Os Fantasmas da Força! Afinal, eles existem?

– “Seus poderes estão fracos, velho”.
– “Não pode me vencer, Darth. Se você me atingir, ficarei mais poderoso do que pode imaginar”.
Obi-Wan Kenobi em luta com Darth Vader na primeira Estrela da Morte. Antes de se unir a Força!

anakin-skywalker-action-figure-1985

Os Fantasmas da Força, que ainda não foram muito bem explicados nos filmes…

Aqui vai mais um artigo da Série Point of View, que traz minha opinião acerca de curiosidades, fatos, etc de Star Wars, mais especificamente focadas nos seis filmes da saga, algumas baseadas em livros, outras são puro achismos mesmo. Sei que existem materiais que falam de conceitos, como: A Força viva, as classes jedi, etc. Mas aqui expresso uma opinião mesmo. E estou aberto a discussões.

Na segunda luta entre Ben Kenobi e Vader, ao ver Luke se aproximando Kenobi aponta seu olhar pra Vader e com um sorriso enigmático, se concentra e aparentemente se deixa vencer. Como todos viram, seu corpo some deixando a túnica, mas sua voz se projetava na mente de Luke até o fim do Filme. O mesmo fenômeno acontece a Yoda, e além da voz, Ben aparecia para Luke em forme de Espírito. Na trilogia clássica, nunca houve um tempinho pra se explicar essa “técnica” ou seja lá o quer for, e quase ao fim do Episódio III da segunda trilogia, ficou somente naquele diálogo rápido entre Yoda e Obi-Wan, onde o Mestre Jedi diz que ensinará a Kenobi como ele se comunicará com seu antigo mestre que retornou do mundo espiritual da Força. O mestre em questão, é Qui-Gon Jinn!

O PODER DE QUI-GON JINN!

Quem acompanhou a sexta temporada de The Clone Wars pode ver Yoda tendo seus primeiros contatos com o falecido mestre de Obi-Wan, gerando uma certa polêmica entre os Jedi, que achavam que o pequeno mestre Jedi estava ficando caduco ou biruta mesmo. Esse arco da sexta temporada foi bem interessante e explicativo. Contudo, a bem da verdade, É QUE YODA JÁ CONVERSAVA COM QUI-GON, BEM ANTES DAS GUERRAS CLÔNICAS!

Sei, que para os amantes de Clone Wars talvez não acreditem, mas tem uma cena do episódio II, logo após o massacre do povo da areia, pelas mãos de Anakin que mostra Qui-Gon Jinn projetando sua voz, na mente de Yoda em Espírito. Lembrando que O Ataque dos Clone é dez anos depois de Episódio I e três antes do fim de Guerras Clônicas. Pra quem ainda tiver dúvidas, basta ver a cena com os comentários de George Lucas, tanto em DVD quanto em Blu-Ray do Episódio II. A Voz que se projeta na mente de Yoda É DE QUI-GON JINN!!!

No roteiro original de A vingança dos Sith, que foi novelizado por Mathew Stover em forma de livro em Abril de 2005, Yoda chega a ouvir a voz do velho mentor de Kenobi, que lhe ensina como o amor e a compaixão são o caminho para a “Vida eterna”, mesmo sem CORPO FÍSICO! (o corpo de Qui-Gon e posteriormente de Vader foram cremados, lembram?). O Jedi explica que os Sith jamais alcançarão a eternidade no lado negro da Força por exaltarem a si mesmos. Yoda diz: “Seu aprendiz, eu me torno”, antes de ser convocado a sala de parto de Padmé por Bail Organa. Essa cena inclusive está no Episódio III, mas foi modificada no corte final! Mas é possível vê-la nos extras do Blu-Ray. Essa aqui, ó!!!

Quem tiver acesso aos extras do Blu ray da segunda trilogia verá essa cena com mais diálogos. Acreditem, é verdade!

O arco de Yoda em clone wars na sexta temporada, é interessante.Mas teve alguns equívocos....aqui ficou parecendo que era a primeira vez que Yoda falou com Qui-Gon.

O arco de Yoda em clone wars na sexta temporada, é interessante. Mas teve alguns equívocos, aqui ficou parecendo que era a primeira vez que Yoda falou com Qui-Gon.

FANTASMAS, PODEM VOLTAR A SER JOVENS!?

Bom, parece razoável o conceito de que só um Jedi, que entendeu o sentido da vida, pode virar Imortal. Esse conceito metafísico, filosófico e tal, está presente em diversas religiões, tal qual o cristianismo. O segredo está na compaixão, um conceito que é primordial para um Jedi, que segundo o próprio Anakin, que quase ao final de sua vida esqueceu isso, diz a Padmé no Episódio II, quando ela pergunta da castidade Jedi, Anakin diz: “União é proibido. Posse, é proibido. Mas, a compaixão, que eu definiria como amor incondicional, é primordial pra um jedi. Então somos estimulados a amar…” No episódio III, temos outro diálogo chave: “Os Sith se entregam as paixões por suas habilidades. Eles não pensam em mais nada, só em si mesmos”. Diz Anakin, e Palpatine contesta:

– “E os Jedi, não?”
– “Os Jedi, são altruístas. Eles só se importam com os outros”.

Porém, como a Ordem Jedi dessa era estava caduca, só um mestre questionador e sendo assim, fora do conselho Jedi, poderia descobrir o caminho para a imortalidade! Então, como Darth Vader, ao voltar a ser Anakin Skywalker, também se torna Imortal?

Eu entendo que, na sua redenção, Anakin foi altruísta, salvando Luke! Permitindo assim, o retorno dos Jedi, através de seu filho. Seu corpo foi cremado por Luke, mas a imortalidade é espiritual, como disse Qui-gon Jinn a Yoda.

Mas, tudo isso são opiniões baseadas em livros e artigos que li. E que podem mudar no novo cânone. Veremos no Episódio VII!!!

Se você, fosse um velho fantasma e tivesse a chance de reaparecer, com uma aparência mais jovem, não o faria...?

Se você fosse um velho fantasma e tivesse a chance de reaparecer com uma aparência mais jovem, não o faria?