Alan Ladd Jr, um dos responsáveis pela existência de Star Wars, morre aos 84 anos
No último dia 2 de março, faleceu aos 84 anos o histórico produtor de cinema Alan Ladd Jr., que ao longo de sua longa carreira produziu muitas obras-primas atemporais.
Os fãs de Star Wars, devem muito a ele, pois ele foi praticamente o único que acreditou no projeto de George Lucas antes de 1977.
Como todos sabemos, a “gestação” de Star Wars foi longa e conturbada. O roteiro de George Lucas foi repetidamente rejeitado: a rejeição pela Universal Pictures foi famosa, que o considerou incompreensível. O único a acreditar no talento visionário do diretor foi Alan Ladd Jr., que, naqueles anos, era presidente da 20th Century Fox. Ele decidiu aceitar e financiar o roteiro de Lucas, impressionado com o trabalho anterior do diretor, Loucuras de Verão.
O filme também teve muitos problemas durante seu desenvolvimento, principalmente devido ao estouro do orçamento: também aqui a contribuição de Ladd Jr. foi decisiva, pois ele auxiliou o financiamento quando o Conselho de Administração decidiu interromper a produção, garantindo pessoalmente no projeto. Na época esse risco poderia ter sido caro, mas como sabemos mais tarde valeu a pena.
Ele mesmo relata esses eventos no belo documentário Empire of Dreams: The Story of the Star Wars Trilogy, que você encontra no Disney Plus. Mas a contribuição de Alan Ladd Jr. para o mundo do cinema certamente não para por aí.
Nos anos em que foi presidente da 20th Century Fox, além de Star Wars, também foi feito Alien. Em 1979 fundou sua própria empresa, The Ladd Company, com a qual produzirá filmes icônicos como Blade Runner, ou recordes de bilheteria como Loucademia de Polícia. Destacam-se também as produções dos anos 90, incluindo A Família Sol, Lá, Si Dó e, principalmente, Coração Valente. Nos anos 2000 chegam outros excelentes filmes como Medo da Verdade.