Os vinte anos de A Ameaça Fantasma

Há muito tempo , em uma época  diferente. Em um mundo bem diferente  os olhos dos fãs da Saga criada por George Lucas, bem como os amantes de cinema estavam voltados a retomada de uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos. Era a estréia do então chamado Episódio I A Ameaça Fantasma.  Inclusive para comemorar essa data importante – mesmo que o filme tenha lá seus defeitos. A Star Wars CELEBRATION de 2019 dedicará um painel inteiro ao Episódio I. A notícia foi anunciada através da conta oficial do Twitter

Jake Lloyd , o Anakin Skywalker de Ameaça Fantasma.

Não foi revelado quem estará presente no painel ainda. Um dos maiores pontos de interrogação será Ahmed Best, que interpretou Jar Jar Binks e desde então se abriu nas redes sociais sobre seus problemas com depressão e pensamentos de suicídio que resultou em uma repercussão na mídia sobre como fãs tóxicos podem obscurecer a imagem da franquia. Algo a ser debatido e combatido. Ainda sobre o painel será que George Lucas vai aparecer? Ewan McGregor? Com sorte, ele já estará lá para fazer um anúncio sobre a série de obi-Wan. ( Será ?)

Outro que está fora do meio é Jake Lloyd, o jovem que há vinte anos interpretou Anakin, também enfrentou uma grande reação por seu papel e desde então deixou Hollywood. Sua participação seria um outro grande ponto de interrogação. Devemos  ter mais detalhes logo mais em Abril.

O quarto filme a ser lançado , mas que na verdade seria o primeiro na ordem cronológica. Teve sua estréia nos EUA em 19 de maio de 1999. No Brasil tivemos um pequeno atraso – o que era comum naquela época . o lançamento aqui foi em 24 de junho do mesmo ano. Muitos anos separam O lançamento de episódio I de seu antecessor O RETORNO DE JEDI ( 1983).

Um dos motivos que levaram George Lucas – o então criador e diretor do primeiro filme Star Wars : Uma Nova Esperança 1977. O Quarto filme na ordem cronológica.  A postergar por cerca de 15 anos para filmar  um novo episódio de Star Wars ; foram as restrições técnicas na área de efeitos visuais nas décadas de 1980 e 1990. Seria preciso um avanço tecnológico que pudesse convence-lo de que seria a hora de retomar a Saga em um universo mais complexo. Dado o que planejava para história.

Todo o dinheiro gerado pela primeira trilogia ( 1977 a 1983  ) foi investido na criação da Industrial Light & Magic ( ILM ) e suas subdivisões. Que finalmente estavam prontas a servi-lo e realizar seus ‘’sonhos ‘’.  Na época o diretor explicou o porque da demora ‘’ Não tinha condições de começar a trabalhar com recursos ilimitados.  Seria como ter uma ideia para um linda aquarela e só poder contar com lápis 02 e papel ‘

O belo poster ”desenhado e colorido a mão ” por Drew Struzan .

‘’ PRECISEI DE MUITO TEMPO PARA PESQUISAR ; TIVE DE CRIAR E DESENVOLVER UM MUNDO INTEIRO .  OUTRA PREOCUPAÇÃO ERA PARA COM A HISTÓRIA EM SI, AFINAL JÁ HAVIAM TRES EPISÓDIOS CONHECIDOS E TUDO TINHA DE DE ENCAIXAR, CUIDEI PARA QUE CADA DETALHE FOSSE ANALISADO. ‘’

George Lucas em entrevistas na época.

A história se passa 32 anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte. O Chanceler Valorum, líder da República Galáctica, envia o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz, o jovem Obi-Wan Kenobi, para negociar com a Federação de Comércio um meio de acabar com o bloqueio comercial ao planeta Naboo.

Sobre o novo personagem apresentado na nova Saga. O arredio Mestre Jedi  Qui Gon Jinn , houve uma confusão , um certo burburinho acerca desse que foi apresentado como mestre de Obi Wan Kenobi – haja visto que o próprio Kenobi  disse a Luke em O Império contra Ataca que Yoda Havia sido seu Mestre. 

‘’ Anakin precisava ter uma mãe assim como Obi Wan precisava ter um mestre e Darth Sidious um aprendiz ‘’ , argumenta Lucas. ‘’ Em resumo , todos precisavam  de alguém que os influenciassem , pois era necessário uma interação entre os elementos mais importantes ‘’.

Assim Qui Gonn surgiu como uma necessidade do próprio roteiro de George Lucas que provavelmente estabeleceu antes que Yoda seria o Grão Mestre da Ordem Jedi ;  portanto o personagem não poderia sair de Coruscant por qualquer razão para encontrar o escravo sensitivo a Força , Anakin Skywalker , coube a Obi Wan ( ainda um aprendiz ) e seu mestre Qui Gon serem ‘’ ajustados ‘’ nesse roteiro.  

O grande mestre Jedi Qui Gon Jinn , interpretado com maestria pelo o Oscarizado Liam Neeson vindo de A lista de Schindler. O MEU PERSONAGEM FAVORITO DA SAGA, DEPOIS DE DARTH VADER.

Por enquanto é isso , galera.  Essa é apenas a parte 01 de uma série de artigos sobre os vinte anos do Episódio I.

POIS EU AMO STAR WARS ! E AMO AS PREQUELS ! .  Nos próximos dias teremos mais. Aguardem !

‘’ Falar não é prova de inteligência .’’

Então escreva seu comentário logo abaixo…:)