Em uma banca muito muito próxima de você!

swcomic

“O ano de 2015 é o ano de Star Wars”!

Quem ainda não ouviu esta frase até agora, com toda certeza ouvirá. O Episódio VII está por vir e o primeiro trailer oficial foi divulgado, deixando a comunidade nerd/geek em polvorosa. Além disso, romances, quadrinhos e diversos outro produtos (como boardgames, jogos de miniaturas e RPG’s) continuam sendo lançados.

Mesmo após a declaração dos responsáveis pela continuidade da franquia de que o Universo Expandido não seria mais considerado oficial para a ordenação canônica de Star Wars, os fãs continuam se interessando e buscando material além dos filmes e séries de TV.

Aproveitando a deixa, algumas editoras resolveram ressuscitar a marca Star Wars nos quadrinhos brasileiros, trazendo material do Universo Expandido para nossas bancas.

Aproximadamente quatro anos depois do cancelamento dos quadrinhos mensais publicados pela Editora On Line e nove anos após as publicações da Ediouro serem canceladas, duas outras editoras dão vida aos sonhos de muitos fãs. A Editora Planeta DeAgostini (já conhecida entre os fãs de SW por lançarem coleções de miniaturas fantásticas dos personagens e naves mais famosas das galáxias) e a Editora Panini lançaram no finalzinho do ano passado produtos com o selo Star Wars no mercado brasileiro.

A primeira editora apresentou uma coleção de luxo, os “Comics Star Wars”, com lançamentos quinzenais de revistas de capa dura com diversos arcos bastante famosos dentro do UE de Star Wars. Algumas das estórias mais importantes e famosas farão parte da coleção a exemplo de Clássicos Star Wars, A Guerra dos Clones, Império Negro, Império Vermelho, dentre outros.

 

star wars comics

 

Já a Panini, chega com muita força com quadrinhos mensais sob o selo Legends, além de arcos extras que serão lançados regularmente pela editora.

starwars_legends-820x420

Segue um breve review de dois lançamentos das respectivas editoras, Star Wars Clássicos 1 e Episódio I: A Ameaça Fantasma.

 

Star Wars Clássicos 1 – Planeta DeAgostini

ComicsStarWarsV01-196x300

A primeira edição dos “Comics Star Wars” lançados pela Planeta DeAgostini apresenta 11 estórias e um acabamento impecável. A capa dura e o papel de excelente qualidade são dos principais atrativos desta coleção (os outros números seguem o mesmo padrão).

O conteúdo é também algo interessante. Os seis primeiros capítulos tratam-se de uma adaptação do “Episódio IV – Uma Nova Esperança” para o universo dos quadrinhos. A adaptação é feita pelo roteirista Roy Thomas, que já foi redator chefe da Marvel e foi o responsável pela introdução do personagem Conan nos quadrinhos.

As cinco outras estórias dão sequência aos acontecimentos do filme e três delas seguem nas mãos de Roy (as outras duas são escritas por Don Glut e Archie Goodwin – ambos de extrema importância ao universo SW).

Sobre o que esperar do material, podemos considerar que a tradução e a parte de adaptação do roteiro original do filme são excelentes, porém, as estórias subsequentes não são tão sensacionais. Os roteiristas se perdem um pouco em alguns pontos, como na estória intitulada “Os oito campeões de Aduba-3”, onde personagens caricatos ao extremo são apresentados. Alguns deles chegam a ser desanimadores, como uma versão Jedi de Dom Quixote chamado Don Way-Kithotay e uma cópia do Pernalonga (sim, é isto mesmo que você ouviu), um homem-coelho chamado Jaxxon. Outros pontos das estórias fogem muito do clássico que se vê nos filmes de SW, mas não vou entrar em detalhes para não soltar “spoilers” para quem ainda não leu.

Apesar desses pontos críticos, acho que os verdadeiros fãs de Star Wars não podem deixar de comprar esta coleção maravilhosa, mesmo porque outros arcos virão e poderão agradar.

  Star Wars – Episódio I – A Ameaça Fantasma – Panini Comics

Star-Wars-Panini2

A Panini não deixa nada a dever com esta edição de luxo da adaptação do “Episódio I – A Ameaça Fantasma”. Capa dura e papel de excelente qualidade, com uma arte muito bonita desenvolvida por Rodolfo Damaggio (ilustrador brasileiro com trabalhos pela DC Comics), Al Williansom (renomado ilustrador norte-americano) e Dave Nestelle (criador do “Rogue Squadron” de X-Wings).

O roteiro adaptado é de autoria de Henry Gilroy e não apresenta grandes surpresas (apenas modificações sutis em pequenas cenas do filme, mas que não mudam o conteúdo principal).

A revista pode parecer algo como “mais do mesmo por favor”, mas passa longe do entediante. É emocionante reviver os momentos do filme em uma mídia diferente, ainda mais aos fãs da leitura.

Com dois lançamentos destes em nossas bancas e com a promessa de continuidade e sucesso por parte dessas duas editoras, nós, fãs de Star Wars só podemos agradecer e nos concentrar em nossas meditações Jedi para que novos títulos de qualidade continuem sendo lançados.

Os tempos obscuros para os quadrinhos de uma galáxia muito muito distante parecem ter ficado pra trás desta vez… e esperamos que não haja um novo cancelamento como em tempos passados (o que parece bem improvável devido ao momento de entusiasmo e ansiedade pelo novo filme).

Ficamos na torcida, e pra não perder o costume… Que a Força esteja com vocês!

Star-Wars-Jawa-Money-Bank