9 detalhes que você não sabia sobre a música de Star Wars
Estava vasculhando a internet um dia desses e achei um artigo muito interessante no site do IGN Brasil sobre a música de Star Wars. Decidi trazê-lo, na íntegra, aqui para vocês. O textofoi escrito na primeiro pessoa, mas não sou eu, Domingos, quem escreveu, mas sim o Brian Albert, do IGN. Confira o texto logo abaixo:
Para a maior parte das pessoas, o nome Star Wars provavelmente remete a sabres de luz, à Millennium Falcon e à máscara do Darth Vader. Mas, para mim, o que realmente marca a série — e sempre marcou — é a lendária trilha sonora composta por John Williams.
Todo fã da saga é capaz de cantarolar a música tema de Star Wars, ou a cativante Marcha Imperial, mas poucos têm o conhecimento musical necessário para dissecar a obra de Williams. Para essa tarefa, nós unimos forças com David W. Collins, um homem que conhece a música e os sons de Star Wars como quase ninguém.
Collins é músico, dublador e ex-sound lead na LucasArts. Ele já trabalhou em mais de uma dúzia de jogos de Star Wars, e você pode ouvir a voz dele em The Force Unleashed, Battlefront II e muitos outros games. Collins e o veterano de rádio Jimmy Mac, da Rebel Force Radio, apresentam um programa mensal chamado Star Wars Oxygen. Lá, os dois explicam o trabalho de Williams para o resto de nós.
Eu comecei a ouvir o programa há alguns meses, e como um fã apaixonado por Star Wars, aprendi mais sobre a trilha sonora do que eu achava que seria possível. Aqui estão as nove coisas que eu não sabia sobre a música de Star Wars — e que eu acho que você também não sabe.
1. “Binary Sunset”, a icônica cena de Luke, originalmente tinha outra música
Até essa cena, Star Wars era uma história sobre bad guys com visuais legais, planos roubados e leite azul. “Binary Sunset” é a primeira vez em que nós temos tempo de parar e criar empatia por um de nossos heróis. Luke quer algo mais de sua vida, mas ele não consegue. Temos aí um problema humano.
A bela partitura de John Williams se intensifica até chegar muito perto de um melodrama. Para os fãs de Star Wars, é quase impossível pensar nessa cena com outra música, mas isso quase aconteceu.
Um box de músicas de Star Wars lançado há cerca de 20 anos incluía uma faixa chamada “Binary Sunset Alternate”, que você pode ouvir clicando no clipe acima. Diferentemente da cena a qual nós estamos acostumados, essa faixa alternativa é muito mais sombria. George Lucas pediu a John Williams para substituir a música com o tema que hoje nós associamos a Obi-Wan Kenobi e à Força.
Mandou bem, George.
2. Darth Vader tinha sua própria música tema antes da Marcha Imperial, mas ela desapareceu completamente
Darth Vader e a icônica Marcha Imperial são praticamente inseparáveis. No entanto, como Collins indica, a Marcha Imperial só passou a existir depois do lançamento de O Império Contra-Ataca, em 1980, três anos depois do primeiro filme.
Vader tinha sua própria música antes da famosa Marcha, mas como só é possível ouvi-la em Episódio IV: Uma Nova Esperança, ela foi esquecida. Para ouvir a faixa, é só clicar no clipe abaixo.
O tema lembra os antigos samurais, cujas armaduras inspiraram o traje de Vader. A música em questão é tocada logo no começo de Episódio IV, quando os Imperiais invadem a Tantive IV à procura dos planos roubados da Estrela da Morte.
3. A música da parada no final de A Ameaça Fantasma é, na verdade, o tema do Imperador Palpatine disfarçado
Esse é talvez o truque mais ardiloso de John Williams em Star Wars.
No fim de A Ameaça Fantasma, os Naboo e os Gungans se reúnem para celebrar a paz depois de derrotar o exército invasor da Federação do Comércio. Durante a parada, você ouve crianças cantando uma melodia animada. O “DNA” da faixa “Augie’s Great Municipal Band”, de acordo com Collins, vem da música tema do Imperador, que também é tocada no filme em sua forma mais óbvia, mas antes.
“[Williams] basicamente pegou um tom menor e colocou em um tom maior, e é a mesma construção rítmica”, afirma Collins.
Parabéns a todos por deixar Palpatine um passo mais próximo da dominação galática!
4. A épica música do Duelo dos Destinos foi influenciada por um poema celta sobre lutar com árvores
Aqui está outro momento de Star Wars em que a música é simplesmente inseparável da ação na tela. A partitura do “Duelo dos Destinos” é tocada durante a épica batalha Jedi x Sith no fim de A Ameaça Fantasma, e se tornou alguma das músicas mais reconhecíveis de Star Wars.
No clipe abaixo, Williams discute sua influência para a canção: um livro de folclore celta escrito por Robert Graves, chamado A Deus Branca. Nesse livro, há um poema sobre dois campos de árvores, animados e forçados a batalhar por um padre druida. A estrofe traduzida para o inglês, apontada por Williams é:
“Under the tongue root, a fight most dread, while another rages behind in the head.”
