15 anos de Episódio I (Parte 02): E se a Ameaça Fantasma tivesse sido lançado em 1977!?
Dando prosseguimento ao post que fiz sobre os 15 anos de Ameaça Fantasma. O pior filme da Saga, sendo considerado por muito fãs, mas não cabe aqui entrar nessa discussão, pois sou uns dos que gostam de Star Wars como um todo e sei apontar as coisas boas do famigerado filme que nos apresentou Jar Jar Binks. Mas farei isso num futuro KaminoKast: Desconstruindo Ep. I. Na verdade, o objetivo desse post seria falar sobre os bastidores, atores e mais curiosidades de Ep.I. Ouvindo o Podcast 33 do Grande Coisa, indicado aqui pelo nosso Supremo Chanceler Domingos Coelho, me dei conta que seria mais interessante fazer quase que o mesmo exercício de criatividade que o pessoal do Grande Coisa. Então, imaginei (viajei) quem seriam os atores na minha cabeça, é claro, que fariam Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma em 1977. Ao invés de naquele ano ter saído Uma Nova Esperança Ep.IV, que era tão somente, Star Wars!!!
O Roteiro: Bom, é sabido que George Lucas começou a desenvolver a história dos personagens em meados de 1972. E depois foi lapidando-a, depois de pelo menos duas versões diferentes do roteiro pronto, sendo que um desses roteiros virou a série em HQ da Dark Horse: The Star Wars. Não se sabe o que do Ep. I como o conhecemos estava lá, mas sabemos que Anakin sempre foi um dos protagonistas da Saga. E que por causa de orçamento, dificuldades técnicas da época (anos 1970) e o estilo narrativo do diretor que gosta de contar histórias pelo meio, onde os elementos da trama já estão presentes. Lucas optou por começar contando pelo o meio a sua saga espacial (Episódio IV). Ou seja, a Era Da Rebelião contra um Império Tirânico, que ascendeu depois de uma grande guerra. As Guerras Clônicas, que seria muito, mas muito complicado se mostrar, numa tela em 1977, do jeito que George Lucas imaginara.
Se Ameaça Fantasma fosse ser lançado em 1977, teríamos que fazer algumas concessões, vamos a elas: Nada de corrida de pods, ao invés disso, mostraríamos as habilidades do pequeno Anakin como um ”grande piloto” ajudando Obi-Wan e Qui-Gonn a fugirem de Tatooine ao serem perseguidos por Darth Maul e Droids da Federação, por exemplo.
Os Atores :
Qui-Gon Jinn (Sean Connery)
Para dar vida e peso ao grande Mestre Jedi que encontra ”Aquele que trará equilíbrio a Força”. Em 1999 Qui-Gon foi interpretado pelo o Grande Liam Neeson. Vindo do Arrebatador sucesso de A lista de Schindler, Neeson estava com 47 anos em 1999. Para o Qui-Gon de 1977, o cara perfeito para dar peso e sabedoria necessários para o Mestre Jedi, esse seria ninguém menos que Sean Connery! Que em 1977, estava com os mesmos 47 anos.
Obi-Wan Kenobi (Mark Hamill)
Partindo do conceito de “Destiny'”,presente em toda a Saga Star Wars, vamos usá-lo aqui nessa escalação também! Sendo assim, Mark Hamill, ao invés de interpretar o destemido Luke Skywalker, faria aqui o ponderado jovem aprendiz de Qui-Gon: Obi-wan-Kenobi.
Rainha Amidala/Padmé (Linda Blair)
Linda Blair, a garotinha que na década de 70 ficou marcada por interpretar a possuída Reagan. Em 1977, Blair estava com 18 anos. A mesma idade de Natalie Portman quando estrelou Episódio I em 1999. Na verdade, a personagem de Padmé em Ameaça Fantasma tem 14 anos. O que significa que as atrizes a fariam com 16 anos em suas idades reais já que os filmes de Star Wars demoram três anos para serem lançados.
E finalmente, o protagonista mirim, Anakin Skywalker: David Colin Jr.
Ator mirim, nascido em 1970, que se destacou por fazer uma série de filmes de terror até 1977. Seu último foi Schock de Mario Bava, um dos aclamados diretores de filmes de terror italianos. David Colin Jr parou de atuar exatamente em 1977. Hoje se dedica a carreira de Economista. Mas será que ele faria um papelzinho mais leve, o do notório escravo sensitivo a Força!?
E por enquanto é só. Na terceira e última parte do artigo, vejam quem escalei para: Darth Maul, Senador Palpatine, Capitão Panaka e Shimi Skywalker.