Episódio IX fechará questões concebidas décadas atrás, diz J.J. Abrams
O diretor J.J. Abrams declarou, em entrevista ao Fast Company (via Slash Film), que Star Wars: Episódio IX fechará grandes questões da franquia, concebidas décadas atrás:
Eu tinha alguns instintos sobre o caminho que a história teria seguido. Mas sem entrar em muitos detalhes do episódio oito, aquela era uma história que Rian [Johnson, diretor de ‘Os Últimos Jedi’] escreveu e estava contando baseada no sétimo, antes de nos encontrarmos. Então ele estava levando a coisa em outra direção. Por isso nós tínhamos de responder [à questões abertas] ao Episódio VIII. Por isso, nosso filme não foi somente seguir o que havíamos começado em ‘O Despertar da Força’, mas seguir o que havíamos começado e então avançado por outra pessoa. Então tinha isso e, finalmente, resolver nove filmes. Ainda que haja algumas ideias maiores e questões de maior escopo, que haviam sido concebidas décadas atrás, e muitas ideias que Lawrence Kasdan e eu tivemos enquanto fazíamos o Episódio VII, a falta de absoluta inevitabilidade, a falta de uma estrutura completa pra essa coisa, dado o jeito que estava sendo conduzida, foi um imenso desafio.
Aparentemente, o caminho seguido por Rian Johnson levou a história por um caminho que Abrams não esperava. Enquanto seus planos para um possível Episódio VIII levariam a história por tal rumo que tornaria os acontecimentos do Episódio IX inevitáveis, as escolhas de Johnson abriram inúmeras possibilidades.
Uma vez aceito o desafio, o diretor não teve tempo a perder. Comparando a experiência com seu trabalho em Lost, seriado que o revelou para o mundo da ficção-científica, o diretor expôs como foi não ter tempo de pensar demais:
Não estou reclamando quando digo isso, mas era ter que fazer decisões baseadas em instinto. Quando Damon Lindelof e eu criamos ‘Lost’, nós essencialmente tivemos 12 semanas para escrever, escalar o elenco, filmar, editar e transformar em um piloto de duas horas com grande elenco. E foi um tempo excessivamente curto. O benefício foi que não tivemos tempo de pensar demais. Não houve tempo para notas de estúdio que muitas vezes te levam a posições laterais e te fazem ajustar coisas – morte por mil cortes – para um lugar em que algo não se parece com o que deveria e você não se lembra por que ou como você chegou ali.
Star Wars: Episódio IX tem estreia marcada para dezembro de 2019.
Fonte: Cinema com Rapadura