POINT OF VIEW ESPECIAL! 40 anos de Star Wars. Como eu me tornei fã da SAGA!
Em mais um artigo da série point of view, onde expresso aqui, minha OPINIÃO, acerca de diversos temas relacionados a nossa querida e adorada SAGA! Nesse artigo vou orgulhosamente compartilhar com vocês, como foram minhas primeiras experiencias e como conheci essa maravilhosa franquia. Um artigo mais pessoal e intimista, para celebrar os 40 anos anos da melhor AVENTURA ESPACIAL QUE O CINEMA NOS PROPORCIONOU!
O Império Contra-Ataca na TV e no cinema
O ano era 1996 e eu, Alesith, era um jovem mancebo de 14 anos. Estava eu em minha casa, atoa, como de costume zapeando a TV em plena tarde de sábado quando de repente vejo a chamada da sessão de sábado, sessão de filmes que eram exibidos nas tardes de sábado da emissora globo entre 12 de setembro de 1992 a 2 de abril de 2011. O filme em questão era nada menos que GUERRA NAS ESTRELAS, Uma nova esperança, como era antigamente chamado. Aquele filme me impactou muito. Lembro-me de ter gostado bastante e, claro, a coisa que me mais me empolgou foi o “Sabre de Luz de seu pai”. Essa frase e essa cena nunca mais saíram de minha cabeça!
A CENA QUE MAIS ME ENCANTOU NO FILME ! FIQUEI MALUCO COM O EFEITO DO SABRE DE LUZ ! SÓ TINHA VISTO ALGO SIMILAR EM JASPION.
Confesso que na época, poucos dias depois, me esqueci do filme. Embora tenha gostado muito, foi apenas mais um filme. Eu haveria de me tornar um fã de fato da saga somente no ano seguinte 1997, ano do relançamento especial de 20 anos da trilogia clássica nos cinemas. Um grande amigo de infância me chamou para vermos O Império Contra-Ataca nos cinemas. Na época, não foi possível pra gente ter visto o filme anterior, Uma nova esperança. Mas vendo Império tive de fato uma EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA! Fui totalmente arrebatado ao saber que Darth Vader era o pai de Luke Skywalker! E ter esse tipo de experiência nos cinemas sem saber de nada é algo sensacional pois, como havia mencionado, vi Guerra nas Estrelas em 1996 na TV numa era sem internet e com pouco acesso a informações de revistas de cinema.
Logo que acabou o filme, fui direto a uma banca de revistas para comprar qualquer revista que tivesse algo de star Wars na capa. A primeira coisa que achei foi a HQ império do mal. Publicação da editora Abril jovem que publicava os quadrinhos da Marvel e DC, aproveitou o hype para publicar no Brasil essa mini série em 3 edições. E por muitos anos essa história foi meu Episódio VII.
De fã para fanático
A essa altura, eu já vasculhava e comprava tudo quanto era produto relacionado a saga! Alguns, guardo até hoje, como a coleção dos cards da trilogia clássica da Pepsi.
E claro, não poderiam faltar as action figures, ou bonequinhos como eu costumava chamar na época. A coleção “O PODER DA FORÇA” também havia sido lançada aqui. Eu tive apenas uns três ou quatro. Até hoje guardo o C3PO, Luke Jedi Knigth e algumas embalagens.
A consolidação
Em 1998, numa matéria do vídeo Show, vejam vocês, descobri que George Lucas estava para lançar o Episódio I, o primeiro filme da retomada da saga que seriam prólogos da trilogia clássica. Lembro bem que falaram do elenco que incluía aí: Samuel L. Jackson vindo do sucesso de Pulp fiction, Natalie Portman de O profissional e Liam Neeson de A lista de Shindler. Outra coisa que seria no mínimo inusitada nos tempos de hoje, foi que o vídeo show, a partir daí, começou a mostrar diversas matérias sobre os bastidores de Episódio I e até exibiu o clip de Duel of the Fates com o tema de John Williams. Meu hype foi lá em cima e então eu aguardava ansiosamente o lançamento do filme. Nisso, um outro amigo meu, me apresentou uma certa revista e muito boa por sinal, cujo o tema era tudo o que um nerd gosta: Cinema, Seriados e muita ficção científica! Não era a revista Herói, que eu também já conhecia. Falo da grande e saudosa Sci Fi News.
Depois de ter visto A Ameaça Fantasma nos cinemas, um filme QUE GOSTEI E AINDA GOSTO PRA CARALHO, logo fui atrás dos bonequinhos dessa coleção também. Até hoje só tenho o C3PO sem cobertura.
Star Wars pra mim
Até hoje vivo e respiro essa tão querida Saga espacial, que para muitos é muito mais que um filme. Claro que acima de tudo, Star Wars é um produto. Mas o que está em volta dessa máquina de fazer dinheiro, dessa tão rentável e idolatrada franquia são os tão fortes valores humanos, familiares, espirituais e éticos. A jornada de crescimento e auto conhecimento dos heróis. A ascensão e queda dos vilões e os personagens que são tão carismáticos e por isso os amamos. Essa é a melhor e mais fascinante franquia do cinema e por isso é esse fenômeno cultural sem precedentes na história do cinema.
Parabéns a Star Wars e a festa é de todos os fãs…
“E que a força esteja com vocês”