POINT OF VIEW: Mace Windu teria vencido Sidious?

Em mais um artigo da série “POINT OF VIEW”, onde explano a minha opinião acerca dos diversos assuntos relacionados a nossa amada Saga. No artigo da vez, trarei um assunto que demanda muitas discussões e debates entre os fãs: As majestosas lutas de Sabre de Luz nos filmes. Nessa em especial, como sugere o título acima.

Palpatine estava fingindo que perdeu o combate contra Mace Windu porque sentiu a aproximação do confuso Anakin Skywalker? O próprio Anakin perdeu para seu mestre em Mustafar porque estava enervado e dominado pelo ódio? São questões que irei abordar com bases nos próprios filmes somado a argumentos apresentados nas novelizações dos mesmos, ou seja, livros baseados nos roteiros originais que muitas vezes trazem uma complementação e uma maior riqueza de detalhes em certos pontos cruciais mostrados nas películas.

Mace Windu x Darth Sidious

O Mestre Jedi do estilo VAAPAD teria vencido a luta e finalizado o maior vilão da galaxia se não fosse pela intervenção de Skywalker?

Segundo ninguém menos que George Lucas, o criador e diretor do Episódio III A Vingança dos Sith,  filme onde acontece essa luta. Ele já disse em entrevistas que Mace Windu teria ganho sim. Contudo, o livro baseado no roteiro original do Episódio III, escrito por Matthew Stover, deixa a questão ainda mais sujeita a interpretações. Fica difícil dizer com certeza se Sidious de fato estava manipulando toda aquela situação (o que faz todo o sentido) ou se de fato perdeu a luta para Mace. Sabendo ainda da confusão na mente do jovem Skywalker, o qual manipulara, estava tão somente esperando seu pretenso futuro aprendiz chegar. Em uma das passagens do livro, vemos assim:

Vaapad (sétima forma de combate de sabres de luz, cujo o jedi invoca o prazer de lutar ao ataque à beira de cair ao lado negro da força. É necessário mestria e concentração do lado luminoso da força para se ter domínio dessa perigosa forma de combate) fez dele um canal aberto, metade de um loop supercondutor completado pela sombra; eles se tornaram uma onda de batalha que se expandiu em cada centímetro cúbico do gabinete do chanceler. […] Mas ainda havia apenas o ciclo de poder, o loop infinito, nenhum ferimento tomado em ambos os lados, nem mesmo a possibilidade de fadiga. Impasse. O que poderia ter durado para sempre, se Vaapad fosse o único presente de Mace. A luta foi sem esforço para ele agora; ele deixou seu corpo lidar com isso sem a intervenção de sua mente. Enquanto sua lâmina girava […] sua mente deslizou ao longo do circuito de poder das trevas, traçando-a de volta à sua fonte ilimitada. Sentindo-se por seu ponto de ruptura. Ele encontrou um nó de falhas no futuro da sombra; Escolheu a maior fratura e seguiu-a de volta para o aqui e o agora … E isso o levou, espantosamente, a um homem parado congelado na porta aberta. […] O escolhido estava aqui.

Continuando a narrativa do livro:

Ele podia sentir o fim desta batalha se aproximando, e o mesmo aconteceu com o clarão de Sith que ele enfrentou; na Força, a sombra tornou-se um pulsar de medo. Facilmente, quase sem esforço, ele transformou o medo da sombra em uma arma: ele angulou a batalha para trazer os dois para a borda da janela. Fora onde o medo da sombra a fez hesitar. Lá fora, onde o medo da sombra transformou um pouco de sua velocidade movida pela Força em um aperto da Força sobre o permacreto escorregadio. Lá fora, onde Mace poderia apertar sua lâmina em um arco preciso e cortar o sabre de luz da sombra no meio.

Mace expõe sua vitória ao próprio medo de Sidious.

Você perdeu pela mesma razão que os Sith sempre perdem: derrotados pelo seu próprio medo.

Mas então Sidious contra-ataca!

