Point of View: As semelhanças entre O Ataque dos Clones e O Império Contra-Ataca!
Agosto é o mês das Prequels na USW (União Star Wars). Esse é mais um artigo da série Point of View, onde expresso a minha opinião em artigos relacionados a saga. Hoje trago semelhanças entre dois extremos, na cinematografia da saga! Um dos melhores, se não ainda o melhor filme da franquia, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, e aquele que é considerado um dos piores, Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones. Esse artigo não tem a objetividade de apontar qualidades e defeitos de ambos os filmes, pois já declaro logo que é claro que o Episódio V é infinitamente melhor que o II. Não cabe aqui essa comparação. Apenas vou apontar as semelhanças que um tem com o outro.
Sequências com impacto
Ambos foram sequências planejadas, embora o criador, George Lucas, não esperasse o estrondoso sucesso do primeiro Star Wars, original de 1977, e nem as criticas negativas na retomada da Saga, em 1999, com A Ameaça fantasma.
O Império Contra-Ataca impactou a todos com as grandes revelações que tem, ao passo que o episódio II pavimentou a estrada de Anakin Skywalker rumo ao lado negro da Força e nos revelou a origem das tropas do império. Harrison Ford, ator que fez o Han Solo, estava arriscado a não voltar para a sequência final. Enquanto que Natalie Portman, a senadora Padmé, por pouco não foi substituída por Keira Knightley (Elisabeth Swan em Piratas do caribe) em O Ataque dos Clones.
Parceiros roteiristas
Ambos os filmes, tiveram parceiros na hora de escrever o roteiro. Em Império, Lucas contratou uma das mais famosas escritoras de ficção científica chamada Leigh Brackett, que infelizmente veio a falecer vítima de câncer, e nem viu o filme pronto. Contudo, o criador não chegou a aproveitar nada do que Brackett tinha escrito e partiu do zero na tarefa de escrever um novo roteiro! Ainda assim, George gostava muito da escritora e resolveu credita-la junto com Lawrence Kasdan, que colaborou com o script do filme. Já em O Ataque dos Clones, a parceria de roteiro veio de Jonathan Hales, que havia trabalhado com George Lucas em As aventuras do Jovem Indiana Jones na televisão.
Introdução de novos personagens
Ambos os filmes introduzem ao público personagens que começam com um papel menor e que no terceiro ganha uma considerável importância.
Em Império, temos Lando Calrissian, que depois de trair o amigo, por causa do império, resolve lutar contra essa opressão e já no terceiro filme ele simplesmente destrói a segunda estrela da morte. Em O Ataque dos Clones, Bail Organa surge como um senador que luta da maneira mais justa para manter a democracia na galáxia, até ver um clone assassinando um padawan! Resolve ajudar os últimos Jedi, Yoda e Kenobi, a manterem a esperança. Bail adota a filha de Anakin Skywalker e a torna uma das maiores heroínas da Aliança Rebelde.
Romances que crescem no decorrer do filme
Ambos tem romance, um com cenas memoráveis e outro que não agradou tanto.
https://www.youtube.com/watch?v=QMk0-pZfx5Q
Batalhas épicas
https://www.youtube.com/watch?v=5BkOVSFb2Zw
https://www.youtube.com/watch?v=dVcW11GoBD0
Finais poucos conclusivos e com gancho para a continuação
E que a força esteja com vocês, POIS A SAGA CONTINUA!!!!