Grupo de direita diz ter influenciado a nota negativa de Os Últimos Jedi com bots

Star Wars: Os Últimos Jedi se juntou a Batman Vs. Superman e entrou para a lista de grandes filmes que dividem público e crítica no site Rotten Tomatoes. O segundo filme da nova trilogia da fantasia espacial tem 93% de aprovação dos críticos, mas apenas 55% do público geral — rendendo uma avaliação de “tomate fresco” para os especialistas e “tomate podre” na opinião da massa. Entretanto um grupo Alt-Right afirma que manipulou a nota do filme na plataforma. Um executivo do Rotten Tomatoes nega a acusação.

Chamados de Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys, [em tradução livre: Contra como a Disney está tratando a suas franquias e seus fãs] o grupo diz que usou robôs (bots) para manipular a nota do filme devido a um descontentamento com escolhas da Lucasfilm e do diretor Rian Johnson. Em uma entrevista ao Huffpost, o moderador da página diz que está insatisfeito com a vasta presença de mulheres na saga e que “Luke está em perigo de virar homossexual em breve”. O moderador também cita que “os homens deveriam ser reintegrados como governantes da sociedade” em Star Wars e que Poe Dameron é “vítima de um movimento contra o mansplaining.” [Mansplaining é o termo usado quando um homem tenta explicar conceitos extremamente óbvios para uma mulher.]

Apesar do grupo dizer que usou bots, o Rotten Tomatoes assegura que a nota do público geral veiculada no agregador é verídica e segura. Em uma entrevista ao The Wrap, o vice-presidente de comunicações da empresa, Dana Benson diz que o site preza pela autenticidade e que uma equipe de segurança garante que o número é real:

A autenticidade das notas de crítico e de usuários são muito importantes para o Rotten Tomatoes e temos uma equipe de especialistas em segurança, redes e bancos de dados que monitoram de perto nossas plataformas. Eles determinaram que não há problema nessa nota. Com Star Wars: Os Últimos Jedi vimos um aumento nas pessoas publicando críticas de usuários escritas, já que os fãs são muito apaixonados por esse filme e a franquia. O número de críticas escritas postadas pelos fãs é comparável a Star Wars: O Despertar da Força.

Fonte: Jovem Nerd