Há 15 anos atrás a Força retornava a grande tela com o Episódio I (parte 01)
Cada geração tem uma lenda. Toda jornada tem um primeiro passo. Toda saga tem um começo…
Em Maio desse ano, Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma, fez quinze anos de sua estreia… Há muito tempo, no finalzinho da década de 1990 a grande comunidade de fãs de Star Wars pelo mundo estava em polvorosa com o lançamento do primeiro Episódio da trilogia prequel da Saga espacial. Dita ter sempre existido pelo o seu criador e então dono da marca, NA ÉPOCA, George Lucas, em meados de 80 (aliás, disse ter 03 trilogias) o anúncio veio a se confirmar em 1996 com o relançamento da trilogia clássica remasterizada em VHS (sem as fatídicas alterações recentes).
George Lucas só se sentiu a vontade para voltar com sua franquia, que havia se encerrado em 1983 com o Episódio VI o Retorno de Jedi, graças ao avanço tecnológico em CGI vistos em Jurassic Park de 1993. No ano seguinte o cineasta resolveu trabalhar no roteiro do Episódio I.
Assim, em Novembro de 1998 chegava aos cinemas o teaser do Filme – e durante sua primeira semana de exibição, muitos fãs só pagavam pra ver o teaser no cinemas e ir embora! Algo impensável nos dias de hoje, mas numa época em que a internet não tinha tanta “Força” mesmo assim, com o lançamento do trailer oficial a Apple anunciou 23 milhões de downloads, um recorde para a época.
Ainda houve a forte campanha de marketing e merchandising com matérias em jornais, revistas e TV mostrando os fãs malucos acampando em filas de cinema há um mês da estreia trajados com cosplayers do personagem que foi muito aclamado por todos: O novo Bad Guy Darth Maul!
No Brasil, o Frisson foi de proporções menores, é claro, mas a expectativa dos fãs brasileiros também foi altíssima na época ainda existiam cinemas de ruas e foi muito emocionante ver um dos últimos filmes a moda antiga, sem o alvoroço dos shoppings lotados de hoje em dia. O Filme estreou aqui só no dia 24 de Junho de 1999, e eu o Vi CINCO VEZES nos cinemas, bons tempos em que, com R$ 5,00, era possível pagar a meia entrada e a passagem pra pegar um cineminha no final da tarde… Foram bons tempos e de lá pra cá Star Wars começou a fazer a cabeça de muitos nerds que ainda não tinham tido contato com a Saga dos Skywalkers. No próximo post trarei detalhes da produção e atores. Até lá. E que a Força esteja sempre conosco!!!