Palpatine irá ressuscitar no Episódio IX: A Ascensão Skywalker?
Depois da risada arrepiante que ouvimos no final do trailer do nono filme da saga – Episódio IX: A Ascensão Skywalker – todos queremos saber se o temido Imperador Palpatine irá retornar vivo ou não.
Se formos analisar a cena do trailer, Rey, Finn e mais um grupo vão até os destroços da segunda Estrela da Morte, na lua florestal de Endor, perto de uma costa marítima.
Pelo que sabemos, fantasmas da Força dos Sith só podem se manifestar onde o corpo foi colocado/morreu, como ocorre com Darth Bane nos episódios conhecidos como “Lost Missions” de The Clone Wars, quando Yoda vai até Moraband e acha sua tumba.
Já os fantasmas dos Jedi podem se deslocar para outros lugares, geralmente se manifestando para quem eles conheceram enquanto vivos.
Palpatine morreu quando foi atirado num reator da segunda Estrela da Morte por Darth Vader, então faria todo sentido seu espírito residir lá.
Outra aposta é ele aparecer como ilusão da Força, um pouco diferente de fantasmas da Força. Quando Palpatine morreu, sua essência pode ter se prendido aos destroços, algo semelhante ao que aconteceu com Lorde Momin, um novo Sith do Cânone que morreu e sua essência foi para sua máscara.
Vale lembrar que, no Legends – antigo universo expandido – ocorreu algo parecido com um Jedi Negro. Na HQ Heart of Darkness, edição 16 da série de HQs Star Wars Tales, um Cavaleiro Jedi da mesma raça de Yoda, Minch, matou um Jedi Negro na caverna de Dagobah. A consequência foi que, a essência do Lado Sombrio do Jedi Negro se espalhou pela caverna após sua morte, dando origem ao lugar tão concentrado de energia sombria como vemos em O Império Contra-Ataca, quando Luke confronta seu lado sombrio representado por Vader, durante seu treinamento com Yoda.
Muitos apostam em ressuscitação, mas isso nunca combinou com Star Wars, dando sentido de que a Força não pode tornar tudo possível. Somente em uma HQ de 2001, Star Wars Tales 19, Maul foi ressuscitado quando Vader confrontou-o. A famosa HQ Darth Vader vs Darth Maul. Porém, essa HQ foi classificada como não-canônica após o lançamento de The Clone Wars, quando Maul voltou.
Clones sensitivos à Força também sempre foram muito mal recebidos, como os clones de Palpatine, presentes na HQ Legends Império do Mal, muito mal recebida. Ele os criava para transferir sua essência para eles. Outro exemplo é o clone de Luke – Luuke -, que aparece na Trilogia Thrawn. Clonagem só fez sentido com Jango e seus soldados, mas com usuários da Força não, por que não se pode manipular a Força desse jeito.
Os clones de Palpatine só eram sensitivos pelo fato de que ele usava a técnica da transferência da mente, transportando sua essência de corpo para corpo.
E aí? Qual sua aposta para o grande retorno de Palpatine no último episódio da saga? Deixe nos comentários!