Colin Trevorrow e Derek Connolly serão creditados no Episódio 9
Antes de J.J. Abrams voltar para o universo de Star Wars, após o sucesso gigantesco de O Despertar da Força, era Colin Trevorrow que dirigiria o Episódio IX. Ele e Derek Connolly, com quem trabalhou em Jurassic World, escreveram um roteiro para o último filme da Saga Skywalker, que acabou não agradando à Lucasfilm, e havia sido, em tese, completamente descartado quando Abrams tomou a posição. Fontes do Collider, no entanto, indicam que Trevorrow e Connolly ainda receberão créditos pelo filme, colocando em questão o que de fato restou do trabalho dos dois no roteiro do agora nomeado Star Wars: A Ascensão Skywalker.
Segundo a notícia, J.J. Abrams e Chris Terrio receberão créditos de screenplay, indicando que o roteiro foi feito pelos dois; George Lucas receberá créditos pela criação dos personagens; e Colin Trevorrow e Derek Connolly, junto a Abrams e Terrio, receberão créditos de story by, indicando que todos os quatro contribuíram na ideia geral da história do filme. A decisão foi estabelecida pelo Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA), indicando, assim, que elementos propostos pela história original de Trevorrow e Connolly permaneceram no roteiro escrito por Abrams e Terrio, sendo necessário os créditos para os roteiristas anteriores, assim como parte dos resíduos do filme.
Detalhes sobre a saída de Trevorrow do projeto nunca vieram à tona, e não se sabe o que de fato havia sido proposto por ele e Connolly para a história. É provável que os créditos apenas indiquem o uso de uma ideia geral muito intuitiva, que não poderia ser ignorada por Abrams e Terrio. É interessante notar também que nada feito por Jack Thorne, contratado previamente pela Lucasfilm para contribuir para o roteiro do Episódio IX, foi aproveitado.
Star Wars: A Ascensão Skywalker tem estreia marcada para 19 de dezembro no Brasil.
Fonte: Cinema com Rapadura