Point of view: Como será a participação de Vader em Rogue One!?
Em mais um artigo da série point of view, onde expresso a minha opinião sobre assuntos relacionados a nossa amada Saga. Comentarei a participação do maior ícone de Star Wars: Darth Vader!
Um ícone! Essa é a palavra que me vem a mente quando penso em Vader! O maior vilão de todos os tempos que, atualmente, não se restringe ao cinema! Vader já é conhecido por um público bem maior e a frase “LUKE, EU SOU SEU PAI!” é uma das mais referenciadas, embora seja dita erroneamente. Nem o próprio criador do vilão, George Lucas, esperava esse forte apreço ao personagem. No livro “Como Star Wars conquistou o Universo”, de Chris Taylor, existe um relato do escritor Alan Dean Foster, que novelizou o episódio IV e Splinter of the Mind’s Eye, um romance inédito no Brasil e hoje não-canônico lançado em fevereiro de 1978, ou seja, antes de O Império contra-Ataca! Lucas queria que Alan matasse Vader por ser considerado na época, para Lucas, um “vilão fraco”. Alan não o fez pois achava que Vader tinha potencial e, provavelmente, George pensou melhor e deu o devido crédito bem como o peso dramático necessário ao personagem que viria a ser um ícone!
“Darth Vader tornou-se um tal símbolo no episódio IV, que esse símbolo do mal subjugou todas as minhas intenções.” George Lucas.
Com quantos atores se fazem um Darth Vader?
Na ideia inicial de George Lucas, Vader seria um tipo de General imponente com capa e lencinho preto de beduíno no rosto. Mas a sacada veio do ilustrador Ralph Mcquarrie, o homem que deu vida através das imagens impactantes de suas pinturas! Ele sugeriu que se Vader fosse atravessar o espaço indo de uma nave a outra enfrentando os rigores do espaço na primeira cena do filme, ele deveria no mínimo usar “uma máscara de respiração”. “Ok. Dê uma máscara a ele” disse George Lucas! E assim nasceu a amedrontadora máscara de Darth Vader!
Na imagem mais acima, vemos todos os seis atores que compuseram Vader! David Prowser, o primeiro a usar o traje, era fisiculturista e tinha o porte físico necessário para dar imponência ao vilão. Contudo, sua voz chegava a ser, deveras, hilária para permanecer nas telas. Assim, James Earl Jones foi escalado. George Lucas havia pensado no veterano Orson Wells, o Cidadão Kane. Mas previu que sua voz seria bastante reconhecida pelo público, assim o papel ficou para James Earl Jones, que nem queria ser creditado por isso. Até o filme ter feito o sucesso que fez.
Já Bob Anderson, um exímio espadachim profissional, fez as lutas entre o Lorde Sith e Luke no Império Contra Ataca. Já Sebastinan Shaw, outro veterano, deu um rosto triste e desfigurado para Anakin Skywalker no final de sua vida. Enquanto que Hayden Christensen, que fez o jovem Anakin nos episódios II e III, insistiu com Lucas para que ele usasse o traje do vilão. O diretor vendo a empolgação do rapaz atendeu ao pedido. E cá entre nós, dá pra entender a motivação de Hayden nesse momento.
Veja no vídeo abaixo a voz de Darth Vader, se fosse feita por David Prowse
E como seria se fosse a voz de Orson Wells, com base no longa animado dos anos 80 de Transformers, onde Wells dublou o vilão Unicron. Eu particularmente gostei, mas é claro que Vader é James Earl Jones! NÃO HÁ OUTRO!!!
E o Vader de Rogue One!?
Agora já não é mais novidade que o vilão mor da saga aparecerá no primeiro filme spin-off (e Caravana da Coragem!?) Rogue One: Uma história Star Wars. Dada as declarações de Kathleen Kennedy, presidente da Lucafilm, que disse:
“Ele vai ser usado com moderação no filme, mas num momento estratégico, com uma grande aparição.”
Eu acho que seria bom não desgastar demais a imagem do vilão. Seria bacana uma aparição ao estilo do final da primeira temporada de Rebels, por exemplo!
Não tenho certeza mas parece que teremos um sétimo ator a usar o traje icônico, dessa vez será Spencer Wilding de 2,01 de altura. Ele fez o guarda alienígena azul da prisão em Guardiões da Galáxia. aquele que toma os fones de Peter Quill.
Quanto ao traje a equipe de Brian Muir, da produção de Rogue One, foi montada para trazer o vilão de volta à saga no novo filme da franquia. A armadura de Darth Vader, como vista em Star Wars: Uma Nova Esperança, está sendo meticulosamente recriada para combinar perfeitamente com o episódio IV. Isso é um detalhe interessante, já que a armadura de Vader muda sutilmente de um filme para outro na trilogia clássica! Repare que uma fina túnica cobre os ombros da armadura, sob a capa, assim como no “Episódio IV”. O cinto é o mesmo, as luzes do tórax correspondem às originais, tal como as luvas, que diferem dos filmes seguintes. A máscara não é simétrica como aquela vista em “A Vingança dos Sith” e as lentes possuem um tom avermelhado. Parece indistinguível da original.
Só de saber que Darth Vader aparecerá, e não importa o tempo, já é um grande motivo para ir assistir à Rogue One! Mas é claro que espero que seja grande filme, que impulsione os próximos spin-offs e agrade uma boa parcela dos fãs. até os haters da Disney…