Os Últimos Jedi – insucesso na China é atribuído a falta de beleza do elenco, segundo fã local
Star Wars: Os Últimos Jedi é uma das maiores bilheterias de todos os tempos, mas na China o Episódio VIII foi solenemente ignorado. Em seu fim de semana de lançamento, o filme ficou em segundo lugar, perdendo para a comédia chinesa “The Ex-File: The Return of the Exes”, e já deixou de ser exibido em 92% das salas de cinema do país. Até agora, Os Últimos Jedi arrecadou apenas US$ 28 milhões na China.
Ao contrário do que acontece no restante do mundo, Star Wars nunca foi um grande sucesso na China. Os três filmes da trilogia original nunca foram lançados nos cinemas do país, e a segunda trilogia teve uma distribuição muito limitada. Porém, ainda assim esperava-se um desempenho melhor do segundo longa da nova trilogia.
Segundo uma matéria da SixthTone (via ComicBook), uma crítica de um popular site de Douban disse que Os Últimos Jedi “é um insulto ao QI do público.” A reportagem também conversou com um fã da saga espacial, que mantém um fórum chinês de Star Wars, e ele listou alguns dos motivos que levaram o filme a fracassar no país.
De acordo com Chen Tao, o fato de Os Últimos Jedi ser o oitavo filme de uma saga afastou boa parte do público que não se mostrou interessado em assistir todos os outros episódios para compreender a história da nova trilogia. Além disso, outro fator apontado por ele é a ausência de grandes nomes no elenco e, também, a aparência dos protagonistas.
“Esses atores não são muito bonitos, o que pode ter impedido muitos chineses de não ver os últimos filmes”, disse Tao. “Nós fãs frequentemente ouvimos que, se Finn fosse interpretado por Will Smith, as pessoa estariam mais inclinadas a assistir… porque ele é muito bonito.”
Fonte: Heróis da TV