Idiota!” Sua voz era um grito de trovão. “Você acha que o medo que você sente é meu?” Iluminação explodiu as nuvens acima, e um raio explodiu nas mãos de Palpatine, e Mace não teve tempo para compreender o que Palpatine estava falando; Só teve tempo de voltar para Vaapad e apontar a lâmina para pegar os arcos bifurcados de puro e deslumbrante ódio que se agarrava a ele. Porque Vaapad é mais do que um estilo de luta. É um estado mental: um canal para a escuridão. O poder passou para ele e para fora novamente sem tocá-lo. E o circuito se completou: o raio refletido de volta à sua fonte.

Mace conseguiu segurar o raio com seu sabre de luz e quer que Anakin o ajude. Contudo Sidious não parecia estar com medo de Anakin. A chave para a vitória final. O Ponto de quebra de Palpatine. O ponto de ruptura absoluta dos Sith. O ponto de quebra do lado negro em si. Mace pensou, espantado, Palpatine confia em Anakin Skywalker? Sidious trouxe Mace Windu à beira da derrota com seu raio de força, mas depois parou, aparentemente por causa da exaustão. Palpatine ainda não fez nenhum movimento para se defender de Skywalker; Em vez disso, ele acelerou o relâmpago que saía de suas mãos, dobrando a fonte da lâmina de Mace na direção do rosto do Mestre Korun (Humano no universo de star wars). Isso foi além do método Vaapad; ele não tinha forças para lutar contra seu próprio sabre. A lâmina de Mace inclinou-se tão perto de seu rosto que o estava sufocando com ozônio.

“Anakin, ele é forte demais para mim” “Ahhh-” O rugido de Palpatine acima da interminável explosão de raios se tornou um gemido de desespero. O raio o engoliu a si mesmo, deixando apenas a noite e a chuva, e um homem velho caído de joelhos em uma saliência escorregadia. “Eu … não posso. Eu desisto. Eu … eu estou muito fraco, no final. Muito velho, e muito fraco. Não me mate, mestre Jedi. Por favor.”

Então Sidious desiste e se rende, Mace quer matá-lo, nisso as manipulações de Anakin e do Lorde Sith se realizam e Anakin corta a mão de espada de Mace.

“Eu preciso dele vivo!” Skywalker gritou. “Eu preciso dele para salvar Padmé!” Mace pensou vagamente: Por quê? E moveu seu sabre de luz para o Chanceler caído. Antes que ele pudesse seguir em seu golpe, um súbito arco de plasma azul atravessou seu pulso e sua mão caiu com o seu sabre de luz ainda dentro e Palpatine rugiu de volta para seus pés e relâmpagos atirados das mãos do Lorde Sith e sem sua lâmina para entender, o poder do ódio de Palpatine que o atingiu completamente. Ele tinha estado tão atento ao ponto de quebra de Palpatine que nunca pensou em procurar por Anakin.

My Point of View

Em minha interpretação pessoal do filme, essa questão está em aberto, sujeita a interpretações e assim cada um tem a sua. Ao meu ver, Darth Sidious estava manipulando a tudo e a todos com suas tramas e conspirações ardilosas. Seu próprio nome sith – Sidious – vem de insidious ou insidioso para nós: Que arma ciladas, questão insidiosa. Característica do que é traiçoeiro, pérfido: indivíduo insidioso.

Não acho que Mace Windu o teria vencido em combate. Os Sith estavam superiores aos Jedi nessa época. O livro de Matthew Stover explana ainda com mais detalhes a decadência nesse quesito. Nas palavras do mestre Yoda (fala que não está no filme) :

Fiquei velho demais. Rígido demais. Arrogante demais pra ver que o antigo jeito não era o único jeito. Mudada, a Galáxia tornou-se. Mudada, a Ordem não se tornou – Porque mudar, eu não permiti…

E tu, nobre leitor o que acha? Deixe nos comentários. MAY THE FORCE BE WITH YOU.