A criação do Exército de Clones

Desde a estreia de Star Wars: O Ataque dos Clones em 2002, as circunstâncias em torno da criação do exército de clones eram misteriosas. Não apenas os clones foram fabricados cerca de 10 anos antes de Obi-Wan Kenobi descobrir a instalação de clonagem, mas a existência do planeta de clonagem Kamino foi de alguma forma apagada dos Arquivos Jedi. O primeiro-ministro de Kamino, Lama Su, afirmou que um Jedi com o nome de Zaifo Vias foi a pessoa que solicitou os clones para a República, mas a história de Zaifo Vias também está cheia de mistério. Vamos analisar tudo o que sabemos sobre esse mistério para ter uma ideia completa de como o exército de clones foi criado.

O Mestre Jedi Zaifo Vias era conhecido por suas visões às vezes enigmáticas do futuro. Em algum ponto antes da invasão de Naboo pela Federação do Comércio, Zaifo Vias previu um grande conflito na República. Ele sugeriu ao Conselho Jedi que um exército seria necessário para a República lidar com a guerra que se aproximava. Os outros mestres do Conselho expressaram preocupação por seus companheiros Jedi e encorajaram Zaifo Vias a não agir com medo de sua visão. No entanto, sua sugestão ridícula de criar um exército o faria ser removido do Conselho.

Apesar da advertência do Conselho, Zaifo Vias assumiu a responsabilidade de solicitar um exército para a República. Ele contatou pessoalmente o Primeiro Ministro Lama Su de Kamino e solicitou a criação de um exército de clones, fingindo que era um pedido do Senado Galáctico.

Com os detalhes do exército sendo desenvolvidos, Zaifo Vias voltou para seus deveres Jedi habituais. A pedido do Chanceler Finis Valorum, Zaifo Vias e o ajudante de Valorum, Silman, foram encarregados de uma missão secreta para lidar com o Sindicato Pyke em Oba Diah.

Enquanto isso, nas sombras, Darth Sidious tramava uma maneira de “roubar” o exército que Zaifo Vias havia solicitado. Não se sabe como ele descobriu a criação – mas ele é um Lorde Sith e mestre da manipulação, então não duvido de suas habilidades. Em conluio com Sidious, o Conde Dookan pagou aos Pykes para matar Zaifo Vias. E então, os Pykes fizeram o que receberam e explodiram a nave Jedi no céu perto de Oba Diah. Zaifo Vias morreu no acidente e seu corpo foi entregue a Dookan, que o levou para Felucia e informou a morte de Zaifo Vias como resultado do conflito local. Dookan então assumiu a identidade de Zaifo Vias para continuar o relacionamento com os Kaminoanos e garantir os clones para Sidious. Usando o nome Tyranus, ele contratou Jango Fett como modelo para os clones e garantiu que todos fossem equipados com chips inibidores – pequenos dispositivos implantados em todos os clones que eventualmente os levariam a atacar os Jedi nas Guerras Clônicas.

E é assim que o exército de clones foi criado. Claro, durante as Guerras Clônicas, os Jedi estavam próximos de descobrir a verdade da criação do exército clone, apenas para as respostas serem frustradas pelo Conde Dookan. (Ele estava bastante comprometido com toda a coisa do “Senhor Sith”.)

Artigo traduzido do site StarWars.com