Expurgo – Último suspiro dos Jedi (Resenha Rápida)

Capa da HQ Star Wars – Expurgo: Último Suspiro dos Jedi

Quando se trata de universo expandido, pensamos em inúmeras histórias que nos cativaram e nos transportaram para aquela realidade. As  hqs (historias em quadrinhos) costumam ser o principal veículo desse meio. Podemos acompanhar momentos que correm paralelos aos filmes, e por  essa razão nos ensinam um pouco mais sobre aquele mundo e suas personagens.

A hq Star Wars “Expurgo – Último Suspiro dos Jedi” nos apresenta como protagonista, Darth Vader , o lorde sombrio dos sith, que encontra-se em suas funções no recém formado Império. A ordem 66 havia acontecido há pouco tempo e não fora 100% efetiva, graças aos Jedi Obi Wan Kenobi e Yoda que enviaram uma mensagem de alerta ao restante da ordem. Vader ainda estava no encalço dos guerreiros do lado luminoso, principalmente com intuito de realizar sua vingança contra seu antigo mestre. Palpatine tenta alertá-lo sobre o excesso de ódio, algo que tende a nublar o raciocínio lógico. O imperador sabe que isso pode levar seu aprendiz por um caminho de descontrole.

No outro pólo dessa história encontramos uma dupla de Jedi remanescentes, o mestre Choi, de raça alienígena e modo de falar idêntico ao do mestre Yoda. E a cavaleira chamada Bultar Swam, que tem uma aparência humana. Eles tinha acabado de enfrentar um grupo de soldados clones, cada um a sua maneira,  e por coincidência acabaram se encontrando no mesmo local. Durante a conversa eles se informaram sobre uma reunião dos Jedi sobreviventes que aconteceria sob comando de Obi Wan Kenobi. Do lado do Império,  Darth Vader intercepta a mensagem enviada, e descobre sobre a tal reunião. E é aí que começa o plot dessa hq.

Star Wars – Expurgo tem um roteiro muito maduro e capta com sucesso a essência dos filmes criados por George Lucas. Os traços dos desenhos estão impecáveis, a cada quadro é possível imaginar como seria uma animação no mesmo estilo. Principalmente no ápice da história, no qual acontece uma batalha espetacular entre o lado sombrio e o lado luminoso. Vale lembrar que essa hq é da “Dark Horse” e não há ligação com o atual cânone da Disney. Mas seria ótimo se a mesma quisesse adaptar essa trama para uma mídia mais acessível, como uma animação ou até mesmo um filme.

Excelente conteúdo,  nota 10/10 e que a força esteja com vocês!!!