Livro explica o que há por trás da caverna de Dagobah

Em Star Wars: Império Contra-Ataca há uma cena icônica, em que Luke Skywalker, durante seu treinamento Jedi ao lado de Yoda, enfrenta o que acredita ser uma versão de Darth Vader em uma caverna no pantanoso planeta Dagobah. Ao derrotar o vilão, Luke vê seu próprio rosto na máscara de Vader. Como todos os fãs sabem, isso representa muita coisa, mas não se sabia exatamente o que causou essa visão — seria uma alucinação de alguma coisa que ele tomou por lá? Bem, agora essa questão foi respondida.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o local já apareceu em outras mídias, como na animação The Clone Wars e nos quadrinhos da Marvel Comics. Aliás, nessas aparições os roteiristas oficializaram esse um ponto em que Jedi vão para confrontar seus piores medos — isso também aconteceu com o próprio Yoda e Kylo Ren. Entretanto, ainda assim não houve uma explicação sobre a razão disso acontecer por ali.

Na segunda-feira (9), foi lançado o romance From a Certain Point of View: The Empire Strikes Back, uma antologia de 40 histórias que celebram os 40 anos de O Império Contra-Ataca. E, em um dos capítulos, vimos um conto sendo narrado do ponto de vista interno da Caverna do Mal. A trama revela que há uma entidade que vive ali encontrando usuários da Força há “um milênio”.

Com isso, essa “presença” aprendeu conceitos como tempo, pensamentos, memórias e medo. Essa combinação de elementos permite que a entidade “sinta” a mente de quem entra na caverna, permitindo que ela projete seus medos mais profundos. Yoda, curiosamente, parece ser o único a visitar a caverna várias vezes.

Fonte: ScreenRant