À procura de boas palavras com sons de vogais, Williams pediu a seus amigos em Harvard que traduzissem o texto do poema para várias outras línguas. A vencedora, ele decidiu, foi sânscrito, que trazia em seu dicionários palavras longas e suaves como “matah”, “korah” e “rahtahmah” — claramente ouvidas durante o Duelo dos Destinos.
5. A música que você ouve quando a Millennium Falcon se aproxima da Cidade das Nuvens é um aviso
A Cidade das Nuvens foi um lugar muito, muito ruim para nossos heróis. Lá, Han Solo foi torturado e congelado em carbonite, Luke Skywalker perdeu uma mão e descobriu uma verdade terrível, enquanto C-3PO foi despedaçado.
Apesar da cidade ser linda e de Solo parecer confiar em seu velho amigo, Lando Calrissian, John Williams usou a música para sutilmente nos avisar que o lugar não é tão seguro quanto parece. Conforme a Falcon se aproxima, é possível ouvir o único uso de vocais na trilha de O Império Contra-Ataca.
“Michael Matessino (que ajudou a mixar músicas para a trilogia de Star Wars), disse na edição especial da trilha sonora que a música parecia o canto de uma sereia”, falou Collins. Sereias, de acordo com a mitologia grega da Odisseia de Homero, atraíam os marinheiros à destruição com lindas canções.
Se pelo menos o Almirante Ackbar estivesse lá…
6. George Lucas fez uma mudança musical enorme na cena em que Luke se rende a Darth Vader
Em uma das cenas mais importantes de O Retorno de Jedi, Luke deixa seus amigos rebeldes e se rende a Darth Vader em Endor. Os dois conversam em particular e Luke tenta apelar para o que ainda há de bom em Anakin Skywaller.
“Eu posso sentir o conflito em você. Abandone o seu ódio!”
Quando a cena termina, Vader olha contemplativamente para a janela, enquanto uma música ameaçadora é tocada sobre o barulho de seu respirador. Originalmente, a cena terminaria de uma forma diferente, com um pedaço da música tema de Luke (a principal música de Star Wars), mas George Lucas quis trocar a faixa.
Essa mudança pode parecer pequena, mas, tonalmente, é uma grande coisa. Na versão original, Vader manda Luke para o Imperador e nós somos deixados no escuro. Nessa versão, nós ficamos sabendo, por meio da música, que parte do apelo de Luke chegou, sim, a afetar Vader.
Se essa pista tivesse sido deixada de fora, será que o retorno à luz de Vader na sala do trono do Imperador teria sido menos emocionante? Nós nunca iremos saber, mas é divertido pensar sobre isso.
7. A assustadoramente silenciosa batalha entre Luke e Vader na Cidade das Nuvens originalmente tinha música
A música de Star Wars é tão icônica e poderosa que, quando ela não está lá, nós realmente notamos a sua ausência.
Quando Luke luta com Vader pela primeira vez, ele não está pronto para o desafio e nós sabemos disso. A tensão da cena é ampliada pelos assustadores barulhos da câmara congelante de carbonite. Os sons mecânicos das plataformas, da fumaça saindo pelos canos e até mesmo os ruídos provocados pelos sabres de luz dão o tom de tensão.
John Williams gravou muitas músicas extras que não foram usadas neste filme, e essa cena é um exemplo disso. Ouça a diferença no clipe do Oxygen abaixo.
Eu tenho que concordar com o pessoal do Oxygen: a música é ótima, porém desnecessária. Nesse caso, o silêncio funciona mais.
8. O tema de Luke e Leia saiu direto da música principal de Star Wars
Embora não seja tão reconhecível quanto o tema de Han e Leia, que nós ouvimos toda hora em O Império Contra-Ataca, a música de Luke e Leia é linda e tem uma ótima história de origem.
“Ela tem uma vibe emocional, mas melancólica”, explica Collins. “A primeira vez em que você ouve essa música é quando Luke e Leia estão conversando na vila Ewok sobre seus pais.”
Como Collins aponta, se você tirar o ritmo das primeiras notas da principal música de Star Wars e tocá-las separadamente, o DNA para o tema de Luke e Leia aparece e se torna claro.
9. A música foi retirada da cena em que Luke conversa com Obi-Wan em Dagobah, depois que Yoda morre
Como foi mencionado acima, várias cenas de O Império Contra-Ataca tiveram músicas gravadas especialmente para elas que depois foram cortadas. Em O Retorno de Jedi, no entanto, isso acontece apenas uma vez, quando Luke conversa com Kenobi em Dagobah sobre assuntos como a morte de Yoda, o confronto com Vader, e Leia.
Como aconteceu na cena da câmara congelante, o ambiente, com sua água borbulhante e barulhos distantes de criaturas do pântano, fazem a maior parte do trabalho.
Repare que, porque nós estamos acostumados ao silêncio, a revelação de Luke e a música-tema de Leia, logo em seguida, chamam muito mais atenção.
Fonte: IGN Brasil