Editor do Episódio 8 fala sobre construção da sequência com Amilyn Holdo
[Cuidado: spoilers a seguir]
Bob Ducsay, o editor de Star Wars: Os Últimos Jedi, falou sobre o processo de construção da sequência final de Amilyn Holdo, em que ela se sacrifica para salvar os membros restantes da Resistência (via Collider).
“O que é mais interessante é que a forma como o impacto funcionou foi criado no storyboard. E quando você vê isso com os storyboards, é muito difícil de entender. Tivemos as primeiras iterações de efeitos digitais do ILM [Industrial Light & Magic, estúdio de animação e efeitos especiais] e realmente não tinha funcionado. Nós meio que repensamos como isso funcionaria e, quando aconteceu, de repente fomos de ‘não tenho certeza de como isso vai funcionar’ para ‘isso é obviamente fantástico!’. Então todo o resto do processo, colocando os efeitos especiais finais, foi muito rápico e surpreendentemente fácil para nós. Não somos quem executa os efeitos visuais, mas o design da cena, nós basicamente tivemos uma epifania durante a pós-produção.”
Segundo Ducsay, boa parte do mérito da cena se deve à ausência de música.
“Outra coisa, o jeito como a trilha ficou é simplesmente fantástico, porque é crescente. A trilha de John Williams e os efeitos sonoros, estão construindo esse crescente e, então, tudo vai embora e é somente a mais ínfima atmosfera. Você consegue sentir o público, por causa do contraste significativo entre som e imagem. Quer dizer, é incrível. Aliás, foi tudo ideia do Rian [Johnson]. Ele tinha isso na cabeça, como funcionaria e, apesar de termos feito alguns ajustes, a cena sempre seguiu essa direção.”
Fonte: Omelete