A Caverna! O Ponto de convergência da Força!
Quando o Jedi está em busca de respostas, a Força o leva a um lugar que é FORTE COM O LADO NEGRO! Foi assim com Luke. Foi assim com Rey. Saiba o que significa o “mito da caverna” em Star Wars.
A caverna em Dagobah
Em O Império contra-Ataca (1980), a sequência do primeiro filme da franquia Star Wars (1977) Luke Skywalker precisa amadurecer e se fortalecer como um Jedi. Obi -Wan não pôde treiná-lo. O destino mudou as coisas e agora cabe a Yoda, o Mestre Jedi certo para treinar o filho de Skywalker. Nos primeiros dias de seu treinamento em Dagobah, lar e refúgio de seu novo mestre, Luke precisa explorar uma caverna por determinação de Yoda. Seu pequeno tutor verde está sério, pois sabe o que pode acontecer lá e prepara seu discípulo para encontrar o que lá existe.
O aprendiz terá que encarar a si mesmo e seus medos. E quando Yoda diz: “Suas armas, precisar delas não irá”. O fato de Luke não aquiescer o conselho do mestre, detona sua fraqueza como Jedi. “Ele ainda precisa de blasters e do sabre de luz. Isso mostra o quão é fraco,” segundo Irvin Kershner, diretor do Episódio 5, nos comentários em áudio do DVD/Blu-ray do filme. “Qualquer um que precise de armas é fraco” explica o diretor sobre as escolhas do protagonista da saga naquela trilogia.
“Em parte, adentrar a caverna é aprender sobre a Força” explana o criador da Franquia, George Lucas, na mesma faixa de comentários do filme, que continua dizendo que “aprender com o fato de que se a Força está com você, ao mesmo tempo, VOCÊ cria suas próprias MÁS VIBRAÇÕES. Se pensar coisas ruins, agir de maneira maldosa e trazer MEDO para situação, terá de se defender ou sofrer as consequências.” Isso conversa diretamente com uma das fala de Obi-Wan em Uma Nova Esperança, que diz que “a Força controla em parte suas ações, mas também obedece aos seus comandos“.
No caso de Luke, adentrando a caverna com o sabre significa que entrará em combate! “Se não o levasse, não entraria” explica George. “Ele está criando essa situação em sua MENTE. Em um nível mais amplo, isso fez com que seu pai, Anakin Skywalker, se tornasse Vader. Ao levar a espada, Luke demonstra ter a mesma capacidade de se tornar um Darth Vader, se escolher o caminho do ÓDIO, MEDO, e usando de armas para se valer, quando o caminho Jedi está ligado a COMPAIXÃO, BONDADE, ALTRUÍSMO.” Na caverna em Dagobah, Luke Skywalker entende que ele enfrenta a si mesmo. Ele é o seu próprio inimigo.
A gruta em Ahch-To
Rey está na ilha não somente para trazer o último Mestre Jedi de volta a ação, mas está buscando UM GUIA! Alguém que lhe dê as respostas de que precisa, sobre esse “poder” que despertou dentro dela e mais do que nunca, sobre si mesma. Sobre seu papel no universo.
A caverna de espelhos, um eco da caverna de Dagobah. Rey mergulha e encontra uma gruta, até então estava proibida de entrar lá. O lado mais SOMBRIO daquela ilha. Diferentemente de Yoda, Luke não queria que Rey “adentrasse a caverna”, no entanto a própria FORÇA chamou Rey.
“Isso me levaria a algum lugar. E que no fim, me mostraria o que eu vim ver. A Verdade.”
Rey, explicando a Kylo Ren o porquê de ter entrado na caverna. Em Star Wars – Os Últimos Jedi (2017)
Rian Johnson, diretor de Os Últimos Jedi, faz um paralelo sobre “o que seria mais complicado em termos de conflito (força motriz da trama) com Luke Skywalker ao saber que Darth Vader era o seu pai é a busca de Rey sobre suas origens, seu papel no universo.”
Em Império, quando Luke descobre que seu pai não era o valoroso Jedi que Ben Kenobi mencionou, mas sim seu pior inimigo, “retira todas as respostas fáceis, fazendo-o encarar a coisa mais difícil: ‘Não tenho apenas um vilão que posso odiar’. Na verdade, o que ele achava ser o vilão, fazia parte dele,” explica Rian Johnson.
Para Rey é o oposto total. “Se contassem a ela que é LIGADA a essa pessoa (Luke Skywalker) ou Han e Leia, seria a coisa mais FÁCIL de se ouvir. É tudo o que ela quer. E definiria de imediato o seu LUGAR, O SEU PAPEL NO UNIVERSO.”
O equivalente a: “Não, eu sou seu pai” para Rey é: “Não. Você está por CONTA PRÓPRIA. Não há respostas FÁCEIS aqui para você. Terá que descobrir as respostas sozinha.”
Em minha opinião, Rey até já sabia a verdade sobre seus pais e sabe o seu papel na Galáxia. Ela é altruísta. Sabe que pode usar a Força para o BEM, e até pode trazer o filho de Han Solo para LUZ. Contudo o fato de estar sozinha em sua busca por respostas, já que Luke a PRETERIU, a fez BLOQUEAR de si mesma a verdade! Até que Kylo Ren a fizesse retirar de si própria a resposta que buscava.
“Que a Força esteja com você, Mas deixe um comentário.”