“Eu preciso de alguém que mostre o meu lugar nisso tudo”, análise do intrigante trailer de Os Últimos Jedi
Muito mais do que revelador, eu diria que o trailer de Star Wars Episódio VIII – Os Últimos Jedi foi INTRIGANTE! Ou somente nos tentou pregar peças, mas ao que parece a trama do novo filme da saga espacial sob o comando da Disney, com direção de Ryan Johnson, estará repleta de reviravoltas e cenas impactantes! Com base no trailer lançado por volta das 23:00 desta segunda-feira, 09/10/2017, o texto abaixo traz uma análise parcial do que o filme pode nos reservar.
Como fora bem dito por executivos, declarações do próprio diretor e dentre outras pessoas que já tiveram a “sorte” de ver o filme antes dos reles mortais, esse último trailer nos mostra que de fato esse filme será o mais “diferente” de todos os outros episódios da franquia, e não uma mera cópia de O Império Contra-Ataca como muitos pensavam.
Outro detalhe que se confirmou no trailer é que realmente o primeiro ato começará de onde o episódio VII parou, então veremos Luke segurar o “sabre de luz de seu pai” desde que o perdeu lá em Bespin! (O que será que fizeram com a mão dele?!) Também vemos fragmentos de cenas do treinamento de Rey em Anch-to e ainda uma forte hesitação num misto de “pavor” ou mesmo receio do último Jedi em ver a extensão do poder de Rey com a força! A garota simplesmente é capaz de abrir uma enorme fenda na ilha! “Vi essa força bruta apenas uma vez. Na época não me assustou. Agora assusta”. Será que Luke Skywalker viu essa mesma capacidade descomunal em seu sobrinho Ben, que por sua vez o traiu e foi pro lado negro, como já sabemos?
Presumivelmente, o mestre Jedi teme que possa falhar novamente ao treinar Rey, por isso o assombro e oscilação quando ela começa a liberar seus poderes. Uma das “prováveis” consequências dessa preterição de Skywalker ao treinamento da garota mostra mais à frente no trailer (o que pode ser apenas um engodo) que ela buscará um possível novo mestre. “Eu preciso de alguém que mostre o meu lugar nisso tudo.” E eis que vemos ninguém menos que Kylo Ren oferecendo a mão, como quem oferece amparo para a protagonista da saga. Ou é simplesmente mais uma “estratégia” para enganar o público. Há quem diga que as cenas estão desconexas e outros rumores ainda apontam que faz parte da campanha publicitária da Lucasfilm para “aparentar” que Luke Skywalker está, ou já foi, ou ainda vai para o lado negro da força. Acredito que seja puro marketing.
“Deixe o passado morrer”
Ao final de O Despertar da Força, vemos o supremo líder Snoke declarar que “completará o treinamento” de Kylo Ren. Matar o pai, Han Solo, foi meio que um teste final para o vilão saber se seu aprendiz ainda mantinha algumas amarras com seu passado. O trailer mostra que sim! Ben ainda mantem laços familiares. Numa emblemática e dramática cena, vemos o antagonista hesitando em disparar contra a própria mãe, a General Leia! O trailer, então, não deixa claro, no meu ponto de vista, que Kylo chegou a completar esse treinamento. Muito por causa desses laços com o passado que ele ainda mantêm.
Conjecturando, receio que o personagem chegará ao ponto de trair seu mestre, quando este o mandar ir em busca de Rey e/ou Luke em Anch-To, conforme apontam alguns rumores; lá ocorrerá uma batalha entre Kylo Ren, Luke, Rey e os cavaleiros de Ren e ao final desse duelo (que deverá ser a apoteose desse filme) Rey deve pedir ajuda do próprio Kylo, o mestre dos cavaleiros de Ren, como já fora estabelecido no Ep. VII. “Eu preciso de alguém que mostre o meu lugar nisso tudo”. Será que Ben, e não Luke, é quem irá completar o treinamento da mais poderosa sensitiva à Força, jamais vista?!
Adam Driver, responsável por viver Kylo Ren, comentou em declarações passadas que devemos “esperar o inesperado” dele. Será que Kylo Ren, ou Ben, juntamente com Rey é que trará um novo equilíbrio a Força?! Ou o vilão quer tão somente levar a garota ao lado negro da Força?
“Somos a faísca que acenderá a chama que destruíra a Primeira Ordem”
Outra sugestão do trailer é que, assim como em O Império Contra-Ataca, a Resistência não terá muito o que comemorar. Pois além das perdas irreparáveis, a Primeira Ordem virá equipada de todo um novo arsenal bélico não-visto no filme anterior. Assim, teremos grandes batalhas épicas tanto no espaço como no novo planeta chamado de Crait. Personagens como Poe, Finn e até mesmo a General Leia, sem esquecer é claro da nova personagem Rose, estarão em sérios apuros! Quase bem próximos de perder as esperanças. “Somos a faísca que acenderá a chama que destruíra a Primeira Ordem” foi uma das melhores frases ditas pelo piloto Poe Dameron no trailer.
Ainda teremos Finn numa missão de espionagem, onde ele e Rose estarão disfarçados de oficias da Primeira Ordem. Rumores apontavam que essa missão tinha a ver com investigar algo relacionado a Snoke. Aparentemente, Finn será descoberto e daí terá de lutar com a Capitã Phasma, que terá a chance de se redimir com os fãs por tomar um posto que pertence a Boba Fett! 🙂 “Se você já teve um chefe ruim na vida, você vai querer ver essa cena,” escreveu o ator John Boyega no Twitter sobre uma de suas cenas no trailer que mostra que seu personagem terá um embate com a Capitã Phasma (Gwendoline Christie), que era sua superior na Primeira Ordem.
“Cumpra o seu Destino”
Finalmente, o Líder Supremo Snoke apareceu em carne e osso (ou não!?) no trailer de Os últimos Jedi! Também ouvimos uma narração em off do vilão no início, assim como foi no primeiro Teaser dessa nova trilogia. Acredito que, tal qual aquele Teaser, ele esteja falando de Kylo Ren: “Quando encontrei você, vi um poder bruto, incontrolável e, além disso, algo verdadeiramente especial.” Snoke tem um grande interesse em Ben e no seu poder, obviamente. “Snoke só quer você pelo seu poder. Depois irá descartá-lo” como disse Han Solo em seu fatídico reencontro com o filho. Contudo, acredito que o interesse do vilão deverá mudar quando ele sentir, ou mesmo presenciar, as habilidades de Rey e o seu poder com a Força. O trailer dá a impressão de que Rey terá um embate com o líder da Primeira Ordem, só que antes terá que enfrentar a sua guarda pessoal, “A Guarda Pretoriana”.
Pela primeira vez também veremos o vilão usar seus poderes e que, mesmo não sendo presumivelmente um Sith, seu poder é forte com o lado negro da Força, o que foi bastante empolgante, bem como todo o trailer! Recheado de drama, ação e mistério! A única ressalva fica por conta da persona de Luke Skywalker que demonstrou estar profundamente abatido e assustado devido a tudo que aconteceu nesse hiato entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. No entanto, o trailer cumpriu bem a sua função de empolgar e instigar os fãs.
E você, caro leitor? O que achou desse formidável trailer?
Que a Força esteja com você, mas deixe um comentário.