos violentos?
Cordy Rierson – Acho que qualquer perda de vida é triste, trágica. Também acredito que nós tememos o que não entendemos. É péssimo quando não podemos mais interpretar a diferença entre fantasia e realidade. Indiferente de para onde os dedos são apontados por cada tragédia sem sentido, eu acredito fundamentalmente que a educação e cura começam nos lares.
SERVIÇO
CG Extreme — 27 e 28 de abril de 2013
City Bank Hall — Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca
CEP 22775-00 – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 400 (meia) e R$ 800 (inteira) por dia; combro promocional dia 27 + 28 por R$ 700
Informações: (21) 2509-6323 / (21) 2221-5502
contato@cgextreme.com.br
www.cgextreme.com.br