Point of View: As semelhanças entre O Ataque dos Clones e O Império Contra-Ataca!

anai losing hand

Agosto é o mês das Prequels na USW (União Star Wars). Esse é mais um artigo da série Point of View, onde expresso a minha opinião em artigos relacionados a saga. Hoje trago semelhanças entre dois extremos, na cinematografia da saga! Um dos melhores, se não ainda o melhor filme da franquia, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca, e aquele que é considerado um dos piores, Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones. Esse artigo não tem a objetividade de apontar qualidades e defeitos de ambos os filmes, pois já declaro logo que é claro que o Episódio V é infinitamente melhor que o II. Não cabe aqui essa comparação. Apenas vou apontar as semelhanças que um tem com o outro.

Sequências com impacto

poster episódio 5

episódio 2

Ambos foram sequências planejadas, embora o criador, George Lucas, não esperasse o estrondoso sucesso do primeiro Star Wars, original de 1977, e nem as criticas negativas na retomada da Saga, em 1999, com A Ameaça fantasma.

O Império Contra-Ataca impactou a todos com as grandes revelações que tem, ao passo que o episódio II pavimentou a estrada de Anakin Skywalker rumo ao lado negro da Força e nos revelou a origem das tropas do império. Harrison Ford, ator que fez o Han Solo, estava arriscado a não voltar para a sequência final. Enquanto que Natalie Portman, a senadora Padmé, por pouco não foi substituída por Keira Knightley (Elisabeth Swan em Piratas do caribe) em O Ataque dos Clones.

Parceiros roteiristas

Leigh Brackett

Leigh Brackett fez as primeiras versões do roteiro de O Império Contra-Ataca

 

Lawrence Kasdan

Lawrence Kasdan também colaborou com o Ep 6 e 7

Ambos os filmes, tiveram parceiros na hora de escrever o roteiro. Em Império, Lucas contratou uma das mais famosas escritoras de ficção científica chamada Leigh Brackett, que infelizmente veio a falecer vítima de câncer, e nem viu o filme pronto. Contudo, o criador não chegou a aproveitar nada do que Brackett tinha escrito e partiu do zero na tarefa de escrever um novo roteiro! Ainda assim, George gostava muito da escritora e resolveu credita-la junto com Lawrence Kasdan, que colaborou com o script do filme. Já em O Ataque dos Clones, a parceria de roteiro veio de Jonathan Hales, que havia trabalhado com George Lucas em As aventuras do Jovem Indiana Jones na televisão.

Jonathan Hales

Jonathan Hales

screenplay-by-george-lucas-and-jonathan-hales

Introdução de novos personagens

lando-e1384724195256

359056-118874-senator-bail-organa
Ambos os filmes introduzem ao público personagens que começam com um papel menor e que no terceiro ganha uma considerável importância.

Em Império, temos Lando Calrissian, que depois de trair o amigo, por causa do império, resolve lutar contra essa opressão e já no terceiro filme ele simplesmente destrói a segunda estrela da morte. Em O Ataque dos Clones, Bail Organa surge como um senador que luta da maneira mais justa para manter a democracia na galáxia, até ver um clone assassinando um padawan! Resolve ajudar os últimos Jedi, Yoda e Kenobi, a manterem a esperança. Bail adota a filha de Anakin Skywalker e a torna uma das maiores heroínas da Aliança Rebelde.

Romances que crescem no decorrer do filme

Ambos tem romance, um com cenas memoráveis e outro que não agradou tanto.

https://www.youtube.com/watch?v=QMk0-pZfx5Q

Batalhas épicas

https://www.youtube.com/watch?v=5BkOVSFb2Zw

https://www.youtube.com/watch?v=dVcW11GoBD0

ui

markhamillgif

Finais poucos conclusivos e com gancho para a continuação

final episódio 5

final episódio 2

E que a força esteja com vocês, POIS A SAGA CONTINUA!!!!