LUZ : Como os títulos da nova trilogia nos dizem quem é a protagonista…
Quem é Rey ?
O DESPERTAR DA FORÇA , RESPONDE…
A nova trilogia iniciada em 2015 foca numa órfã , presa e sozinha no desértico planeta Jakku. Coletando sucata por uma ninharia de comida e água. Lidando com o medo , abandono, na espera incessante de que um dia seus pais podem procurá-la…
Começa a superar seus problemas de confiança – sendo útil, mas mantendo todos à distância – primeiro ajuda o dróide BB-8 enfrentando os capangas de Unkar Plutt, ( seu pai substituto ?! ) e as tropas da Primeira Ordem, para ajudar esse dróide junto a um guerreiro da Resistência que acabou por conhecer…
Usa suas habilidades nascentes da Força para resistir a um obviamente mais bem treinado usuário da Força – em que ele foi um pouco treinado em primeiro lugar e usa seus próprios truques para mexer com a cabeça deste e eventualmente, escapar sozinha…
Enfrenta seu medo de se envolver em qualquer coisa, supera a raiva compreensível de assistir seu novo e melhorado pai substituto Han Solo, assassinado por seu filho Kylo Ren. E luta para salvar seu novo amigo, Finn. Em um nível literal e figurativo, ela encontra serenidade em sua situação, permitindo que use habilidades inatas e se mantenha contra um Guerreiro do lado negro , Ren , gravemente ferido até o mundo literalmente desmoronar… E a FORÇA DESPERTA !
Então o tal ” DESPERTAR DA FORÇA ” é bem óbvio…se refere a Rey.
EM BUSCA DO ÚLTIMO JEDI , LUKE SKYWALKER …SERÁ ?
A tal lenda galáctica diz na sua cara que tudo é besteira e joga o seu legado pelas as costas. Mas ela acreditava que podia ser convencido, então faz o que faz de melhor : esperar . Luke Skywalker é a resposta para ela e os problemas da galáxia, em vez disso, olha para dentro de si mesma, enfrentando seus medos mais profundos no poço do lado negro.
Aceitando que não pode passar o destino da galáxia para os heróis da geração anterior – é um peso muito grande para ser içado – e também aceita responsavelmente por sua própria desilusão com os padrões impossíveis para os quais ela os sustentava.
Encontra o homem dentro do monstro de Kylo Ren, mesmo se houver outro monstro escondido sob o homem (camadas sobre camadas, pessoas)
Aceita seu destino como uma “ninguém” e, em vez de cair por não ter pilares de um passado forte na verdade é fortalecida por escolher seu próprio pilar. E toma sua decisão ” regatar a luz em Ben Solo ” , apagada por Luke Skywalker e seu remorso.
Recusa a oferta de Ren de unir forças e governar a galáxia em frangalhos.
Aceita seus erros (ela estava completamente errada sobre Kylo) e, em vez de ficar deprimida ou fugir, usa suas crescentes habilidades e lições de Luke – ” Levitar rochas ” . para escapar e resgatar seus amigos.
Kylo Ren: A Resistência está morta, a guerra acabou e, quando eu te matar o últimos Jedi terá caído !
Luke Skywalker: Incrível. Cada palavra do que você acabou de dizer esta errada. A Rebelião renasceu hoje. A guerra está apenas começando. E eu não serei o último Jedi.
E QUEM SERÁ O SKYWALKER A ASCENDER ?
ALGUMA DÚVIDA ?
Primeiro : Rey parece ter aceito seu lugar na Resistência, bem como uma fugitiva do poder crescente na galáxia , a PRIMEIRA ORDEM sob comando do líder supremo Kylo REN . Mais importante ainda , percebe que ela tem uma família , e eles estavam bem na frente dela o tempo todo . Aceita que seus pais (provavelmente) estão mortos e desaparecidos e que ela é a única agente responsável por sua vida.
Então, basicamente, ao longo de dois filmes anteriores, Rey passa de uma solitária e isolada obcecada pelo passado e como ele define seu futuro, a um combatente da liberdade e a promissora Jedi com uma família de amigos, capaz de assumir o controle – da melhor maneira que alguém pode – de sua vida e seu destino e de construir uma galáxia melhor. E mais Rey , até agora não manisfestou nenhum sobrenome…contudo garanto que até o final do filme a estrear , ela terá escolhido o seu próprio. E isso não é spoiler. São meras conjecturas , embora o título do episódio nos traga essa informação . Assim como os outros dois filmes. Será ?
Veremos no dia 19. Que a força esteja com vocês.